Epica: "Estamos prontos para retornar!", diz Mark Jansen

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Epica: "Estamos prontos para retornar!", diz Mark Jansen


  | Comentários:

Às vésperas de visitar o Brasil para a turnê do disco “Requiem for the Indifferent”, Mark Jansen, vocalista e guitarrista do EPICA, concedeu uma entrevista exclusiva ao Whiplash.net. Entre os assuntos abordados, está o DVD comemorativo que a banda planeja gravar ao lado de uma orquestra, ainda em 2012, por conta do seu décimo aniversário. O grupo promete também algumas surpresas para as três apresentações que serão realizadas no Brasil: São Paulo (28/9), Rio de Janeiro (29/9) e Porto Alegre (30/9).

Imagem

Whiplash.Net: A última turnê do EPICA que passou por Porto Alegre foi em 2010. O que a banda se lembra da cidade e do show que promovia na época o álbum “Design Your Universe”?

Mark Jansen: Eu me lembro que aquela noite teve uma grande atmosfera. O que eu me lembro da cidade é que ela possui um parque muito bacana, onde as pessoas correm, jogam futebol e sentam em volta de um lago, além da boa comida e de pessoas extremamente gentis. Nós tivemos um grande momento em Porto Alegre e agora estamos prontos para retornar.

Whiplash.Net: “Requiem for the Indifferent” foi lançado em março e conquistou uma resposta bastante positiva em todos os países que saiu. O disco aborda o fim de uma era. Embora com uma carreira curta, o EPICA já é uma referência para o metal sinfônico. Como vocês se sentem influenciando tantos grupos mais jovens?

Mark Jansen: Obviamente que estamos muito felizes com o retorno que o novo álbum tem conquistado mundo afora. Nós trabalhamos muito duro para que ele ficasse do jeito que ficou. Particularmente, acredito que toda banda, com pelo menos dez anos de carreira, possui um status de inevitável influência para as mais jovens. E é claro que me sinto muito orgulhoso quando algum músico me comenta que o EPICA foi uma influência!

Whiplash.Net: Sascha Paeth foi mais uma vez o produtor escolhido para trabalhar em “Requiem for the Indifferent”. Quais as contribuições que ele traz para o trabalho de vocês no estúdio?

Mark Jansen: Ele é um grande produtor que possui um ouvido fantástico. Ele conseguiu ouvir tudo, perceber coisas que sequer imaginávamos, e dar boas dicas para aquilo que ele acredita que estava faltando. Além disso, ele contribuiu com muitas das linhas de voz presentes no álbum. Eu gosto de trabalhar com o Sascha porque admiro o quanto ele conhece de música. É um homem apaixonado por aquilo que faz.

Imagem

Whiplash.Net: O guitarrista Isaac Delahaye e o baterista Ariën van Weesenbeek são dois músicos remanescentes da banda de death metal GOD DETHRONED que hoje fazem parte do EPICA. Por falar em contribuições externas, o que os dois músicos, experientes com a música extrema, agregaram ao som da banda a partir de “Design Your Universe”?

Mark Jansen: Eles trouxeram uma pega mais forte à nossa música. Os dois possuem raízes no death metal e isso foi essencial para que ambos criassem riffs extremamente pesados para os trabalhos mais recentes. O interessante é que, mesmo com essas novas influências, conseguimos manter a essência do EPICA intacta. Eu acho que nós absorvemos agressividade na medida certa desde “Design Your Universe”.

Whiplash.Net: Rob van der Loo é o novo baixista da banda. Como ele está se saindo na turnê de “Requiem for the Indifferent”?

Mark Jansen: Bom, o curioso é que nunca precisamos passar nenhuma música com ele. O Rob aprendeu a tocar as músicas do EPICA em casa e se juntou a nós muito rápido por conta disso. O Yves Huts realizou ao nosso lado um trabalho incrível nos últimos dez anos e nós sentidos falta do seu bom humor. Por outro lado, é sempre sensacional ter um músico jovem e motivado na banda. É por isso que eu acho que se algum integrante não estiver em condições de dar o seu melhor para o EPICA, que dê um passo para trás e abra o caminho para quem está pronto para se dedicar 100%. Eu sei que teremos o Yves novamente com a gente, como convidado especial em algum show do EPICA pela Europa. Uma vez parte da banda, para sempre membro da família EPICA!

Whiplash.Net: A turnê do álbum “Requiem for the Indifferent” iniciou na Holanda e o disco era executado na íntegra. A ideia de tocar todo o repertório do álbum pode reaparecer nos próximos shows do grupo?

Mark Jansen: Não! Na verdade, nós sempre preferimos realizar shows com o máximo possível de variação entre as músicas e entre os discos. É mais interessante, sobretudo para os fãs mais antigos. E pode ter certeza: todas as nossas músicas já foram tocadas ao vivo, pelo menos uma vez. Nós queremos manter essa tradição.

Whiplash.Net: O grande desafio por trás do EPICA sempre pareceu ser o momento de compor as músicas, para comportar o vocal agressivo de Mark Jensen e a voz mais delicada de Simone Simmons. Qual é o tamanho do desafio de escrever músicas para vocês?

Mark Jansen: É sempre um desafio compor. Para mim, é um momento mágico, como o nascimento de uma vida ou como um bonito pôr do sol. Mas a verdade é que quando começamos a compor, não tínhamos muito a ideia de onde tudo iria terminar. E eu sinto como se a própria música nos guiasse, mostrando onde é a hora da Simone cantar e onde é a minha vez de colocar a voz, e assim por dianate. Ou seja, o processo é extremamente natural, muito mais de sentir do que de pensar a respeito. A música é, realmente, uma arte que nos guia pela intuição e por aquilo que sentimos. Pensar muito, tratar a música como uma ciência exata, acaba com toda a sua beleza.

Imagem

Whiplash.Net: A primeira música de trabalho retirada de “Requiem for the Indifferent” foi “Storm the Sorrow”. O videoclipe da música já ultrapassou a marca de mais de 520 mil acessos no Youtube em menos de quatro meses. Há a possibilidade do EPICA investir em um novo single ainda nesse ano?

Mark Jansen: É possível, mas a chance é pequena. Nós estamos dando andamento a um projeto muito maior: a gravação de um DVD com uma orquestra. A ideia é fazer desse show uma verdadeira celebração ao décimo aniversário do EPICA. Pode ter certeza que será um DVD muito especial, uma coisa que nós nunca fizemos antes.

Whiplash.Net: O EPICA retorna para três shows no Brasil em setembro. O que os fãs podem esperar da banda ao vivo?

Mark Jansen: Os fãs podem esperar em cima do palco o melhor line-up que o EPICA já teve! Nós estamos muito bem entrosados e estamos conseguindo rechear as nossas apresentações com elementos para além da música. Eu tenho certeza que será uma turnê bastante intensa e enérgica, como o público brasileiro sempre foi conosco. Enfim, vocês podem aguardar um grande show com uma grande produção!

Whiplash.Net: A turnê do novo álbum tem datas marcadas até o fim do ano no Reino Unido. O que a banda pretende fazer depois disso? Os shows podem gerar um CD ou um DVD ao vivo ainda em 2012?

Mark Jansen: Sim! O DVD comemorativo ao décimo aniversário da banda deve sair já em 2013. Além disso, nós iremos visitar a Austrália pela primeira vez e iniciaremos os preparativos para o próximo álbum de estúdio.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Epica"

Epica: Ouça a nova faixa "Unchain Utopia"
Simone Simons: "Quero dar umas boas palmadas no Joffrey"
Epica: assista o lyric video de "The Essence of Silence"
Epica: ouça o primeiro single do novo álbum
Epica: "The Quantum Enigma" é uma espécie de novo começo
Epica: segunda parte do documentário sobre novo álbum
Epica: banda lança documentário das gravações do novo álbum
Epica: Relançamento do primeiro álbum em versão especial
Epica: Comemorando 10 anos com presentaço aos fãs
Epica: divulgadas informações sobre o novo álbum
Epica: confira a capa de "The Quantum Enigma"
Epica: holandeses apresentam "The Quantum Enigma"
Epica: guitarrista comenta novo álbum de estúdio
Avalon: revelado nome do álbum e os músicos restantes
Fotos de Infância: Simone Simons muito antes da fama

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas