Em 11/04/2011 | Iron Maiden: "sempre fizemos as coisas do nosso jeito"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Iron Maiden: "sempre fizemos as coisas do nosso jeito"

Traduzido por Nathália Plá | Fonte: Blabbermouth.net

  | Comentários:

Joel Weiss do Creative Loafing entrevistou recentemente o guitarrista Dave Murray, do IRON MAIDEN. Abaixo seguem trechos da conversa.

Creative Loafing: Após muitos anos sendo ignoradas pela mídia americada, o que significou para vocês receber recentemente o Grammy pela "Melhor Performance de Metal" pela "El Dorado"?

Dave: Nós fomos indicados há alguns anos pela "The Wicker Man". Ficamos sabendo disso, não é algo que seja crucial para o IRON MAIDEN. Nós sempre fizemos as coisas do nosso jeito, as turnês, gravar discos. É muito lisonjeiro ser reconhecido e ganhar esse prêmio – é o sonho de qualquer banda ganhar prêmios. É ótimo simplesmente existir como banda e tocar para uma platéia. Temos muito orgulho, estamos por aí há bastante tempo, obviamente alguém notou que estamos por aí há um bom tempo – talvez isso tenha dado aquele empurrão para a direção certa. Não sei ao certo quem vota nessa coisa. Ultimamente, os fãs do IRON MAIDEN é que são nossa maior prioridade. Eles vêm em primeiro lugar.

Creative Loafing: Desde a última mudança de formação quando o Bruce «Dickinson» e o guitarrista (Adrian Smith) se reintegraram, acho que esse foi o maior período na história da banda em que a mesma formação tocou junta. Como isso afetou a química e a composição de músicas?

Dave: Realmente é isso. Isso é como a banda existirá no futuro. Eu não vislumbro nenhuma mudança. No fim das contas essa é a formação perfeita porque ela se estende a quando o Adrian estava na banda para os primeiros álbuns. E, claro, quando o Bruce estava na banda, então obviamente essa é a formação mais forte e mais criativa que o MAIDEN já teve. Tudo meio que se mistura e se agrega realmente muito bem. Quanto aos ensaios e composições, tudo se ajusta bem. Nós sentamos como sempre fizemos e trabalhamos nas músicas. Não devemos mudar mais. É isso – acho que estamos juntos o bastante para dizer isso. Além disso, é minha formação favorita, e também para a maioria dos outros caras. Há uma oportunidade para todos tocarem e curtir o que estamos fazendo.

Creative Loafing: "The Final Frontier" saiu há pouco menos de um ano. Alguma conversa sobre o próximo álbum?

Dave: Muitas vezes você planeja adiante, e as coisas tendem a entrar no caminho. Nesse momento está sendo bom focar no aqui e agora. Estamos em turnê, temos outra mais no fim do verão, e então todos vamos precisar de um descanso. Possivelmente haverá, mas é difícil dizer nesse momento. Definitivamente não será no próximo ano, de qualquer forma. Meu pressentimento é de que assim que sentarmos juntos, se todos estiverem a fim – que é o principal – então faremos.

Creative Loafing: Como a internet impactou numa banda como o IRON MAIDEN, conhecida por grandes shows de rock? A quantidade de ensaios que vocês tem de fazer, e daí o setlist é publicado para cada show. Como você se sente sobre isso? Você acha que tira um pouco do elemento surpresa para os fãs?

Dave: Eu sei que os fãs, porque está tudo aí – às vezes eles estão lá com os telefones celulares e câmeras e gravam e partilham isso no YouTube antes que tenhamos voltado ao hotel. Não há muito que você possa fazer quanto a isso. É simplesmente como são as coisas. Sim, isso tirou o elemento surpresa da coisa. Se eles quiserem saber exatamente que músicas estamos tocando e daí pra diante. É só um sinal dos tempos. As pessoas querem tudo, por causa do e-mail e tudo, as pessoas querem tudo logo e depressa. Agora, agora, agora. Não dá pra negar a existência disso ou você ficará para trás. Acho que isso equilibra as coisas, apesar de tudo. Com certeza haverá menos venda de CD ou pessoas nas lojas de disco, mas ao mesmo tempo estão baixando pelo iTunes – onde você pode baixar de forma legal se quiser. E as pessoas fazem troca de seus catálogos de música gratuitamente pela internet com computadores partilhados e tudo. Acho que você tem de acolher isso, e a única forma de fazê-lo é sair e tocar e fazer turnê e fazer álbuns. Não há muito que se possa fazer, na realidade.

Leia a entrevista na íntegra no Creative Loafing.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas