Testament: como era nos primórdios do thrash na Bay Area

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Testament: como era nos primórdios do thrash na Bay Area

Traduzido por Marco Néo | Fonte: Wormwood Chronicles

  | Comentários:

O Dr. Abner Mality, do webzine Wormwood Chronicles entrevistou em novembro de 2007, Chuck Billy, vocalista do TESTAMENT que, dentre outras coisas, falou sobre a possibilidade do Thrash Metal se tornar popular novamente.

Wormwood Chronicles: Você cresceu na Bay Area durante o período mais excitante da história do Heavy Metal.

Chuck Billy: "Certo".

WC: Como era naquele tempo? Hoje em dia parece que era um período legendário da história.

Chuck: "Bem, tinha muitas festas. Todo mundo era muito próximo um do outro, havia muita camaradagem. Todo mundo era jovem, era uma cena nova. O METALLICA estava surgindo com o som deles, eles acabaram por definir a cena da Bay Área. Eles tocavam em muitas festas de ano novo e faziam muitos shows na casa deles. Era uma época em que todos eram próximos e as mesmas pessoas iam aos mesmos shows e às mesmas festas o tempo todo. Era uma grande comunidade que era muito legal. Nós somos de Dublin, que fica a uma hora de São Francisco, que era onde tudo estava acontecendo. The Stone, The Keystone Berkeley" (N.: casas de shows de SF).

WC: Ruthie’s Inn…

Chuck: "Ruthie’s Inn, claro. Todos queriam fazer parte da cena, todos queriam ter alguma participação. Era um cenário bastante confortável. Você simplesmente dizia, eu vou ao Berkeley na sexta e vou ver tal e tal banda, e você sabia que veria seus camaradas e outras bandas por lá".

WC: Parece que o Thrash Metal está ficando bem popular de novo. Você acha que ele vai voltar ao patamar de popularidade que conseguiu nos anos 80?

Chuck: "Eu acho que irá além. Nos anos 80 não havia a internet, o potencial de divulgação das bandas é muito maior. É muito mais fácil chegar nas casas das pessoas hoje em dia".

WC: Dá pra se expor mais, mas dá pra fazer disso um negócio? Ao que parece hoje em dia ninguém mais vende muitos discos.

Chuck: "Pela internet não dá pra fazer muita grana mesmo. O único jeito de uma banda ganhar dinheiro é viajando, tocando ao vivo e vendendo merchandise. Essa é a forma pela qual as bandas sobrevivem hoje em dia, tem muita gente fazendo download e as bandas não recebem pelos seus discos. As companhias de discos enganam um monte de bandas. É assim que as coisas são".

WC: Como é estar do outro lado do negócio da música? Alguém que produz e possui as gravações, em vez de simplesmente tocar?

Chuck: "Sabe, como um artista, é errado não conhecer o lado dos negócios. Vivendo disso e tendo a oportunidade de cuidar pessoalmente das coisas, tem muita gente em quem não dá pra confiar, ninguém vai chegar te dando dinheiro a menos que você peça".

WC: Conduzir uma gravadora tem ensinado muita coisa?

Chuck: "Oh, muito! Já experienciei companhias alegando falência... duas delas... E você meio que aprende na prática. Nós (TESTAMENT) lançamos dois de nossos melhores álbuns e as gravadoras nos ferraram. Nós não vimos um centavo deles. Você acaba aprendendo que não pode confiar em ninguém nesse negócio".

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Testament"

Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Testament: banda despluga equipamento de grupo indonésio
Testament: veja vídeo de primeiro ensaio com Steve DiGiorgio
Testament: Colhendo os frutos do retorno de sua formação original
Thrash Metal: Os melhores discos lançados depois do ano 2000
Testament: banda já está trabalhando em novo álbum
Testament: Christian já está preparando anúncio musical
Testament: sai Greg Christian e entra Steve Di Giorgio
Andreas Kisser: as audições de Chuck Billy para o Sepultura
Testament: Chuck Billy confirmado no "Metal Masters 5"
Testament: Chuck Billy em apresentação com o Lamb of God
Testament: baixista está fora de tour, Jack Gibson assume
Alex Skolnick: Jeff Hanneman fez os riffs icônicos do Slayer
Testament: "influências de AC/DC, Judas Priest e Scorpions"
Metallica: guitarrista do Testament diz que sente falta de Metal

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Marco Néo

Nascido na primeira metade dos anos 70, teve seu primeiro contato com sons pesados quando o Kiss veio para o Brasil, em 83, mas não compreendeu bem o que era aquilo. A contaminação efetiva ocorreu um ano depois, quando conheceu Motörhead, Judas Priest, AC/DC, Iron Maiden. Desde então, tornou-se um apaixonado colecionador de tudo o que se refere a Metal e Rock'n'Roll, independentemente de subestilos.

Mais matérias de Marco Néo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas