Em 01/03/1974: Rush lançava o seu primeiro álbum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Bira Abreu, Fonte: Facebook, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Este mês marca o 43º aniversário do álbum homônimo de estréia do RUSH, lançado em 1° março de 1974. Enquanto a maioria de nós passou a apreciar a banda por seu som prog-rock pesado, este álbum foi a coisa mais distante do estilo do Rush que todos conhecemos.

Geddy Lee: músico nega que tocará com Yes no Rock Hall Of FameCristina Scabbia: "Símbolo sexual? Fico surpresa com isto!"

Imagem

E verdade seja dita, a maioria das canções do primeiro disco da banda soa com uma forte influência do rock-blues do Led Zeppelin e pitadas de The Who, só que com letras não muito boas.

O baterista original John Rutsey havia sido encarregado de escrever muitas das letras para o álbum, mas complicações com sua diabetes o forçaram a deixar a banda prematuramente, o que fez com que o baixista e vocalista Geddy Lee assumisse de última hora a maior parte delas.

A incapacidade de Rutsey para continuar com a banda levou à sua substituição por Neil Peart pouco tempo depois. A partir daí, com Peart nas baquetas e nas letras, é que começa efetivamente a história do Rush progressivo com músicas de composições complexas e letras ecléticas que tornam a banda tão singular.

O disco "Rush" em si é uma excelente amostra de blues-rock de primeira qualidade, além de contar com a clássica "Working Man", mas o fato é que foi com os álbuns subsequentes que o Rush se consolidou como umas das bandas mais importantes da história do rock.

Imagem

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Ao vivo
Álbuns clássicos que você deveria conhecer

Geddy Lee: músico nega que tocará com Yes no Rock Hall Of FameYes: Jon Anderson no Hall da Fama, Geddy Lee pode subir ao palcoRush: veja "Tom Sawyer" tocada ao vivo por uma única pessoa!Todas as matérias e notícias sobre "Rush"

Capas de álbuns
As mais obscuras e marcantes da história

Barão Vermelho
Riff de "Pro Dia Nascer Feliz" veio do Rush?

Ozzy
Outros rockeiros que usaram camisetas do grêmio

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Fatos ImportantesTodas as matérias sobre "Rush"

Cristina Scabbia
"Símbolo sexual? fico surpresa com isto!"

Aerosmith
"Escreveram grandes músicas quando eram bêbados e drogados!"

Iron Maiden
Desvendando a música "Paschendale"

Guns N' Roses: contrato de Slash está pior que nos anos noventa?Manowar: assista Regis Tadeu pegando pressão épica de fãs trueAquiles Priester: os álbuns que marcaram o bateristaAce Frehley: "Gene só quer dinheiro! Eu quero música e arte!"Metallica: assista uma impressionante versão de Master of PuppetsLoudwire: as Deusas Supremas do Rock

Sobre Bira Abreu

Sociólogo nascido em Ubatuba, litoral de SP, tive meu primeiro contato com o metal aos 12 anos, através do "Piece of Mind", do Iron Maiden. Fiquei fascinado! Sou bem eclético, ouvindo bandas que vão de Thin Lizzy à Meshuggah, mas sempre tive uma queda por bandas com uma pegada mais progressiva e tals, a começar por Rush. Atualmente, o que nunca sai da minha playlist: Mastodon, Gojira, Sepultura e Black Sabbath. Na verdade, me considero aficcionado por Mastodon, a melhor banda de metal do séc. XXI ever.

Mais matérias de Bira Abreu no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online