Floor Jansen: entrevista com a estilista Ingeborg

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Floor Jansen: entrevista com a estilista Ingeborg

Por Jess Castro | Fonte: Floor Jansen Brasil

  | Comentários:

Entrevistamos Ingeborg, do qual faz o design das roupas da Floor Jansen. Elas trabalharam juntas na época do After Forever, nas atuais roupas utilizadas na turnê do Nightwish, e agora estão juntas novamente no desenvolvimento das novas roupas do novo álbum do ReVamp que será lançado em setembro de 2013.tas novamente no desenvolvimento das novas roupas do novo álbum do ReVamp que será lançado em setembro de 2013.

Imagem

Ps: Em breve será lançada uma coleção de roupas numa parceria da Floor e de Ingeborg.

1. As peças que você cria possuem características próprias. Quais são suas referências na hora da criação? No que você se inspira?

Ingeborg: Em geral, eu recebo inspiração de pesquisas sobre história da moda, influências étnicas e culturais, arte, música, cinema e fotografia, arquitetura e por último mas não menos importante, a natureza e a vida selvagem. Usando estas fontes de inspiração, eu gosto de misturar moda, figurino e design de jóias em uma única coisa.

Quando faço designs para meus clientes de rock, a minha inspiração principal são eles próprios e suas músicas, letras e obras de arte de álbuns. Eu mergulho em sua personalidade e na atmosfera de suas músicas e tento criar projetos que os coloquem em um nível superior.

Para criar meus projetos eu uso tecidos exclusivos, peles de couro fino, peças recicladas de roupas vintage, estampas gráficas e estampas a mão com cobertura de tinta em combinação com uma ampla gama de materiais de decoração como pérolas, pedras, strass, pérolas, tachas, flores de seda, penas exóticas e componentes de jóias vintage.

2. Qual a maior dificuldade na hora da criação?

Ingeborg: Às vezes, encontrar os materiais certos para uma peça que eu tenho em mente pode ser difícil. Além disso, eu sempre tenho que ter certeza de que os detalhes específicos são visíveis e impressionantes no palco, mesmo em um palco como do tamanho do Arena, e que os tecidos, os efeitos de pintura e decoração chamam atenção. E minhas roupas tem que ser capaz de suportar o uso intenso e o fato de passarem por muitas embalagens já que os artistas viajam para turnê mundial durante meses seguidos.

Mas, a coisa mais difícil é gerir o tempo de produção necessário para criar uma peça. Eu posso passar horas e horas fazendo um projeto a fim de alcançar a perfeição. Se eu tivesse que calcular todas as horas investidas que uma peça muitas vezes exige, se tornaria inviável. Então, manter um olho no relógio e controlar meus impulsos na hora de fazer um design é a minha maior dificuldade

3. Já aconteceu de você criar algo na certeza de que estava incrível, e no final a pessoa reagir negativamente?

Ingeborg: Não, eu nunca recebi reações negativas sobre os meus designs até agora… Na maior parte das vezes se resume a se é do gosto da pessoa ou não.

4. Se você não fosse Designer, qual carreira seguiria?

Ingeborg: Honestamente, eu gosto de pensar que cheguei ao meu destino :) Antes de lançar meu estúdio de design de moda, em 2006, eu tive muitas carreiras. Com o passar dos anos, eu me formei em design gráfico e de moda, produção de artistas e saúde. Em resumo, eu trabalhei durante muitos anos como produtora de bandas holandesas como Cirrha Niva e the Gathering, como diretora de marketing naPsychonaut Records (gravadora do The Gathering). Antes de ficar na indústria musical em período integral, trabalhei como terapeuta ocupacional e enfermeira. Quando era mais nova, trabalhava em uma loja de sapatos. Por agora, de vez em quando ainda trabalho na área de saúde como enfermeira freelancer, mas, a maior parte do meu tempo é dedicada aos meus designs e às minhas atividades de estilista.

5. Como é trabalhar com a Floor Jansen novamente? Comparada a ultima vez, ocorreu algum tipo de mudança?

Ingeborg: Trabalhar com Floor é sempre divertido. Ela é uma pessoa muito agradável e inspiradora para se trabalhar. Em comparação com os figurinos que criei para ela na época do After Forever, em 2007, uma das maiores mudanças é que agora Floor, além do ReVamp, está cantando com o Nightwish. Ela tem que se apresentar em grandes palcos agora, com equipamento de show completo e para mim, como estilista, isso significa que eu preciso criar figurinos que realmente chamem atenção!

