Em 09/12/2001 | Paul Di'Anno - Entrevista exclusiva

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Paul Di'Anno - Entrevista exclusiva


  | Comentários:

Imagem
O vocalista Paul Di ‘Anno chega ao Brasil para fazer 3 shows em São Paulo, no Manifesto Bar, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. O cantor irá se apresentar por aqui junto com uma banda formada por músicos brasileiros: Renato Graccia, ex-baterista do Viper, o guitarrista Marcelo Mello e César Talarico, atual baixista da banda Symbols. A apresentação do dia 11 contará com a participação especial de Andreas Kisser, do Sepultura. Considerado por muitos como a “voz do Iron Maiden”, o cantor está excursionado mundo afora divulgando os álbuns “The Beast Live” e “Nomad”. Antes de embarcar para o Brasil, Di’Anno concedeu essa entrevista exclusiva para o site Whiplash! na qual fala de seus planos para o futuro, os vários projetos musicais que esteve envolvido, Iron Maiden, Osama Bin Laden e etc.

Entrevista e tradução: Fábio Faria

Whiplash! - Você está preparando uma autobiografia juntamente com o escritor Dale Webb. Fale um pouco sobre esse projeto. Existe um título para o livro e qual o enfoque que você pretende dar?

Paul Di’Anno / No momento eu ainda não tenho um título. A biografia fala sobre a minha vida através dos anos dentro da indústria da música e também fora dela. Este livro deve mostrar como foi minha vida durante vários anos e deixar que os fãs saibam muito sobre mim, coisas que eles ainda não sabem e jamais ficariam sabendo através da imprensa especializada em música.

Whiplash! – Como surgiu a idéia de trabalhar com Dale Webb? Você é fã do trabalho dele ou o nome dele foi sugerido por alguém?

Paul Di’Anno / Dale entrou em contato conosco com a idéia para o livro e, depois de ler alguns de seus, outros trabalhos eu concordei em levar o projeto adiante.

Whiplash! – Na turnê atual você está tocando músicas do Iron Maiden. O set list é baseado no álbum "The Beast Live" certo?

Paul Di’Anno / Há algumas canções da banda Killers, assim como canções do Maiden para promover o CD "The Beast Live”, e mais algumas canções do CD “Nomad” também.

Whiplash! - No início de dezembro você fará 3 shows em São Paulo para comemorar o 7º aniversário do Manifesto Bar, como surgiu este convite? Você escolheu os músicos que vão tocar ao seu lado?

Paul Di’Anno / Eu realmente nunca me encontrei com a banda, uma vez que foi tudo acertado pelo meu empresário, Lea Hart, e pelo Silvano(Bracanti) do Manisfesto Bar.(NR: a seleção dos músicos foi feita através de fitas e mp3 gravados em ensaios). O Silvano é um grande amigo meu e eu sempre vou ao Manifesto quando estou no Brasil. Os shows são para comemorar o aniversário do bar e eu sempre prometi que um dia faria isto pelo Manifesto e agora eu estou cumprindo a minha promessa.

Whiplash! – Serão só essas 3 datas aqui no Brasil ou vão rolar mais shows?

Paul Di’Anno / Por enquanto somente estes 3 shows, mas espero voltar ao Brasil em 2002 com o Killers para fazer uma turnê mais completa.

Whiplash! – Ok, vamos falar sobre a sua conversão ao Islã. Quando você tomou essa decisão e porquê?

Paul Di’Anno / Eu decidi há alguns anos atrás quando minha vida até então era uma loucura total e eu precisei mudar. A biografia explicará tudo sobre isso.

Whiplash! – Sendo mulçumano como você viu os ataques terroristas aos Estados Unidos e qual sua opinião sobre Osama Bin Laden?

Paul Di’Anno / Os ataques terroristas à América foram totalmente errados, malignos e mal orientados e a coisa toda me fez sentir enojado. Eu pessoalmente odeio Osama Bin Laden e sinto que ele não é fiel ao Islã.

Whiplash! - Recentemente o álbum “Nomad” foi lançado na Inglaterra, Alemanha, Áustria e Suíça. Como tem sido a reação ao álbum na Europa? Você pretende fazer uma turnê para divulgar o álbum?

Paul Di’Anno / A reação até agora tem sido maravilhosa, realmente demais, e eu ainda vou continuar excursionando em 2002 para promover o álbum. Todas as turnês serão com a minha banda Killers. Apesar dos músicos brasileiros terem sido realmente fantásticos na gravação (do álbum) e na turnê brasileira, eu prefiro estar na estrada com o Killers.

Whiplash! - Felipe Andreoli e o Aquiles Priester, que tocaram no álbum “Nomad”, estão agora no Angra. Você acredita que o fato de terem tocado com você ajudou a projetar a carreira deles?

Paul Di’Anno / Os dois são realmente grandes músicos e caras muito legais também, mas eu pessoalmente penso que eles foram destinados a serem famosos, com ou sem mim, e eu me sinto muito orgulhoso de ter trabalhado com eles.

Whiplash! - Você pretendia fazer uma tour nos EUA com a banda brasileira mas no último minuto o seu visto de entrada foi negado. O que realmente aconteceu nesse episódio, qual a causa de o visto ter sido negado?

Paul Di’Anno / Sem comentários. Você pode ler mais sobre isso na biografia.

Whiplash! - Eu pergunto isso porque a informação que chegou para nós era que o visto foi negado por problemas relacionados ao seu envolvimento com gangues quando você morou em Los Angeles. Existe uma estória que você teria batido em uma mulher que teria tentado te esfaquear. O que é verdade e o que é exagero nessa estória?

Paul Di’Anno / Bem existe uma grande controvérsia sobre este acontecimento, mas eu gostaria de não falar mais sobre isto porque tudo sempre tende a ser exagerado... Você pode ler mais sobre isso na biografia.

Whiplash! - Existe uma relação muito positiva entre o Brasil, o Iron Maiden e seus ex-integrantes. Você gravou um disco aqui no país, com músicos brasileiros, Bruce Dickinson gravou um álbum ao vivo aqui, o Iron Maiden gravou o show do Rock In Rio 3 para um futuro lançamento. O que mais lhe chama a atenção no Brasil?

Paul Di’Anno / É deve ser algo relacionado ao destino. Eu realmente amo o Brasil e o povo brasileiro. O que mais me interessa é o modo de vida.

Whiplash! - Voltando para a parte musical, você participou de alguns tributos a grandes nomes do Rock, como ZZ Top, Thin Lizzy, UFO e Nazareth. Como rolou sua participação nesses discos?

Paul Di’Anno / Bem, em primeiro lugar tudo foi muito divertido e eles me pagam para me divertir e isso é ótimo. Eu gosto dessas bandas, mas nunca fui realmente um grande fã delas, entretanto, eu escolhi pessoalmente as canções que eu quis cantar. Cada tributo foi gravado com músicos diferentes, tudo foi organizado previamente para mim. Eu realmente não escolhi os músicos, mas de qualquer maneira foi muito divertido.

Whiplash! – Você lançou grandes discos com 3 bandas; Batllezone, Killers e Dianno. A qual delas você se dedica mais?

Paul Di’Anno / Bem, o Battlezone já era, eu realmente decidi acabar com a banda para sempre. A banda Dianno, com os músicos brasileiros, foi montada somente para o projeto “Nomad”. O Killers é a banda principal na qual posso expressar melhor a minha música, muito mais que em qualquer outra banda.

Whiplash! – Você participou de um projeto chamado Gogmagog, do qual também estava presente Clive Burr (ex-baterista do Iron Maiden). Você poderia falar algo sobre esse projeto?

Paul Di’Anno / O Gogmagog foi somente uma sessão de gravação(NR:que resultou num EP chamado “I Will Be There”). O projeto foi montado por uma companhia de produção inglesa para ser um projeto único (com vários músicos convidados) e por coincidência Clive e eu, estávamos envolvidos naquela sessão. O Gogmagog nunca foi realmente uma banda.

Whiplash! - The Almighty Inbredz é um projeto paralelo seu mais voltado ao punk rock. Quais são seus planos para essa banda?

Paul Di’Anno / The Almighty Inbredz é somente um punhado de amigos pessoais, que vivem na mesma cidade que eu na Inglaterra. Nós nos reunimos de vez em quando para nos divertimos tocando principalmente covers punks em pubs e bares bem pequenos. Eu pessoalmente sempre amei a música punk, é somente liberação e divertimento para mim. Nós já gravamos um álbum de baixo orçamento que foi lançado por uma gravadora punk(NR: o CD se chama “The Almighty Inbredz” e foi lançado em 1999, pela gravadora Muck Records. A formação da banda é a seguinte: Paul Di'anno nos vocais, Attila - teclado, sample e vocal, Colin Holton, guitarra e vocal, Dave Caroll, baixo e Jim Blackwell na bateria.)

Whiplash! - Paul, você sempre tem regravado canções do Iron Maiden, participado de tributos à banda, etc. Isso é uma imposição do mercado ou é uma coisa que os fãs te pedem para fazer. É difícil lidar com o fato de ser um ex-membro do Maiden, uma vez que você está fora da banda a mais de 20 anos?

Paul Di’Anno / Os fãs pedem, então eu faço – é assim que funciona. Essas músicas são do Iron Maiden, mas também são MINHAS, então eu tenho todo direito de grava-las, regrava-las ou cantá-las ao vivo. Se eu fiz uma pintura há vinte anos atrás e a vendo para você...isso quer dizer que eu tenho que tirar meu nome dela só porque você a tem por vinte anos? (NR: Paul vendeu para o Maiden os direitos autorais de todas as canções que gravou com a banda) Eu faço o que eu quero e o que os fãs querem.

Whiplash! - Existe a informação de que você irá gravar mais um álbum com canções do Iron Maiden. Dizem que o CD se chamará “The Beast Is Back”. Recentemente, foi disponibilizado em seu site um trecho da música "Strange World” ( do álbum “Iron Maiden”). Você poderia falar sobre este projeto?

Paul Di’Anno / Não, essa informação está errada. Existem algumas gravações antigas, feitas a 5 anos atrás, e que foram remixadas digitalmente a pouco tempo e ficaram muito boas. Uma dessas canções é "Strange World", então meu empresário colocou um trecho dessa música no meu site como um presente para os fãs, já que ela é muito popular nos meus shows. Meu empresário tem algumas idéias para essas gravações, mas eu ainda não conversei com ele a respeito disso, e certamente não tenho nenhum título definido, uma vez que ainda não tenho planos para esses registros.

Whiplash! – Para finalizar, quais são seus planos para o futuro? O que você pretende fazer depois do lançamento da biogafia?

Paul Di’Anno / Eu pretendo gravar mais um disco com o Killers e estou no momento planejando um álbum “Nomad 2”, junto com Paulo Turin( que tocou no Killers e no Dianno), mas dessa vez nós vamos gravar em Londres e com músicos diferentes.

Whiplash! – Gostaria que você deixasse uma mensagem para os seus fãs aqui no Brasil.

Paul Di’Anno / Para todos os meus fãs brasileiros...VOCÊS SÂO OS MELHORES. Eu estou ansioso pelos os shows no Manisfesto porque vão me permitir ficar bem perto da platéia como nos velhos tempos. Eu vou apresentar um ótimo set list para vocês e eu espero voltar de novo com o Killers para fazer uma turnê completa. Continuem visitando o meu site: www.pauldianno.com para checar o que eu ando fazendo e quando eu vou voltar ao Brasil de novo. Vamos detonar em dezembro.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Paul D'ianno"
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire
Bruce Dickinson: cantor pilotará jatinho em maratona beneficente
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal
Iron Maiden: Rachel Sheherazade testa conhecimentos sobre a banda

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas