Tarja Turunen: "Não temo mais o que os outros pensam."

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Paulo Karlinke, Fonte: Ilkka, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

TARJA TURUNEN foi recentemente entrevistada pelo site finlandes Ilkka. Entre outros assuntos, Tarja recorda sobre a pressão que sentiu ao gravar o seu debut e revela detalhes sobre o próximo álbum, "What Lies Beneath", que tem lançamento programado para o primeiro semestre de 2010.

Nightwish: nasce a filha de Floor Jansen e Hannes Van DahlRenato Russo: piada controversa no aniversário do vocalista

Imagem
"Eu não tenho mais medo do que as outras pessoas pensam", diz Tarja, que está trabalhando no seu segundo álbum solo. O começo da semana em Kuusankoski tem sido chuvoso, mas o sol está brilhando para Tarja Turunen. A cantora está em casa, e não tenta esconder seu bom humor. "Ontem eu esvaziei a calha e limpei o telhado. Agora os meus músculos estão doloridos", ela diz enquanto alonga seus braços.

A ilusão de informalidade seria normal, a não ser por ela estar usando maquiagem. Turunen quis sua maquiadora de Helsinki para arrumá-la pra sessão de fotos.

Turunen não tem problema em trabalhar no jardim. Segundo ela, isto traz um pouco de variedade para a vida diária. Mesmo durando somente por uma semana, por que em breve ela estará fazendo alguns shows novamente.

Três anos atrás o clima era totalmente diferente. Somente um ano se passou desde que ela deixou o Nightwish, e o começo de sua carreira solo foi seguido por microscópio.

Alguns apostaram que sua carreira como front woman de uma banda tinha ido por água a baixo. Agora Turunen pode dizer que os que duvidaram estavam errados. O debut solo "My Winter Storm" atingiu disco de ouro em muitos países europeus, e o calendário de shows também não está nada mal.

Turunen admite que a pressão antes do show de seu primeiro álbum solo era enorme. Parte por ela nunca ter composto e escrito letras antes. "Trabalhar com compositores profissionais me deixou muito nervosa no começo. Eu tinha vergonha de expor as minhas idéias, porque eu não sabia como eles as receberiam. Eu estava preocupada em ser levada em consideração. Mas, de qualquer forma, as minhas idéias foram aceitas abertamente. O maior desafio foi fazer o grupo de trabalho ter certeza de que tipo de musica eu quero fazer", ela diz.

O que ela queria ainda não apareceu no “My Winter Storm”. O álbum foi lançado dois anos depois que Turunen saiu do NIGHTWISH, no inverno de 2007. O disco foi dito como promissor, mas foi criticado principalmente por causa da falta de sua própria mensagem.

Turunen leu as criticas. No próximo álbum a artista se dará um papel maior. Não haverá nenhum cover ou músicas inteiramente de outras pessoas. "Não há uma única musica onde eu não tenha escrito as letras. Ou co-escrito", diz.

O nome "What Lies Beneath" define os temas. "Eu quero falar sobre coisas que eu vi quando estive em turnê pelo mundo e vivi entre duas culturas. As pessoas passam pelos mesmos coisas e problemas, não importa em que parte do mundo elas vivam. É isso que eu quero dizer aos outros. Também será um album muito pessoal, tem uma forte presença da minha paixão e amor".

Está é uma grande promessa. "What Lies Beneath" deve mostrar quanto a pessoa Tarja tem interesse em fazer música interessante. A cantora recusa ficar sob pressão. Mesmo tendo mais de si propria, Turunen se sente menos pressionada do que quando estava fazendo o “My Winter Storm”. "Tem sido bom escrever músicas e ver que eu tenho mesmo o que se precisa para isso. Eu não tenho medo do que as outras pessoas pensam. Quando a música me passa um sentimento bom, eu sinto que eu estou no caminho certo. Eu não posso fazer música que agrade a todos".

O estilo do álbum será místico, heavy metal encontra música clássica de filmes como o anterior. Entretanto, ele será um pouco mais pesado. "No som de guitarra do 'My Winter Storm' faltou um pouco de força. Agora nós demos mais atenção a isso.

Tarja espera entrar em estúdio em fevereiro. "Eu tenho 20 musicas compostas por mim ou em parceria com outros músicos. O desafio é dar vida as músicas. Eu trabalhei as melodias na maior parte com o piano, mas eu também uso muito minha voz para compor".

Ela não teve muito tempo para trabalhar com as músicas. Tarja diz que o maior tempo que ela ficou parada este ano foi três semanas. O tempo que ela ficou na sua casa na Argentina, na primavera. Ela mora com seu marido Marcelo Cabuli em um apartamento no centro de Buenos Aires. "No momento é impossível fazer planos mais longos do que um ano pra frente. Nós planejamos ter filhos em algum momento. Ser mãe é uma coisa grandiosa, que eu posso me arrepender depois de não ter vivenciado".

Macelo Cabuli, que trabalha como o empresário de sua mulher, é responsável por todos os seus contatos com a mídia, entre outras coisas. Segundo Turunen, seu marido ainda consegue se focar mais no trabalho do que ela. "O Marcelo é casado com o seu trabalho. Ele leva o seu laptop com ele para todo lugar. Nossos amigos falam que nós devemos ser um pouco doidos para ser capaz de viver uma vida como essa. Felizmente temos tantas coisas positivas em nossa volta, que nós conseguimos", diz Turunen.

Ficar parada é muito difícil, mesmo quando ela tem tempo para isso. "Eu preciso de algo para fazer o tempo todo, senão eu começo a pintar as paredes ou algo do tipo", ela ri. Tarja fez o seu único show neste verão na Finlândia este sábado (18 de julho). Depois disso, ela continua com sua turnê de verão na Europa central. Em setembro-outubro ela tem outra turnê, de mais ou menos 20 shows na Europa. E no final do ano está planejando uma turnê de concertos natalinos na Finlândia. "Graças a Deus eu tenho mais trabalho do que eu sou capaz de fazer. Poderia ser o contrário também. Na semana passada eu fiquei sabendo que meu álbum ganhou disco de ouro na Alemanha", ela diz.

"Me farão perguntas sobre os dias no Nightwish provavelmente para o resto da minha vida. Isto não me incomoda, porque o Nightwish é parte da minha historia. É claro que eu também tenho fãs que encontraram primeiro o meu álbum solo, e depois conheceram o meu passado na banda".

QUEM?

Tarja Turunen, 31 anos, foi a vocalista do Nightwish por 9 anos (1996-2005).

O seu marido argentino, Marcelo Cabuli, tem uma gravadora focada em metal.

O casal se mudou para a casa deles na Finlândia em Kuusankoski, Kymeenlaakso há cinco anos atrás. A sua segunda casa é em Buenos Aires, Argentina, onde o casal passa a maior parte do ano.

Alem de shows de rock, Tarja Turunen também faz concertos clássicos. Por exemplo, este ano ela irá participar do festival "Soi suvessa".

"My Winter Storm" atingiu disco de platina na Finlândia.

(Os créditos para a tradução do finlandês para o inglês vão para o usuário Orion, do forum oficial da cantora).

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Tarja Turunen
Cantora esclarece post sobre novo álbum

Nightwish: nasce a filha de Floor Jansen e Hannes Van DahlNightwish: inseto que vive nas sombras ganha nome de TuomasNightwish: inseto é batizado com nome em homenagem a TuomasNightwish: Uma banda com infinitas qualidades!Todas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

Nightwish
Por que a Anette foi tão criticada pelos fãs?

Arch Enemy e Nightwish
Muito além das diferenças

Metal sinfônico
Os 10 melhores segundo o TeamRock

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Tarja Turunen"Todas as matérias sobre "Nightwish"

Renato Russo
Piada controversa no aniversário do vocalista

Nirvana e Guns
Veja Kurt imitando "snake dance" de Axl Rose

Separados
Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie

Ricardo Confessori: "Iron Maiden, aposenta logo!"Iron Maiden: mulheres em uniforme de couro e com spikesSaúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentaisMúsica clássica: Bach, Beethoven e Vivaldi em versão MetalDave Grohl: ele estava chapadão e foi salvo por Taylor SwiftMick Jagger: imitando Steven Tyler no Saturday Night Live em 2012

Sobre Paulo Karlinke

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online