6. Existe algum tipo de padrão para as criações relacionadas a Floor Jansen?

Ingeborg: Floor gosta de ter suas roupas muito femininas mas com um pouco de balanço. Então, eu me esforço para criar silhuetas que expressam o melhor de suas curvas femininas, mas também algo mais obscuro e com uma atitude audaciosa. Seus projetos são totalmente adaptados para que se adequem à sua altura. E além de serem impressionantes, os figurinos também precisam ser práticos para que Floor mantenha a liberdade completa de seus movimentos.

7. Quando estão juntas, o processo de criação é baseado em alguma ideia dela, ou ela entrega tudo em suas mãos?

Ingeborg: É uma cooperação de 50%/50%. Eu peço para que Floor me diga quais tipos de trajes ela gostaria de usar e então a aconselho sobre silhueta, materiais e tecidos com os quais eu gostaria de trabalhar. Para o resultado artístico final dos designs, ela me dá liberdade total. Floor sabe que eu inventarei efeitos e detalhes que ela jamais poderia imaginar. Essa é minha característica como figurinista.

8. Como ocorre todo esse processo criativo? Suas ideias surgem no decorrer do dia, durante os sonhos, ou você cria de acordo com a " personalidade " do seu cliente?

Ingeborg: Bem, primeiro eu começo com a criação de um perfil pessoal do artista baseado em conversas que tenho com eles. Eu preciso saber que tipo de pessoa ele/ela é e o que ele/ela gosta mais quando se trata de estilos, materiais e cores.

Em segundo lugar eu mergulho em sua música, letras e, quando disponível, o seu trabalho de arte do álbum. Com base nessas impressões que eu começo a pensar sobre as silhuetas da e cada detalhe acerca de materiais e efeitos, como estampas, revestimentos de pintura e estrutura de tecidos.

Minha ideia de projeto vem para mim tanto durante o dia quanto durante a noite (muitas vezes durante uma caminhada ou andando de bicicleta na natureza). Também tenho ideias olhando e tocando tecidos e materiais.

9. Existe alguma pessoa em especial, que você gostaria de criar algo, e ainda não teve a oportunidade?

Ingeborg: Na verdade, eu gosto de trabalhar com todos novos artistas se eles apresentam suas personalidades, estilo musical e necessidades específicas de figurino. O mais importante para mim é que o artista tenha sua própria identidade. Eu não gosto de trabalhar com clones ou artistas que tentam copiar outros.

A respeito dos meus ídolos musicais, eu adoraria fazer designs para Sarah Brightman, conhecida por seu famoso papel como Christine Daaé em O Fantasma da Ópera. Ela ainda está viajando pelo mundo como artista solo e adora se apresentar com figurinos excêntricos e bijouterias. Ela canta de ópera a pop e rock. O dueto dela com Paul Stanley do Kiss (http://youtu.be/hXGjhPNv43k) será uma das músicas que tocarão no meu funeral.

10. A música de certa forma te influencia em suas criações? Alguma música em especial?

Ingeborg: A música é muito importante durante o meu processo de design. No entanto, não se resume a músicas específicas. É mais a atmosfera completa de um álbum que eu preciso inalar.

Quando eu crio as roupas personalizadas para meus clientes de rock, sempre deixo CD's deles tocando no volume mais alto para ficar realmente na atmosfera de suas músicas. Meus vizinhos nem sempre gostam disso hahaha, já que a maioria dos meus clientes toca rock ou heavy metal.

Enquanto trabalho em minhas próprias coleções, eu deixo tocar a música que se encaixa na atmosfera enquanto estou olhando para o design. Pode ser rock e metal, mas também do ambiente, música clássica, música mundial ou trilhas sonoras de filmes.

— Finalizo essa bela entrevista com a mensagem de que Floor e eu nos juntaremos muito em breve! Dessa vez, para lançar uma coleção de roupas exclusivas para fãs que se adequam a ela e à sua música, bem como à sua moda e estilo. Fique de olho em minha página do Facebook, se você gostaria de ser o primeiro a saber mais sobre a nossa co-coleção.

Love!
Ingeborg

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Revamp"

Separadas no nascimento: Floor Jansen e Fernanda Lima
Revamp: Floor Jansen mostrando sua faceta maléfica
Revamp: ingressos à venda para show em São Paulo
ReVamp: anunciadas mais três apresentações no Brasil
Soilwork: Floor Jansen participará de apresentação na Finlândia
Revamp: anunciadas duas apresentações no Brasil
Nightwish: Floor não participará da composição do próximo álbum
Nightwish: Floor estuda finlandês para intensificar união
ReVamp: confira o lyric video da faixa "Nothing"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Jess Castro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas