Metal: o que seria NDH (Neue Deutsche Härte)?

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metal: o que seria NDH (Neue Deutsche Härte)?

Postado por Gisela Cardoso | Fonte: Wildchild

  | Comentários:

Ao longo do tempo, vem surgindo novos estilos dentro do ramo do Metal devido à sua grande variedade de vertentes. Entretanto, a força de novos estilos revolucionários acabam se tornando movimentos, como é o caso do NWOBH (Nova Onda do Heavy Metal Britânico). Um outro caso seria o NDH. Mas o que seria esse termo?

NDH é a singla para o termo em alemão Neue Deutsche Härte, que traduzindo significa "Nova Dureza alemã". Indo direto ao ponto, NDH é um gênero musical derivado do Metal Industrial que mescla influências do Hard Rock, Heavy Metal, Rock alemão e Groove Metal. Como o nome mesmo diz, surgiu na Alemanha em meados dos anos 1990.

O termo foi inventado pela imprensa musical alemã após a estreia do álbum "Herzeleid", pela banda Rammstein em 1995.

Imagem

As letras são geralmente em alemão, às vezes com palavras ou termos latinos. Usa a configuração básica de instrumentos de Metal: guitarra eléctrica distorcida, baixo, bateria e vocais, com teclado, sintetizadores e samplers. A ênfase está em uma demonstração de predominância, por excesso de pronunciar certas sílabas e letras (como o trinado uvular). Os vocais são predominantemente do sexo masculino e apresentado em forma de uma voz profunda. Gutural e gritar também é comum, presentes em algumas músicas de Oomph!, Rammstein, Stahlhammer, Samsas Traum e Megaherz.

Oomph!, formada em 1989, foi considerado a revelação do ano com o primeiro álbum "OOMPH!", lançado em 1992. A banda fez sucesso até nos Estados Unidos, onde o álbum chegou ao terceiro posto na parada das rádios universitárias. Estabeleceu os pilares do estilo em seu segundo álbum, Sperm, de 1994. Com isto eles abriram o caminho para que outras bandas alemãs ficassem conhecidas internacionalmente, inclusive Rammstein, que não esconde ter sido influenciada pela música de Oomph!. A banda alcançou um disco de ouro em 2004 pela música "Augen Auf!", na Áustria e na Alemanha.

Imagem

Contudo, Rammstein é a praticante mais conhecida do estilo, bem-sucedido na Europa e no mundo. A banda Rammstein vendeu quase quatro milhões de discos na Alemanha, enquanto acumula disco de outro de platina no Brasil, Áustria, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca, Noruega, Polônia, Finlândia e a República Checa. O álbum auto-entitulado de estréia do "Eisbrecher", lançado em 2004, entrou na posição #13 na Deutschen Alternative Top 20 Chart, enquanto o segundo álbum do grupo, "Antikörper", chegou a 85ª posição na Alemanha.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Rammstein"
Todas as matérias sobre "Oomph!"
Todas as matérias sobre "Stahlhammer"

Ruoska: seria a versão finlandesa do Rammstein?
Separados no nascimento: Richard Kruspe e Ricky Martin
Rammstein: na trilha do polêmico filme "Ninfomaníaca"
Rammstein: filmagem em HD do Download Festival
Rammstein: retorno ao Brasil pode ocorrer em outubro
Rammstein: assista ao novo videoclipe da banda
Rammstein: adiado lançamento de 'Videos 1995-2012'
Rammstein: banda lança segundo vídeo de Mein Herz Brennt
Rammstein: estreia do video de "Mein Herz Brennt"
Rammstein: coletânea de vídeos sairá em janeiro
Behemoth: dividindo o palco com o Rammstein na Polônia
Rammstein: confirmada presença no Download e Wacken
Rammstein: fã da banda abre fogo contra colega em escola
Rammstein: ganhando prêmio de melhor banda ao vivo
Rammstein: Paul Landers apresenta sua Signature Les Paul

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gisela Cardoso

Headbanger, Jornalista, Crítica de Metal, vocalista, instrumentista, anarco-comunista, vegetariana, apaixonada por Mitologia Nórdica e adoradora do Deus Metal. A música me move e as palavras constroem! @GisaGrind.

Mais matérias de Gisela Cardoso no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas