Sonata Arctica: disco ao vivo, novo álbum e Nightwish

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Sonata Arctica: disco ao vivo, novo álbum e Nightwish

Traduzido por José Antonio Alves | Fonte: SpazioRock.it

  | Comentários:

Na ocasião do lançamento do novo DVD ao vivo "Live In Finland", o site SpazioRock.it fez uma entrevista com Tony Kakko, vocalista da banda finlandesa SONATA ARCTICA, que compartilhou sua opinião sobre o registro, com um olho no passado e também no próximo álbum. Confira abaixo trechos da conversa:

Spaziorock: Oi Tony, finalmente, após dez anos e depois de entrevistar mais ou menos todos os membros do SONATA ARCTICA, posso falar com o real cérebro e líder de uma banda que continua a dar-nos emoções.

Tony: Muito obrigado!

Spaziorock: Gostaria de começar comentando algo antigo, dizendo que o primeiro show do SONATA ARCTICA que vi foi uma abertura para o STRATOVARIUS e RHAPSODY em 28 de abril de 2000 no Palalido, em Milão. Vocês estavam com o debut "Ecliptica". Você se lembra daquele show? O que mudou em sua mente desde o início até os dias atuais?

Tony: Sim, eu me lembro daquele show, foi uma grande coisa que aconteceu conosco há muito tempo, foi um grande show, lembro que o local era enorme. Eu estava lá gritando "eu estou no topo do mundo", e Timo Kotipelto, eu acho, estava gravando, com sua câmera de vídeo e acabei no DVD que eles lançaram mais tarde. Então sim, eu me lembro, o show foi fantástico, nós nos divertimos no palco e foi uma experiência incrível. Sobre o que mudou, bem, o line-up mudou um pouco, temos crescido, estamos 11 anos mais velhos e o mundo é diferente ... Então, um monte de coisas mudaram de curso.

Spaziorock: Os dois primeiros maravilhosos álbuns foram seguidos por outra obra-prima, "Winterheart's Guild", que mostrou o lado mais obscuro do SONATA ARCTICA. Tenho certeza que você tem um vínculo especial com esse álbum, não é mesmo?

Tony: Sim, absolutamente. Eu acho que existem algumas das melhores canções do SONATA ARCTICA lá, como "Broken" e as canções power metal que temos, "The Ruins Of My Life" é uma das minhas preferidas, juntamente com "Draw Me". Mas de qualquer maneira, é um grande álbum, eu amo esse álbum, com Jens Johansson trabalhando muito bem, tocando os solos de algumas das canções, foi uma experiência incrível, todo o álbum.

Spaziorock: "The Days of Grays" é um álbum que traz os melhores elementos do passado e compara com o poder de uma majestosa orquestra. É este o SONATA ARCTICA do futuro, ou devemos esperar algo diferente?

Tony: Você vai ouvir algo um pouco diferente no novo álbum. Ela terá uma abordagem diferente para a música, temos canções mais simples. Acho que a maioria dos fãs do SONATA ARCTICA, especialmente dos nossos trabalhos mais antigos, irão apreciar este novo álbum, embora isso não seja sobre a velocidade. É como se as canções tivessem lindas melodias, sinto que elas te tocarão de alguma forma.

Spaziorock: Vamos voltar ao presente. O novo álbum ao vivo é perfeito quanto ao som, e se as filmagens (que eu não vi ainda)são da mesma qualidade, será uma verdadeira obra de arte. No entanto, "Live in Finland" inicialmente deveria ser "Live in Italy", mas vocês foram forçados a mudar seus planos. Pode nos explicar as razões disso?

Tony: Foram principalmente financeiras, porque não estávamos conscientes de algumas das despesas que teriam realmente acontecido se tivéssemos filmado o DVD na Itália. Uma das coisas que estava nos emperrando é o fato de que precisávamos de alguma coisa extra a partir da Finlândia, para filmar o DVD, e teria custo entre 20 e 30.000 euros para se obter todas as coisas, o que foi simplesmente insano. Não teríamos tido qualquer pirotecnia ou algo assim, simplesmente não faria qualquer sentido. Nós queríamos fazer o melhor DVD possível, a ser vendido em todo o mundo, e nós teríamos ido à falência se tivéssemos feito na Itália. E foi realmente um pesadelo cancelar isso, mas queríamos dar aos fãs de Milão um show especial, você sabe, com a coisa acústica, e você pode ver que isso é mostrado no material extra do DVD também. Foi filmado com apenas uma câmera de vídeo, mas mostra ao mundo a qualidade dos fãs italianos, que são simplesmente fantásticos, e me dá arrepios falar sobre isso, você sabe que as pessoas gritando e cantando todas as músicas... Foi simplesmente fantástico, e nós não pegamos totalmente esse tipo de sentimento e atmosfera dos fãs na Finlândia, é claro, porque os fãs italianos são fãs italianos e os finlandeses são... Finlandeses! Mas o show em si é muito mais grandioso, com pirotecnia e tudo, nós filmamos em alta definição na Finlândia também. Então é isso que podemos obter em troca. O show é a coisa principal aqui.

Spaziorock: Vamos olhar para o futuro Tony: você já está trabalhando no próximo álbum, o sucessor de "The Days of Grays", o que mais você pode nos dizer?

Tony: Na verdade, estivemos ensaiando as músicas durante mais de um mês. Não temos sido capazes de gravar uma demo dos nossos álbuns, nós apenas fomos para o estúdio e começamos a trabalhar no álbum. Mas de qualquer forma, desta vez temos demos boas, que nos ajudarão a fazer o álbum tão bom quanto possível. E como eu te disse, vai ser de alguma forma mais simples, os nossos primeiros trabalhos eram bastante simples, diretos, e agora estamos tendo um pouco disso. As músicas não são ultra-rápidas, mas são mais simples e vão direto ao ponto, e acho que um monte de fãs irão apreciar isso.

Spaziorock: Tony, quão difícil é manter o foco, sempre tentando produzir grandes faixas, como as do passado? Você muitas vezes se sente sob pressão?

Tony: Na verdade não. Eu escrevo músicas que eu gosto, e se outras pessoas gostam das músicas que escrevo, perfeito. Eu sempre faço absolutamente o melhor que eu posso em cada música, então realmente eu gosto. Alguns dos álbuns que escrevi, nós trabalhamos no estúdio: este é o estresse. Eu levanto de manhã cedo para ir ao estúdio e trabalhar a bateria com Tommy, e depois volto para casa e começo a trabalhar até quatro da manhã, dormir 2 ou 3 horas e depois voltar para o estúdio: isso é estresse! Desta vez não vai ser assim, as músicas já estão lá.

Temos uma curiosidade: você sempre escutou NIGHTWISH, e tem também muitas turnês com a banda ao redor do mundo. Você prefere o NIGHTWISH com Anette ou você acha que eles estavam melhores com TARJA TURUNEN?

Tony: Essa é uma pergunta difícil! Eu gosto de Tarja e de Anette como pessoas. A abordagem é tão diferente. Há canções que a abordagem de Tarja é muito melhor, as músicas precisam desta abordagem de ópera e o canto de Anette não pode proporcionar isso, não funciona. Então, em algumas das canções "rock", você precisa ter um cantor de rock e Anette é melhor, ela é mais rock. Eu não sei, eu gosto tanto, se pudéssemos ter algum tipo de combinação dessas duas cantoras, acho que seria perfeito... Eu estou tentando ser "político" aqui! (Risos)

A entrevista completa pode ser lida (em inglês) no site:

http://www.spaziorock.it/intervista.php?&id=406&eng=1

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Sonata Arctica"

Sonata Arctica: Justificando porque está tão em alta
Sonata Arctica: Muito além de uma volta às raízes
Sonata Arctica: Volta às raízes, ma non tanto
Sonata Arctica: disponível para streaming o novo álbum
Sonata Arctica em SP: Pacta Sunt Servanda!
Sonata Arctica: Uma apresentação mágica em Belo Horizonte
Sonata Arctica: Um desfile de clássicos no Rio de Janeiro
Sonata Arctica: Energia sem tamanho em São Paulo
Sonata Arctica: shows com clássicos dos primeiros álbuns
Sonata Arctica: vocalista participa de álbum do Vanishing Point
Sonata Arctica: lyric video para nova música, "Cloud Factory"
Sonata Arctica: lançado o clipe "The Wolves Die Young"
Sonata Arctica: veja o vídeo de The Wolves Die Young
Sonata Arctica: assista ao quarto trailer do novo álbum
Sonata Arctica: assista ao terceiro trailer do novo álbum

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas