Opeth: "musicalmente, não me comprometo com ninguém"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Opeth: "musicalmente, não me comprometo com ninguém"

Traduzido por Kako Sales | Fonte: Blabbermouth.Net

  | Comentários:

Rob Laing, da revista Guitarist, do Reino Unido, recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista/vocalista Mikael Åkerfeldt, da banda de metal extremo progressivo OPETH. Alguns trechos da conversa podem ser vistos abaixo.

Guitarist: Uma pergunta difícil, mas, passados 20 anos, quais são suas maiores realizações?

Åkerfeldt: Realmente é uma pergunta difícil. Eu não me sinto especificamente orgulhoso no sentido de, “Ei, olhe para mim. Eu fiz isso e aquilo”. Fico feliz com cada álbum novo que lançamos.

Guitarist: E tudo sem comprometimentos...

Åkerfeldt: Sim, definitivamente. Musicalmente, não me comprometo com ninguém. Se você me pedir pra fazer de um jeito, pode ir plantar batata, se é que você me entende. Uma vez que as músicas e letras estão prontas, eu sou igual a uma prostituta. Se for o que a gravadora quer que eu faça – farei as entrevistas, farei o que for necessário para a promoção do álbum, do nosso trabalho. Mas com relação à música, isso é da minha conta. Viro o diabo quando as pessoas chegam querendo interferir nas músicas. Não a banda – isso não é nenhum problema – mas se um executivo da gravadora chegasse e me dissesse: “Esse riff não está bom”, eu provavelmente daria uma cabeçada nele. “Cala a boca e venda o álbum!”

Guitarist: Você mencionou recentemente que há a possibilidade de você gravar um álbum solo acústico – ainda pensa nisso?

Åkerfeldt: Sim, claro. Na verdade estou trabalhando em uma música para esse álbum agora. Estou trabalhando numa música para o OPETH e uma música para o solo. Mas fiz uma linha vocal que ficou horrível! Tenho que fazer algo melhor. Essa coisa com o “álbum solo” pode nem acontecer, mas é algo que quero fazer para mim – produzir um álbum do zero em meu home studio sem ajuda de ninguém.

Guitarist: O OPETH está crescendo com o passar do tempo. As pressões da parte dos negócios aumentaram sobre você pessoalmente?

Åkerfeldt: Sim, há muita pressão. Quando o álbum fica pronto, acaba o sossego. Eu imediatamente passo por quatro semanas de viagens para coletivas de imprensa e mais outras duas semanas de ligações telefônicas também para imprensa. Então começa a turnê, e há entrevistas todos os dias da turnê. E um monte de gente quer falar comigo porque eu componho a maioria das músicas e escrevo as letras; sou o vocalista. Então eu entendo, mas é entediante demais. Então, pessoalmente, há uma pressão gigantesca sobre mim o tempo todo. Mas estou tentando envolver mais os caras – especialmente nas entrevistas, me ajudando e acho que importante para eles porque eu tenho a tendência de ser centralizador sobre a música e é importante para eles ter uma opinião. Quero que eles participem mais das entrevistas. Eles não querem necessariamente, mas eu quero participar menos! Quando o OPETH aparece numa revista, não quero que seja apenas eu na capa, quero que seja a banda.

Leia a entrevista na íntegra na Guitarist Magazine.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Opeth"

Opeth: título, data de lançamento e tracklist de novo álbum
Opeth: revelado nome do novo álbum e data de lançamento
Opeth: resenha faixa-por-faixa de novo álbum
Opeth: novo álbum será mais melódico, diz Fredrik
Avatarium: Inspiração e conhecimento de causa
Opeth: próximo álbum terá um pouco de tudo
Opeth e Edge of Sanity: a história do Progressive Death Metal
Opeth: "Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche Feliz"
Opeth: "em geral os fãs não são receptivos" diz guitarrista
Opeth: já com boa base de composições para o novo álbum
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
Opeth: preparando novo álbum, diz Fredrik Åkesson
Opeth: Loud entrevista o guitarrista Fredrik Åkesson
Opeth: Åkerfeldt fala sobre evolução, radicalismo e Metallica
Opeth: juntamente com Katatonia em tour por América do Norte

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Kako Sales

Mineiro de Januária, baterista autodidata, cresceu em ambiente familiar ligado à música popular e erudita. Seu pai chegou a fazer pequenas turnês com bandas da Jovem Guarda como tecladista no fim da década de 70. Aos 10 anos, iniciou os estudos de teoria musical e piano clássico. Teve o primeiro contato com o mundo do metal ao escutar o CD Angels Cry do Angra, aos 15 anos. Desde então tem se dedicado a conhecer, colecionar e difundir o melhor do metal brasileiro e mundial. Graduado em Letras/Inglês, principalmente por influência da língua-mãe do rock, tem como principais ícones do metal as bandas Angra, Symphony X, Dream Theater e Opeth.

Mais informações sobre Kako Sales

Mais matérias de Kako Sales no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas