Backward Messages: Mensagens ao contrário em músicas de Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Luiz Felipe Lima, Fonte: Delfos
Enviar correções  |  Comentários  | 

Não é novidade que o rock sempre foi um gênero associado a coisas ruins. Desde que o rock é rock ele é visto por uma boa parte das pessoas como um estilo musical degenerado, que incita seus ouvintes a serem, digamos assim, levianos. Todos sabemos que não há nada de errado em cantar sobre desejos sexuais - principalmente se eles envolverem alimentos - mas para muita gente o buraco é mais embaixo.

Heavy Metal: a história em uma música, apenasCorey Taylor: seria melhor se a mídia nem falasse de Metal

Matéria originalmente publicada no site DELFOS
http://www.delfos.jor.br

Como se não fosse o bastante criticar o rock por falar de sexo em muitas músicas - como se as pessoas nascessem mesmo da cegonha... - existem pessoas que associam o gênero ao ocultismo, ao satanismo e até mesmo dizem que algumas letras incitam o suicídio (!). O fato é que uma boa parcela desse pensamento se deve às famosas backward messages).

OIRÁRTNOC OA SINIV ODNADOR

Backward messages (que em tradução livre seria algo como "mensagem ao contrário"), ou simplesmente backmasking, são mensagens cujo teor não se pode perceber ouvindo a música normalmente, mas apenas de trás pra frente (sim, delfonauta, exatamente como se falava dos discos da Xuxa antigamente). Porém, é importante frisar que existem diferenças entre as formas de se fazer backmasking.

É possível fazer uma inversão fonética e, através da utilização dos fonemas certos, produzir uma frase que faça sentido ao ser tocada de trás pra frente. Existe um vídeo de um garoto escocês de 10 anos fazendo exatamente isso, contudo é perceptível que quando ele fala no sentido normal - forward - a frase soa completamente desconexa, só sendo possível entender algo se posta de trás pra frente - backward. Apesar disso, guarde esse exemplo - porque no final da matéria ele vai ser deveras importante.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Contudo, a maneira mais comum de se fazer as backward messages é mesmo gravando a frase no sentido normal e colocando-a ao contrário na gravação. Atualmente se tornou muito mais fácil fazer isso devido ao avanço da tecnologia, não sendo mais necessário ter todo o trabalho que se tinha décadas atrás - e que consistia em gravar, cortar o rolo de fita, colar ao contrário...

Ainda há uma terceira explicação, e que provavelmente vai explicar algumas mensagens postas aqui: coincidência. Nem sempre as frases são audíveis e às vezes é necessário ter muita boa vontade para "ouvi-las". Mas o mundo é feito de acasos, não? Pois vamos lá, começando pelas mais engraçadas.

PINK FLOYD
Música: Empty Spaces
Álbum: The Wall

O que temos aqui é uma brincadeira da banda com backmasking. Ouve-se claramente Roger Waters falando "Congratulations, You have just discovered the secret message. Please send your answer to 'Old Pink', care of the funny farm, Chalfont..." (tradução livre: "Parabéns, você descobriu a mensagem secreta. Por favor envie sua resposta para o velho Pink, com destino à fazenda engraçada, Chalfont...") e uma outra voz falando "Roger, Carolyne's on the phone..." (Roger, Carolyne está no telefone). Acredita-se que o "velho Pink" da mensagem trata-se de Syd Barret, o vocalista anterior da banda, enquanto a Carolyne que está no telefone era a esposa de Waters na época.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

ROGER WATERS
Música: Perfect Sense Pt. 1
Álbum: Amused to Death

E não é que o Roger Waters gostou mesmo de fazer backmasking? No seu disco-solo Amused to Death, Roger gravou uma mensagem ao contrário como forma de protestar por Stanley Kubrick não ter permitido que ele usasse sons do filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço na gravação - o que é irônico, pois o Pink Floyd foi cotado para fazer a trilha-sonora do filme em questão na época...

Na mensagem, Waters diz "Julia, however, in light and visions of the issues of Stanley, we have changed our minds. We have decided to include a backward message, Stanley, for you and all the other book burners" (Julia, em vista dos assuntos de Stanley, mudamos de ideia. Decidimos incluir uma mensagem oculta, Stanley, para você e para os demais queimadores de livros).

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

OZZY OSBOURNE
Música: Bloodbath in Paradise
Álbum: No Rest for the Wicked

E é claro que Ozzy Osbourne iria aparecer nesta lista. Na música Bloodbath In Paradise, o cantor põe uma mensagem que, ao ser tocada ao contrário, diz claramente: "Your mother sells whelks in Hull" (sua mãe vende moluscos em Hull). Assustador, não?

O motivo dessa mensagem subliminar tem a ver com o problema judicial que o Madman teve anos antes. Ele foi processado por pais que diziam que a música Suicide Solution continha mensagens subliminares incitando o suicídio e que elas foram a razão para que o filho deles se matasse - história que Ozzy conta em detalhes em sua autobiografia.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

IRON MAIDEN
Música: Still Life
Álbum: Piece of Mind

O Iron Maiden também deixou uma pequena mensagem ao contrário na música Still Life. Nicko McBrain, o baterista da banda, deixou as seguintes mensagens: "what ho sed de t'ing wid de t'ree bonce" (o que disse o monstro de três cabeças), "don't meddle wid t'ings you don't understand" (não mexa com coisas que não entende) e um amigável arroto ("burp!", que traduzido quer dizer quase a mesma coisa). Esta mensagem tem dois lados. O primeiro é o de que Nicko estava imitando o ditador da Uganda Idi Amin Dada, que governou o país entre 1971 e 1979. Mas o fato é que essa imitação de Nicko, na verdade, se deve a uma outra imitação do ditador, feita por John Bird para o álbum de comédia The Collected Broadcasts of Idi Amin. E McBrain se revela não só um bom baterista, mas também um bom imitador, pois consegue imitar John Bird quase perfeitamente.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O segundo lado é o de que essa mensagem era uma resposta às acusações de que a banda era satanista. O pensamento da banda à época foi: já que a banda é acusada de tamanha estupidez, nada melhor do que dar algo para as pessoas poderem ser estúpidas, não?

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

MOTÖRHEAD
Música: Nightmare/The Dreamtime
Álbum: 1916

Lemmy Kilmister também deixou sua contribuição. Nesta música ele deixa uma longa mensagem, que diz: “Now tell me about your miserable little lives. I do not subscribe to your superstitious, narrow minded flights of paranoia. I and people like me, will always prevail! You will never stifle our free speech in any country in the world, ‘coz we will fight forever.” (Agora conte-me sobre suas pequenas e miseráveis vidas. Eu não concordo com os seus supersticiosos e intolerantes voos paranóicos. Eu e pessoas como eu vamos sempre prevalecer! Vocês nunca vão sufocar nossa voz em nenhum país do mundo, porque nós vamos lutar para sempre.)

Não se sabe ao certo para quem essa mensagem foi direcionada, mas existem duas suposições. Uma delas é a de que essa mensagem se devia à luta judicial em que a banda se encontrava com a gravadora na época. A outra diz que se referia ao episódio de censura promovido por Tipper Gore através do comitê chamado "Parents Music Resource Center". Seja para quem for, o fato é que essa é provavelmente a mensagem mais badass de todas - e ela é badass tanto no sentido certo quanto ao contrário.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

SLAYER
Música: Hell Awaits
Álbum: Hell Awaits

Essa é bem interessante. No sentido normal da música, nós temos ruídos que parecem vindos das profundezas do inferno e vozes endemoninhadas gritando algo na língua do Belzebu. Pois quando tocamos a música no sentido contrário, temos ruídos que parecem vindos das profundezas do inferno e vozes endemoninhadas gritando "Join us" (Junte-se a nós). Simpático, para dizer o mínimo.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA
Música: Eldorado
Álbum: Eldorado

Essa é uma das mais forçadas, sem dúvida. A seguinte "mensagem" é: “He is the nasty one. Christ, you’re infernal. It is said we’re dead men. Everyone who has the mark will live” (Ele é o desagradável. Cristo, você é infernal. Diz-se que estamos mortos. Todos que tiverem a marca viverão). Haja ouvido para entender isso tudo.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Mas o mais legal é que depois dessa suposta mensagem, o vocalista da banda, Jeff Lynne resolveu entrar na brincadeira e fazer backmasking de verdade. Uma das mais legais é, sem dúvida, a da música Fire on High, que diz: ”The music is reversible, but time… is not. Turn back! Turn back! Turn back! Turn back!” (A música pode ser rodada ao contrário, mas o tempo... não. Volte! Volte! Volte! Volte!). Criativo, sem dúvida.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

QUEEN
Música: Another One Bites the Dust
Álbum: The Game

Outra bem forçada, a mensagem ao contrário da música Another One Bites the Dust diz "It's fun to smoke marijuana" (É legal fumar maconha). A mensagem é bobinha, é verdade, mas ainda assim é uma das mais famosas.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

EAGLES
Música: Hotel California
Álbum: Hotel California

Quem diria que essa música do Eagles, tão agradável de se ouvir, teria uma mensagem ao contrário? Pois sim, delfonauta. Temos aqui uma pequena frase, que diz "Yes, Satan hears this, he had me believe in him" (Sim, Satã ouve isso, eu acredito nele). Pequena e levemente assustadora, não?

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

À época algumas pessoas diziam que o "Hotel California" em questão era na verdade um hotel comprado por Anton LaVey que se tornou a Igreja de Satã. Outras ainda diziam que na verdade se tratava de um hospital psiquiátrico... Teorias conspiratórias à parte, não acho que essa mensagem precise de um motivo para dar uns leves calafrios no ouvinte.

BEATLES
Música: Revolution 9
Álbum: The Beatles (White Album)

Os Reis do Iê-Iê-Iê têm diversas músicas com mensagens ao contrário, isso é fato. Porém, a maior parte delas é devido àquela famosa teoria conspiratória de que Paul McCartney estaria morto, logo não faria sentido falar de uma delas e não mostrar as outras - assim como também não faria sentido colocar todas elas e fazer desta matéria um testamento. Por isso, temos aqui uma outra, tão interessante quanto.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A faixa Revolution 9 não contém nada de muito especial, a princípio. A questão é que quando tocamos ela ao contrário, a clássica frase "It's number nine" se transforma em "Turn me on, dead man" (Me ligue, homem morto - com "ligar" no sentido de "ligar uma máquina"). Lembrou do garotinho do primeiro vídeo lá de cima? Pois deixe eu te mostrar algo um pouco mais, digamos, genial.

LED ZEPPELIN
Música: Stairway to Heaven
Álbum: Led Zeppelin IV

O Led Zeppelin é provavelmente a banda dos anos 70 que mais deu motivos para ser atacada pela mídia. Desde as histórias mais lascivas possíveis (alguém aí sabe da história do sexo protagonizado por uma groupie e um peixe?) até o "causo" clássico de que a banda vendeu a sua alma ao demônio em troca de sucesso. Mas, afinal, o que daria tanto motivo para isso? Bom, um deles sem dúvida está aqui.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Vou me concentrar apenas nas duas primeiras frases, pois são as que fazem mais sentido.

"Here's to my sweet Satan. The one whose little path would make me sad, whose power is Satan." (Para o meu doce Satã. Aquele cujo caminho me deixaria triste, cujo caminho é Satã.)

O que torna estas tão interessantes é o fato de que são frases bastante longas e claramente audíveis, mas que no sentido normal da música se apresentam como versos inofensivos e naturais. No vídeo do início da matéria, as frases do garoto de 10 anos fazem sentido quando postas no sentido reverso, mas soam como burburinhos desconexos, e aqui temos Robert Plant cantando versos reais que, ao contrário, também formam versos reais!

Não estou colocando em pauta o conteúdo das frases. Não importa muito o fato de a mensagem ao contrário envolver ocultismo, mas sim o de que a banda fez uma gravação com backmasking natural - algo que serve apenas como mais uma demonstração da genialidade do Led Zeppelin.

BONS SONHOS

Claro que existem muitos outros exemplos de backmasking, mas eu procurei me concentrar nos mais clássicos e mais interessantes. Obviamente, não sou tão cruel assim para deixar como última lembrança a longa mensagem de Stairway to Heaven, então aqui vai a mensagem que provavelmente vai fazer você questionar todas as outras.

A música 665 do Soundgarden também contém uma mensagem ao contrário. Só que, ao invés de invocar Satã, Chris Cornell escolheu alguém um pouco mais gordo e barbudo.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Sim, delfonauta, aqui temos uma verdadeira declaração a Santa (ou, como chamamos aqui no país do futebol, Papai Noel). Love you, Santa, my Christmas king e Santa is my king são apenas alguns dos versos proferidos nesta verdadeira ode ao Bom Velhinho. E a pergunta que fica é: será que todas essas frases "satanistas" não eram apenas mensagens subliminares para estimularem o consumo no Natal? Pense nisso.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Bruce Dickinson
A diferença entre cantar em shows e pilotar avião

Heavy Metal: a história em uma música, apenasTop 5: Músicas InstrumentaisTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Collectors Room
Conheça o sujeito que invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Iron Maiden
Nicko McBrain fala sobre sua conversão ao cristianismo

Iron Maiden
Membro do parlamento não pode usar camiseta

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de julho de 2014

Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"Todas as matérias sobre "Pink Floyd"Todas as matérias sobre "Roger Waters"Todas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"Todas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Motorhead"Todas as matérias sobre "Slayer"Todas as matérias sobre "Queen"Todas as matérias sobre "Eagles"Todas as matérias sobre "Beatles"Todas as matérias sobre "Soundgarden"

Corey Taylor
Seria melhor se a mídia nem falasse de Metal

Rob Halford
Vocalista comenta seu álbum preferido do Black Sabbath

Queen
Nova foto de John Deacon circula pela rede

Axl Rose: Afinal de contas, o que houve com sua voz?Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famososTradução - Number Of The Beast - Iron MaidenMetallica: foto rara de formação original do grupoMetallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anosSlipknot: Vinnie aconselhou Corey depois da morte de Paul

Sobre Luiz Felipe Lima

Depois de ficar louco com o Ritualive do Shaman nos primórdios dos anos 2000, a sua trajetória no Metal apenas se intensificou. Fã inveterado de Pantera, aprendeu rápido que é possível achar música boa desde Death até Europe, e escreve para que cada vez mais pessoas consigam perceber que não se pode ter uma mente pequena se você quiser conhecer grandes músicas.

Mais matérias de Luiz Felipe Lima no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online