Cliff Burton: O segredo do som de uma lenda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ronan Victor
Enviar correções  |  Comentários  | 

Mais uma vez estou aqui para falar de outra lenda. Esta é a terceira que faço falando de grandes nomes no cenário musical... A primeira matéria foi sobre o guitarrista Slash (Guns N'Roses/Velvet Revolver) e a segunda matéria sobre Dimebag Darrell (Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel).

Slash: o segredo do timbre do guitarrista
Dimebag Darrell: como ele conseguia aquele som?

Hoje não falarei de um guitarrista, hoje o assunto é sobre o lendário baixista do Metallica: CLIFF BURTON.

Imagem

Cliff Burton nasceu em Castro Valley CA em 10 de fevereiro de 1962, seu interesse por música teve inicio quando seu pai lhe mostrou o Jazz. O que muitos não sabem é que o primeiro instrumento de Burton não foi o baixo, e sim um TECLADO.

Cliff começou a tocar baixo aos 13 anos, após a morte de seu irmão Scott. Cliff chegou a tocar com Jim Martin, ex-guitarrista do Faith No More em uma banda chamada Agents of Misfortune. Foi nessa banda que o estilo diferenciado de Cliff começou a ser notado.

Cliff junto com sua primeira 'grande banda' Trauma viajaram para Los Angeles para tocar no Whisky a Go Go, e foi nessa apresentação que James Hetfield e Lars Ulrich (que estavam na plateia) o viram tocar pela primeira vez. Desde que o viram tocar Hetfield e Ulrich começaram a persuadir Cliff para se juntar ao Metallica para substituir o baixista Ron McGovney.. Daí pra frente todo mundo (ou quase) já conhece a história de Cliff Burton no Metallica até sua morte em 1986 devido um acidente automotivo.

Imagem

Voltando a falar sobre o tema da matéria.. Como era feito o "som" de Cliff Burton?

Responsável direto sobre o som diferenciado que o Metallica tinha na época, Cliff com certeza é uma referencia e um ícone do heavy metal. Entre seus "brinquedos" estão:

BAIXOS:

Rickenbacker 4001

Imagem

Alembic Spoiler

Imagem

Aria Pro II

Imagem

AMPS:

Mesa Boogie 4"x12" Cabinets & 1"x15" Cabinets

Imagem

Ampeg SVT-1540HE Classis Series Enclosure

Imagem

E é claro os principais responsáveis pelo destaque de Cliff Burton:

Morley Power Wah Boost

Imagem

Usado nos solos e nas musicas "Seek And Destroy" e "For Whom The Bell Tolls".

Electro Harmonix Big Muff

Imagem

Usado em "Pulling-Teeth", "Seek And Destroy" e "For Whom The Bell Tolls".

Abaixo um vídeo com mais detalhes (e em inglês) mostra como conseguir o timbre de Cliff Burton.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Para finalizar é claro que não posso deixar de falar: equipamentos QUALQUER UM consegue comprar, tocar da forma que Cliff Burton tocava, é outra história!!!

Imagem

Comentem abaixo sugestões de novas matérias...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Metallica
Como seria se tocassem "Moth Into Flame" em 1989?

Azry: tocando Metallica aos cinco anos de idadeMetallica: uma divertida compilação de Hetfield dizendo "no"Metallica: banda leva 200 mil pessoas em três shows no MéxicoTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Metallica
Banda considerou contratar baixista do Megadeth

Metallica
Lars Ulrich: "Não sou ganancioso ou anti-internet!"

Guitarra
Os melhores solos da história segundo a Guitar World

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de maio de 2015

Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Metallica"

Gibson
Os 10 riffs mais incríveis dos anos 80

Tico Santa Cruz
Algumas análises de músicas que não ouvimos

Mike Portnoy
O outro lado da saída do Dream Theater

Slipknot: Corey Taylor redefine o termo "vergonha alheia"Cascavelletes: Uma inadequada "Eu Quis Comer Você" no programa de AngélicaKiss: reflexões de Paul Stanley sobre envelhecerSlayer: King não entende como alguém pode querer entrar no MegadethSlayer: as fotos mais legais do Instagram da mulher de Kerry King

Sobre Ronan Victor

Ronan Victor, Goiano, aprendeu apreciar a boa música (rock) aos 13 anos de idade, aos 16 comprou a primeira guitarra (instrumento que não larga até hoje), tem como influência o guitarrista SLASH - Guns n Roses / Velvet Revolver.

Mais matérias de Ronan Victor no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online