Hetfield: "St. Anger não funcionou muito bem"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 27 de julho de 2007
A revista inglesa Kerrang! entrevistou recentemente o frontman do METALLICA, James Hetfield, que falou sobre o novo disco e comentou sobre seu antecessor, o "St. Anger".
Kerrang!: Vocês estão trabalhando [no novo álbum do METALLICA] com Rick Rubin, que tem a reputação de ser um produtor "ausente"...
James: "É, eu o encontrei uma vez, quando esbarrei com ele num corredor! [Risos] Não, já conhecíamos a reputação dele quando assinamos o contrato. No ‘St. Anger’, [o colaborador de longa data do METALLICA] Bob Rock fez tudo — ele foi o produtor, engenheiro, baixista, babá, paizão. E Rick é exatamente o oposto; ele não é de paparicar você. Quando nos encontramos, sua primeira declaração foi: ‘Eu quero que vocês me impressionem, quero que vocês sintam que estão começando de novo’. Ele realmente quer que tenhamos a mesma mentalidade da época do ‘Master of Puppets’. É impossível recriar o que fomos 20 anos atrás, isso é besteira, mas tínhamos que conseguir aquela garra de volta".
Kerrang!: E ele já está impressionado?
James: "Rubin é muito bom em sentir as músicas e ele te diz na hora se ele não gosta de alguma coisa. Nós começamos com 20 músicas, mas reduzimos para 14 desde que ele chegou. Ele não chega a dizer ‘Isso é uma bosta’, mas ele dá sugestões e eu estou definitivamente aberto a isso. No caso do ‘St. Anger’, estávamos tão abertos que perdemos o foco. Desta vez há muito ‘Lamento, isso não é o suficiente’. Estamos buscando a excelência".
Kerrang!: No ‘St Anger’, a democracia que vocês praticaram no estúdio acabou comprometendo a qualidade do álbum?
James: "Com certeza. Aquilo não foi realista. Passamos da fase de pular no pescoço um do outro, onde nos tratávamos mutuamente com sarcasmo e fúria, além de não aceitar o que o outro dizia, e chegamos a um ponto onde estávamos aceitando qualquer idéia estúpida só pra não magoar alguém. E isso também não funcionou!".
Kerrang!: Parece estranho você reservar um tempo para fazer turnê quando você tem trabalho no estúdio...
James: "Bem, esperamos que isso nos inspire a levar o trabalho a um nível mais alto. Você ouve uma música nova e pensa ‘Estávamos lá ouvindo 60.000 pessoas gritando o que elas adoram no METALLICA e eu não acho que elas vão gritar quando ouvirem isto!’. Além disso, este lugar às vezes fica um pouco claustrofóbico – você pode ficar preso aqui sem saber se ainda há pessoas lá fora".
Kerrang!: Vocês já começaram a trabalhar nas letras?
James: "Eu já tenho algumas frases e alguns vocais para pelo menos perceber como a música vai ficar. Não penso mais coisas do tipo ‘Vamos agradar a todos na banda’. Agora penso ‘É aqui que a minha mente está’. Acho que as pessoas vão se identificar com isso".
Kerrang!: Vocês acham que o tempo está acabando para o METALLICA e que vocês precisam lançar mais um álbum marcante?
James: "Bem, não temos falta de idéias e o que vou fazer? Eu componho músicas, toco músicas e gosto de fazer isso. Sei que estou ficando velho, não faz sentido esconder esse fato, e podemos ser obrigados a fazer menos turnês mas, em relação aos álbuns, queremos simplesmente fazer o melhor, isso é o que sempre quisemos fazer. O que quero dizer é que pensamos que ‘St. Anger’ seria surpreendente, mas acabou se tornando mais um manifesto do que a música do METALLICA que gostamos de tocar ao vivo. Aquilo foi mais um ato de purificação, de tirar toda aquela droga de mim, além de ser uma espécie de estopim para o próximo capítulo do METALLICA’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O álbum que John Lennon se arrependeu de lançar com Yoko Ono; "Quase arruinou tudo"
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Angra faz postagem em homenagem a Andre Matos, falecido há sete anos
A história de "Boulevard Of Broken Dreams", uma das músicas mais bonitas (e tristes) do Green Day
Motorhead: Nem queda de avião conseguia abalar a calma de Lemmy Kilmister
Músicas cover que são melhores do que as originais - 1ª parte


A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Para Carmine Appice, o Metallica foi a primeira banda verdadeiramente heavy metal
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Amy Lee destaca tratamento especial que o Metallica deu ao Evanescence
O músico que para James Hetfield representava a própria América
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



