Matérias Mais Lidas


Madonna: quando Monte Pittman ensinou um Riff do Pantera

Por André F. Vascontim
Fonte: Decibel Magazine
Postado em 20 de fevereiro de 2014

Já falamos deste assunto antes (link abaixo).

Porém, em uma entrevista exclusiva para a revista Decibel Magazine publicada em 20 de Janeiro, MONTE PITTMAN (MADONNA, PRONG), falou de sua familiaridade com o Pantera e o que o Dimebag Darrell (PANTERA, DAMAGEPLAN) teve a ver com toda essa história envolvendo a "polêmica" de Madonna tocando o riff de "A New Level". Confira a seguir.

Pantera - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Há muitos detalhes que levaram a isto. Não foi algo que apenas aconteceu do nada. Aquilo foi quando eu estava tocando no Prong. Houve um show em Dallas, e lá foi o lugar mais próximo que já tocamos de onde eu vim (Longview, Texas). Dimebag foi ao show. Ele chegou cedo, na passagem de som para dizer oi a todos. Tommy Victor (PRONG, DANZIG, MINISTRY) foi me apresentar a Dimebag. Era só eu, Tommy e Dime nos bastidores do Galaxy. Tommy dizia: "Este é o cara novo. Ele está tocando guitarra com a gente.". Dime meio que sabia sobre mim por causa da minha banda que era do Texas. Sterling Winfield (antigo produtor do Pantera) fez o nosso último álbum, então havia um pouco de familiaridade. E Dime dizia: "Vocês tocam ‘Cut Rate’?". E a gente tipo, "Claro". E ele, "Esta é uma das minhas músicas favoritas do Prong, cara." E ele ficava olhando pra mim tipo, "Você consegue tocar o solo, certo? Você sabe aquela parte?". E ele ficou fazendo o solo com a boca. E eu disse, "Claro, esta provavelmente é uma das coisas mais difíceis que eu já toquei porque esta música é muito agitada". E ao vivo, nós tocamos esta música bem mais rápida. Então ele disse, "Você tem que ficar em cima daquela corda!". E eu fiquei tipo, "Sim, eu sei."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns anos mais tarde, eu estava tocando baixo no Prong. Nós estávamos tocando na cidade de Oklahoma e estávamos exaustos, fazendo muitas viagens e tocando todos os dias. Nós tocamos essa música, e eu tive que tocá-la no baixo, o que é ainda mais difícil [do que tocá-la na guitarra]. E eu fiquei pensando, "Como Paul Raven (Baixista do Prong) toca isso?". Então uma voz ecuou na minha cabeça: "Você tem que ficar em cima daquela corda". Eu fiz aquilo que ele havia me dito. Quando você toca rápido, sua palheta naturalmente se afasta da corda, mas ela não precisa se afastar tanto. Então eu meio que percebi o que Dime quis dizer, e aquilo mudou minha técnica da mão direita de tocar para sempre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora avançando mais para frente novamente, nós estávamos nos preparando para uma turnê da Madonna (Sticky and Sweet). Ela e eu praticávamos guitarra. Nós trabalhávamos em algumas coisas com a mão esquerda, então nós começamos a trabalhar com a mão direita. Eu disse, "Vamos trabalhar na sua mão direita. Aqui estão algumas técnicas.". Então eu contei a ela a história do que Dime me disse, "Você tem que ficar em cima daquela corda.". Isso meio que me levou a contar toda a história do Pantera e como aquilo estava relacionado a mim. Eles não eram apenas uma banda que eu descobri por acaso, eles eram nossos heróis de nossa cidade natal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No dia seguinte, ela voltou, e eu posso dizer que ela vinha praticando na guitarra o que eu disse. Ela estava palhetando chugga chugga chugga na guitarra. Eu estava tipo, "Uau! Isso está bem melhor! É uma grande diferença.". Ela disse, "Sim. Você tem que ficar em cima daquela corda.".

E assim, ao mesmo tempo, ela tinha começado uma nova direção musical. Ela queria fazer sua música "Hung Up" com sua guitarra. Mas ela é em Ré menor. Aquilo poderia ser uma grande oportunidade para eu mostrar a ela a afinação em Ré dropada na guitarra. Então eu estava mostrando a ela o som, e eu disse, "Você quer saber de uma coisa? Vou te ensinar a tocar Pantera." Então eu mostrei para ela o riff de "A New Level" porque eu pensei que seria fácil lembrar como as notas se movem cromaticamente, uma de cada vez. Ela adorou aquilo. Ela continuou tocando aquilo o tempo todo. Quando estávamos em ensaios da banda tocando "Hung Up", toda vez que terminava esta música ela começava a tocar o riff do Pantera. O resto da banda de Madonna não era familiarizada com aquele tipo de música, então eles apenas começaram a tocar que ela estava tocando. Todos os dias em ensaios quando nós terminávamos aquela música, nós começávamos a tocar aquele riff. Eu pensei, "Ei, isso é legal, é divertido.".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Mas então, de repente, você começa a ver, o gerente de turnê entrar nos ensaios. Todas essas pessoas de produção e etc. começaram a aparecer nos ensaios enquanto estavam trabalhando, mas apenas colocando a cabeça na porta, tipo, "Ei, eu quero ver Madonna tocar aquela parte do Pantera de novo."

Então isto se tornou parte do show ao vivo dela. Eu fiquei muito surpreso dela ter mantido isto nos shows. Claro, eu não vou dizer que não. Quando mais eu iria começar a tocar Pantera no palco de um estádio? Mas foi isso. Essa foi a origem da história."

Aqui podemos ver Madonna e Pittman tocando "Hung Up" e o começo do riff de "A New Level" em 4:27.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André F. Vascontim

André F. Vascontim, nascido em 1991, vive em São Paulo. Começou ouvindo Grunge e hoje é adorador de Metal pesado (para não citar gêneros e derivados). Guitarrista desde 2004 tendo como suas principais influências Dimebag Darrell, Marc Rizzo, Zakk Wylde e Kirk Hammet. Além de guitarrista, é Web Designer e estuda Design Gráfico. Gosta também de trabalhar com gravação e edição musical de áudio e vídeos amadores para fim próprio.
Mais matérias de André F. Vascontim.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS