The Smiths: as histórias de "The Boy With The Thorn..."

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

The Smiths: as histórias de "The Boy With The Thorn..."


  | Comentários:

Nascida em meio ao pós-punk inglês da década de 80, THE SMITHS – uma brincadeira com um dos sobrenomes mais comuns no Reino Unido (algo como “Os Silvas”) – foi o principal nome do indie rock no início daquela década. Trazendo letras que misturavam anseios da classe proletária com a cultura livresca de MORRISEY, a banda serviu como influência a toda estética de movimentos notoriamente marcados pelo “selo ianque”: jangle pop, o college rock, e outros movimentos, àquele momento, tidos como alternativos.

Após o lançamento de dois clássicos - “The Smiths” de 1984 e “Meat is Murder” no ano seguinte, a banda lançava “The Queen is Dead” gravado em 1985 e, por questões legais, lançado em 1986. No meio de um turbilhão de problemas - o quebra pau constante entre MORRISEY e JHONNY MARR, o vício em heroína do baixista ANY ROURKE e problemas de gravadora - o disco se consagra como uma obra divisora de águas no rock alternativo: faixas como “The Queen is Dead”, “I Know It´s over” e “Frankly, Mr. Shankly”, mostraram uma banda amadurecida e consagram, em definitivo, MARR como um dos melhores guitarristas não pirotécnicos de sua geração.

Antes porém, em setembro do ano anterior uma das faixas do álbum foi disponibilizada como single no Reino Unido alcançando o posto 23 da Parada Inglesa : “`The Boy With The Thorn In His Side´”é marcada pelo vocal indefectível de MORRISSEY e pelas linhas melódicas sinuosas e, com o passar dos anos, se tornou o carro chefe do repertório da banda e a “cabeça de chave” das coletâneas. Registrada em uma faceta mais bruta – a versão do disco conta com um acompanhamento de cordas durante toda sua execução – e completada no lado B por “Asleep”- que só apareceria novamente em coletâneas – “The Boy” (que em uma tradução mais fidedigna seria algo como “O garoto eternamente atormentado”) é uma crítica velada a indústria musical e aos problemas pessoais do vocalista com gente do mainstream musical. Frases como: “E se eles não acreditam em mim agora\\Eles vão acreditar algum dia?” - ou – “Como eles podem ver o amor em nossos olhos\\ E continuar sem acreditar em nós?”- deixam clara a insatisfação e angústia direcionadas a um alvo certo.

Imagem

A capa do single é uma atração a parte: clicado aos vinte e cinco anos pelo fotógrafo CECIL BEATON aparece o escritor e jornalista americano TRUMAN CAPOTE, autor do clássico “A Sangue Frio” de 1966. Polêmico e altamente excêntrico, CAPOTE, entre outras façanhas, expôs a vida de seus conhecidos da alta sociedade na novela “Preces Atendidas”, disfarçando as personagens sob o manto ficcional. Segundo a auto definição do autor, falecido em 1984 por overdose : “Sou alcóolatra, sou drogado, sou homossexual, sou um gênio”. A definição perfeita de um garoto eternamente atormentado.


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Smiths"

The Smiths: biografia da banda será lançada no Brasil
Morrissey: "Não conheço ninguém que queira reunião dos Smiths"
Morrissey: vídeo inédito de apresentação de 1991 sai essa semana
Phil Anselmo: em vídeo, falando de sua admiração pelos Smiths
Morrissey: Globo Livros lançará biografia no Brasil
Morrissey: lançando releitura de música do Lou Reed
Morrissey: tratamento médico devido a acidente de carro?
Morrissey: editoras brasileiras em disputa por biografia
The Smiths: NME elege disco o "maior álbum de todos os tempos"
Ultimate Classic Rock: nomes originais de álbuns clássicos
Johnny Marr: quem quer reunião tem que arrumar o que fazer
The Smiths: Johnny Marr irritado com quem pede para banda voltar
Morrissey: confira o primeiro vídeo sobre seu filme-concerto
Morrissey: produtora confirma cancelamento
Morrissey: turnê na América do Sul cancelada, diz cantor

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas