Em 04/03/2012 | Pantera: vinnie comenta a a forte ligação com o Van Halen

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Pantera: vinnie comenta a a forte ligação com o Van Halen


  | Comentários:

Imagem
2012 vai ser um ano agitado para VINNIE PAUL. O ex-baterista do PANTERA e do DAMAGEPLAN lançará um novo disco com o HELLYEAH (sua atual banda que conta com o vocalista do MUDVAYNE Chad Gray e o guitarrista Greg Tibbette e o baixista Bob Zilla) em junho. Ele também passará a maioria do ano excursionando para promover o álbum. O site estadunidense NOISECREEP falou com Paul logo antes do HELLYEAH embarcar para a Austrália para suas apresentações no festival Soundwave: “Estamos todos muito empolgados em ir pra Austrália porque, além daquele lance do Shiprocked, o HELLYEAH não faz shows faz quase um ano. O Soundwave é um evento enorme e até em meus dias de Pantera, nós nunca tocamos festivais na Austrália,” Paul, de 47 anos, disse ao Noisecreep. O HELLYEAH vai embarcar numa turnê pelos EUA a partir de 10 de abril em Norfolk, VA.

Músico veterano, Paul tem excursionado desde meados dos anos 80 quando o Pantera ainda era uma banda independente na cena texana. O Noisecreep perguntou a ele se ele ainda curte assistir bandas novas quando ele está na estrada com o HELLYEAH: “Ah sim, com certeza. Olha, minha vida inteira é música. Eu amo música nova, e eu acompanho as bandas com as quais cresci.”

“Meu disco novo favorito é ‘A Different Kind of Truth’ do VAN HALEN. Eu me sinto como estivesse no colegial quando eu o coloco. Tem aquela energia e vibração dos discos clássicos deles. Mas voltando à sua pergunta, sim, eu assistirei a tantas bandas quanto for possível quando estivermos no Soundwave. È parte da diversão desse tipo de show.”
Os paralelos entre o Pantera e o Van Halen são flagrantes. Ambas as bandas foram fundadas por uma dupla de irmãos, cada um tocando ou bateria ou guitarra (Vinnie e o finado Darrell ‘Dimebag’ Abbott no Pantera, Alex e Eddie Van Halen no Van Halen) e ambas as famílias tinham um pai músico dando apoio a suas empreitadas durante suas trajetórias

“Na verdade nós nos encontramos com o Van Halen pouco antes dos terríveis eventos que levaram à morte de meu irmão.” Darrell foi baleado e morto enquanto estava no palco durante um show do Damageplan no dia 8 de Dezembro de 2004, no Alrosa Villa em Columbus, Ohio. Ele tinha 38 anos de idade.

Paul conta ao Noisecreep sobre a fatídica noite na qual ele encontrou com Eddie Van Halen pela primeira vez: “Eis que uma noite meu empresário me liga e diz que o Eddie está no Clubhouse (o bar de strip de Paul em Dallas, Texas) e que ele quer me ver. Eu não conseguia acreditar, cara! Daí eu larguei o que estava fazendo e fui direto pro bar.”

“Eu encontrei com Eddie e começamos a falar de música logo de cara. Depois de 5 minutos de conversa ele me diz, ‘Cara, parece que eu te conheci a minha vida inteira. Temos tanto em comum’! Eu não acreditava. Mais tarde, naquela noite, eu coloquei Eddie no telefone pra falar com meu irmão e eles conversaram por mais de 90 minutos.”

“O Van Halen ia tocar um show em Dallas no dia seguinte, mas o Pantera tinha um show em Boston, então não pudemos ir. Enfim, nós voltamos desse compromisso e Eddie me telefona e me diz que eles vão tocar em Lubbock e se queríamos ir de avião até lá, ele ia mandar uma limusine pro aeroporto para nos pegar. Então fomos e eu vi o Van Halen fazer a passagem de som de cima do palco. Eu e meu irmão estávamos como crianças numa loja de doces, e meu irmão me dizia, ‘Cara, se esse avião caísse e eu morresse hoje à noite, eu não me incomodaria, porque nós encontramos com o Van Halen, ’” ri Paul.

Durante os primórdios do Pantera, os irmãos Abbott ralaram tocando covers do Van Halen. “Nós também tocávamos músicas do Metallica, Def Leppard, Slayer, Motorhead, Exodus – de quem você imaginar. Eu acho que é uma das razões pelas quais o Pantera ficou tão bom.”

Uma das músicas do Van Halen que Paul costumava tocar acompanhando o disco era ‘Hot For Teacher’, do disco ‘1984’. A faixa começa com uma batida de bateria que soa como o ronco de um motor de motocicleta. “Sim, eu a tocava, tal como todo baterista fazia naquela época. Mas nós todos tocávamos errado [risos]. Você precisa mesmo de um, kit de bateria eletrônica para tocar direito. A introdução tem uma levada meio jazz que é muito legal. Mas eu me lembro de tocar aquela música nos dias de bar do Pantera e era sempre tão divertido.”

Paul espera que o HELLYEAH e o Van Halen possam fazer uma turnê juntos em um futuro próximo. “Era pra gente ter tocado junto no último outono, na Austrália, mas a turnê foi cancelada porque eles não estavam prontos ainda. Mas nós estamos sempre prontos pra eles se eles quiserem. Se Eddie, Alex, Dave ou Wolfie estiverem lendo isso agora – o HELLYEAH está pronto!”

O terceiro disco do HELLYEAH, ‘Band of Brothers’, sai no dia 5 de junho através da Eleven Seven Music.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Pantera"
Todas as matérias sobre "Van Halen"

Van Halen: Bruce Springsteen e Tom Morello fazem cover de "Jump"
Humor: O teste de David Lee Roth para entrar na banda de Slash
Chickenfoot: "Gravar outro disco seria desperdiçar dinheiro"
Van Halen: surgem vídeos raros da década de 1970
Acoustic-4-a-Cure: Hetfield, Billie e Hagar em evento beneficente
Van Halen: lançando nova linha de tênis
Van Halen: falando sobre se juntar ao Kiss em antiga entrevista
Bazófia: Gene insiste que Eddie Van Halen quis entrar pro Kiss
Sammy Hagar: disponível vídeo da música "Personal Jesus"
Van Halen: a desconhecida coautoria de um Doobie Brother
Halestorm: pais "fizeram" vocalista ouvindo Van Halen
David Lee Roth: "California Girls" com Mike Love, do Beach Boys
Van Halen: as verdades e mentiras de "Live: Right Here Right Now"
Van Halen: havia muita seriedade entre um excesso e outro
Zakk Wylde: comentando os clássicos debuts do Van Halen e Guns

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas