Por um triz: quando por pouco a história do Rock não foi a mesma

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Por um triz: quando por pouco a história do Rock não foi a mesma

Traduzido por Andrezinho Martini | Fonte: Loudwire

  | Comentários:

Sempre existem momentos em que a vida encontra uma bifurcação na estrada e o próximo passo realmente mudará o seu futuro. Algumas vezes na música, há fama, sucesso e realização criativa à frente, enquanto outras vezes existem oportunidades perdidas de algo que poderia ter sido realmente grande.

Os sites Loudwire, Ultimate Classic Rock e Duffuser.fm se juntaram para eleger os momentos chave do rock, que poderiam ter alterado a música pra sempre se outros caminhos tivessem sido seguidos.

SLASH FAZ TESTE PARA O POISON

Imagem
Hollywood era o lugar para se estar dos aspirantes a rockeiros buscando sucesso nos anos 80. Mas pouco antes de termos sido bem-vindos à floresta ["welcomed to the jungle"], Slash fez testes para o Poison, liderado por Bret Michels. Em uma entrevista em 2010 à Classic Rock Revisted, Slash revelou que ele tinha decidido abandonar o antecessor do Guns, o Hollywood Rose, e foi indicado ao Poison pelo ex-guitarrista da época.

Slash disse que ele chegou à final, com apenas mais um guitarrista, mas sabia que não ia funcionar quando pediram que ele usasse maquiagem. Poison acabou oferecendo o cargo para C.C. Deville. Se Slash tivesse entrado no Poison, o Guns'n'Roses teria atingido o auge sem ele? E, por outro lado, teria o Poison atingido o status que o GN'R acabou sendo?

TONY IOMMI, GUITARRISTA DO BLACK SABBATH, PERDE A PONTA DOS DEDOS

Imagem
Tony Iommi é um dos padrinhos do Heavy Metal, mas sua carreira foi quase encerrada prematuramente. Aos 17 anos, Iommi se envolveu num acidente de trabalho que resultou na perda das pontas dos dedos médio e anelar da mão direita.

Como resultado, Iommy fez ajustes no seu modo de tocar, com afinações baixas para facilitar o ato. No fim, isso criou o som característico do Black Sabbath. O que poderia ter sido um trágico acidente se tornou uma benção para o Heavy Metal, mas se algo um pouco mais grave tivesse ocorrido o Metal como conhecemos talvez nem tivesse existido.

JOHN FRUSCIANTE DEIXA O RED HOT CHILI PEPPERS

Imagem
Após a trágica morte de Hillel Slovak, o Red Hot Chili Peppers recrutou John Frusciante como seu novo guitarrista. Frusciante provaria ser um membro pleno da banda, com suas contribuições tocando grande parte nos clássicos álbuns 'Mother's Milk' e 'Blood Sugar Sex Magik.'

Porém, Frusciante deixou o RHCP depois de 'Blood Sugar Sex Magik' e a banda gravou o levemente decepcionante 'One Hot Minute' com Dave Navarro na guitarra. Por sorte, Frusciante voltou ao grupo em 1998 e o RHCP lançou o aclamado disco 'Californication,' seguido dos álbuns 'By the Way' e 'Stadium Arcadium.'

Considerando que Frusciante deixou a banda de novo, não há provas de qual caminho teria seguido o RHCP caso eles não tivessem se juntado novamente no fim dos anos 90.

PINK FLOYD QUASE FAZ RAP

Imagem
Bom, o que uma lendária banda de rock progressivo inglesa faz em seguida quando está gravando seu primeiro álbum após a perda de um dos membros mais importantes? Eles fazem Rap, obviamente - pelo menos foi o que pensou o produtor Bob Ezrin e sugeriu quando eles gravavam 'A Momentary Lapse of Reason.'

'Eu trouxe um pouco a ideia pra David Gilmour tipo, 'Cara, eu acho que isso com uma batida rock vai soar ótimo,'' ele relembra.

Por sorte, Gilmour deu zero credibilidade à destrutiva ideia. 'Ele disse, 'Oh meu deus, isso seria terrível,' Ezrin diz, rindo. 'Ele não podia acreditar. Ele odiou a ideia.'

KEITH RICHARDS QUASE PERDE 'SATISFACTION'

Imagem
Em 1965, o Rolling Stones emplacou seu maior hit, 'Satisfaction' - mas o guitarrista Keith Richards quase não finalizou a canção. Ele apareceu com o riff principal de manhã, num motel na Flórida quando estavam em turnê, gravando em uma fita antes de voltar a dormir.

Quando Richards acordou, tinha apenas um pedaço do riff na fita, seguido de 45 minutos de roncos, ele diz. Mas foi o suficiente para ele mostrar a Mick Jagger, que reconheceu o potencial e botou a mão na massa, finalizando a música. Caso Richards não tivesse gravado aquele pedaço - ou esquecido e não ouvido de novo - os Stones talvez teriam perdido sua música mais característica. Ironicamente, Richards não ligou muito pra ela no começo.

JOHN LENNON DIZ QUE 'OS BEATLES SÃO MAIS POPULARES QUE JESUS'

Imagem
Em 1966, John Lennon, em uma entrevista ao London Evening Standard, disse que acreditava que o cristianismo estava acabando, dizendo sobre os Beatles, 'Somos mais populares que Jesus agora.'

A frase foi tirada do contexto nos Estados Unidos, promovendo uma enorme revolta, principalmente - surpresa! - no Alabama, quando dois DJs começaram a boicotar os Beatles, inclusive queimando seus discos.

O incidente poderia ter destruído a carreira do mais importante grupo de rock de todos os tempos - mas o furor ocasionalmente acabou quando Lennon esclareceu seus termos em uma conferência de imprensa.

OZZY OSBOURNE QUASE DESMAIA DURANTE TESTE DE RANDY RHOADS

Imagem
Ozzy Osbourne é um dos mais influentes cantores de Metal de todos os tempos, mas no final de 1979 o ex-vocalista do Black Sabbath estava desempregado, quebrado e tentando uma improvável carreira solo.

Nas audições para sua nova banda, veio um até que conhecido guitarrista chamado Randy Rhoads. Não sendo um fã do Sabbath, Rhoads não queria nem ter ido, mas atendeu o pedido de um amigo.

Rhoads tinha apenas tocado alguns exercícios de aquecimento quando um abismado (e altamente intoxicado) Osbourne lhe deu o cargo momentos antes de desmaiar. É difícil imaginar a carreira estratosférica de Ozzy se ele tivesse perdido Rhoads.

JETHRO TULL BATE O METALLICA PARA O GRAMMY DE MELHOR BANDA DE HARD ROCK/HEAVY METAL

Imagem
Em 1988, o Metal estava finalmente fazendo a curva entre o obscuro e o sucesso de crítica quando o Metallica foi nomeado ao Grammy de melhor banda de Hard Rock/Heavy Metal. Mas em um dos maiores desapontamentos do rock, o prêmio foi para os rockeiros progressivos do Jethro Tull.

Por sorte, o incidente não prejudicou o Metallica, que virou de leve para um lado mais comercial no seu próximo álbum e continuou para ser uma das maiores bandas de rock de sua geração. Ainda assim - e se James Hetfield tivesse pegado uma flauta e tentado atingir o sucesso de crítica do Tull? Onde eles estariam?

O BATERISTA JOEY RAMONE

Imagem
Como os fãs de verdade dirão, Joey Ramone não foi sempre o vocalista da clássica banda de NY. O companheiro nascido Jeffry Hyman começou na bateria, levando batidas simples enquanto Douglas Colvin, logo conhecido como Dee Dee Ramone, segurava os vocais.

Essa formação deveria ter ficado, mas Dee Dee não conseguia tocar baixo e cantar ao mesmo tempo. Entra Thomas Erdelyi, um amigo do grupo tinha sido escalado para ser o empresário. Erdelyi, posteriormente conhecido como o baterista Tommy Ramone, convenceu Joey a assumir o microfone. Estamos gratos por tê-lo feito. Sem a liderança de Joey, os Ramones não estouram, punk não existiria e o rock alternativo não aconteceria na América.

DAVE GROHL SEGUE CONSELHO DA MÃE E VAI PARA O NIRVANA

Imagem
O primeiro som que você ouve em 'Smells Like Teen Spirit' é a guitarra de Kurt Cobain, mas é a introdução de Grohl na bateria que preenche e faz com que a música continue. Aquela rajada percussiva acendeu a revolução de rock alternativo nos anos 90, mas se não fosse pela mãe de Grohl essa guerra talvez não tivesse visto seu tiro inicial.

Quando Grohl conheceu Cobain e o baixista Krist Novaselic, ele estava em turnê com seus companheiros da banda de hardcore de Washington 'Scream.' Kurt e Krist o chamaram para se juntar ao grupo, uma banda de Seattle com algum renome, mas ele estava dividido e pediu conselho à sua mãe. 'Ela me disse que existem momentos que é melhor fazer o que é melhor pra você,' Grohl disse ao Guardian. Teria 'Nevermind' sido bom sem Grohl? Teria o Nirvana estourado? Estaria o Winger nas paradas? Graças a mamãe Grohl não precisamos descobrir.

Leia a matéria completa (em inglês) no link abaixo.
http://loudwire.com/slash-poison-moments-that-nearly-destroy...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Slash"
Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"
Todas as matérias sobre "Poison"
Todas as matérias sobre "Black Sabbath"
Todas as matérias sobre "Pink Floyd"
Todas as matérias sobre "Rolling Stones"
Todas as matérias sobre "Beatles"
Todas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"
Todas as matérias sobre "Ramones"
Todas as matérias sobre "Nirvana"

Guns N' Roses: Em Porto Alegre, um dos melhores shows da turnê
Guns N' Roses: veja alguns vídeos do show em Poa
Guns N' Roses: veja Duff mandando "Attitude" e "Raw Power"
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do primeiro show com Duff
Guns N' Roses: Axl recria momento memorável de 1992
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Porto Alegre
Guns N' Roses: vídeos do primeiro show com Duff McKagan
Axl Rose & Duff McKagan: 20 anos depois, ainda há o que estrear
Guns N' Roses: proibições curiosas para o show na Bolívia
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Florianópolis
Guns N' Roses: pedido de casamento no show da banda em Floripa
Izzy Stradlin: homenagem de fãs para o guitarrista
Humor: O teste de David Lee Roth para entrar na banda de Slash
Slash: gravações do novo álbum já foram completadas

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Andrezinho Martini

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas