Pixies: a inspiração lírica de "Here Comes Your Man"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Pixies: a inspiração lírica de "Here Comes Your Man"


  | Comentários:

Imagem
Composta ainda durante a adolescência do homem que viria ser a inspiração maior de KURT COBAIN, “Here Comes Your Man”, foi o segundo single lançado de um dos mais inspirados registros do rock alternativo na década de 80, “Doolittle”, de 1989, veio, na esteria do Ep “Come On Pilgrim” (1987) e “Surfer Rosa” (1988) sacramentar a posição do PIXIES como um dos mais representativos nomes do underground americano. Branda para os padrões líricos e estéticos nada ortodoxos do grupo, “Here comes” é marcada por um riff pegajoso e uma estrutura harmônica quase minimalista.

É, entretanto, em sua letra, que encontram-se alguns dos versos mais obscuros de significância; habituados a ouvir relatos de mutilação e outras bizarrices típicas do letrista e fundador BLACK FRANCIS, a faixa trouxe sentenças inusitadas como “Lá fora tem um vagão esperando, lá fora a família cozinha na fogueira, lá fora nós esperamos até o rosto ficar azul, eu sei o andar nervoso, Eu sei que a barba suja está pendurada, para fora do vagão que está esperando” dando a impressão de uma grande metáfora intrincada aos melhores moldes de “Mr, Tambourine Man” ou algo do gênero. Entretanto em entrevista a New Musical Express no mesmo ano do lançamento do disco, FRANCIS deu uma explicação bem mais prosaica- mas igualmente estranha:

“É sobre bêbados e vagabundos que viajam em trens, e acabam morrendo em terremotos na Califórnia. Antes dos terremotos, tudo fica muito calmo - animais param de falar e pássaros param de cantar e não há vento. É muito sinistro. Eu já passei por alguns terremotos leves porque cresci na Califórnia. Eu estava apenas em um dos grandes, em 1971. É muito emocionante, na verdade - uma situação cômica. É como 'a terra está tremendo, e o que você pode fazer?' Nada.”


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Pixies"

Pixies: No Lolla, mostrando que está mais forte do que nunca
Pixies: anunciando disco de inéditas para o final de abril
Pixies: confira vídeo para "Magdalena"
Pixies: banda lança novo EP e videoclipe
Pixies: confira nova faixa do novo EP
Pixies: veja novo vídeo e quem assumirá o baixo provisoriamente
Pixies: baixista Kim Shattuck deixa a banda
Pixies: confira vídeo de "What Goes Boom"
Lollapalooza: divulgada a programação do festival
Pixies: confira vídeo da faixa "Andro Queen"
Pixies: confira o vídeo de "Indie Cindy"
Nirvana: os 50 discos preferidos da banda em diário de Cobain
Pixies: assista o segundo vídeo para a música "Bagboy"
Pixies: presença confirmada no ITunes Festival
Pixies: após nove anos, nova canção divulgada

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas