WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Joe Satriani: cinco álbuns favoritos fora do lugar comum

Traduzido por Fernando Portelada | Fonte: Musicradar |

Matéria escrita por Joe Satriani para o Music Radar.

Quando se trata de música, eu tenho tantos ‘prazeres não tão secretos’ que é difícil saber por onde começar, então eu vou começar do início. A música que nós amamos quando envelhecemos, vai nos acompanhar pelo resto da vida. Ela se torna parte de nosso DNA.

Nós nunca sabemos qual música vai nos deixar de joelhos, fazer nosso coração acelerar, ou ir direto nossa alma e fazer parte de nós. Abraçamos a música como a trilha sonora de nossas vidas.

Cresci como o caçula de uma casa de sete entusiastas musicais. Fui exposto a diferente estilos de música: Jazz, clássica, funk, rock and roll, blues, etc. Eu adorava tudo. É uma parte de mim, e formou meu estilo com a guitarra hoje.

Alguns dos meus amigos achavam que eu era louco quando eu colocava um disco do BLACK SABBATH, depois um do James Brown, seguido de um do JETHRO TULL, só para continuar com Miles Davis ou Todd Rundgren. Inspiração e genialidade era meu conceito de continuidade. Eu fiz meu melhor para mostrar aos meus amigos os artistas que eu amava, e eles devolveram o favor ao abrir meus olhos para novos tipos de música.

Então aqui estão alguns dos meus prazeres secretos, e não tão secretos...

Imagem

1: Simon & Garfunkel
Simon & Garfunkel’s Greatest Hits (1972)

Esses caras fizeram algumas do folk-rock mais ‘hiper-melódico’ jamais gravado, ponto. A composição de Paul Simon durante os primeiros anos da banda foi estelar. Ela era original, mas ainda assim respeitosa com o idioma folk americano. Foi uma longa forma de se dizer que eu realmente gosto de ouvir e tocar essa música.

Imagem

2: YES
The Yes Album (1971)
Emerson, Lake & Palmer – Trilogy (1972)

Quais são minhas desculpas para amar esses álbuns? Voltando para o ensino médio, a puberdade, os hormônios e claro, o amor à grandes composições com performances magníficas. Eu admito passar muitas horas ouvindo esses discos enquanto não fazia nada de bom com meus amigos/co-conspiradores, namoradas e companheiros de banda, mas ainda assim isto me levou a grandes momentos de clareza musical.

Imagem

3: Eddie Harris
Eddie Harris Sings The Blues (1972)

Eddie Harris realmente tocou meus sentimentos. A música de seu sax foi direto para meu coração na primeira vez que minha mãe colocou este disco para tocar. Meus pais foram da era do jazz e tocavam seus discos favoritos todo o tempo em nossa casa. Eu escutava os grandes sons preencherem nossa sala de estar enquanto me tornava um jovem músico. Aprendi muito.

Imagem

04: IGGY AND THE STOOGES
Raw Power (1973)

Sempre que escuto este disco, fico pensando ‘WTF?’ Ele é tão sujo, cru e mal até o osso. É um daqueles álbuns que de alguma forma adocica em sua memória, mas ao mesmo tempo ainda consegue lhe chocar cada vez que você o põe para tocar.

Imagem

05: Crosby, Stills & Nash
Crosby Stills & Nash (1969)

Eu costumava ouvir este álbum emu ma ‘8-track’ (tecnologia de fitas magnéticas semelhantes às fitas K7). Eu tinha um player de 8-track portátil e podia enfiar minha cabeça entre aqueles dois alto falantes destacáveis para conseguir um melhor som da música enquanto deveria estar fazendo meu dever de casa. Sim, outro disco de minha juventude que nunca consegui deixar para trás, um que resistiu fortemente o teste do tempo, porém. Nada supera uma boa composição, boa performance e gravação quando isto está reunido no mesmo pacote.

Imagem

Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre Joe Satriani

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Fernando Portelada

25 anos, Blogger, Podcaster, Gamer, Leitor de Quadrinhos, Ouvinte de Rock, Jornalista, e chato acima de tudo. Ouviu Imaginations From The Other Side do Blind Guardian aos 13 anos, emprestado por um amigo de escola. Ainda é um de seus álbuns preferidos.

Mais matérias de Fernando Portelada no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Steven Tyler: "Há álbuns que prefiro esquecer"Aerosmith
"Há alguns álbuns dos quais eu prefiro não me lembrar!"
Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia
Megadeth - Perguntas e RespostasMegadeth
Perguntas e respostas e curiosidades diversas