Muitos já devem ter ouvido falar em Master Tracks, canais separados, tracks isoladas... Na verdade não tem um termo certo, e sim várias "maneiras" diferentes de se obter um instrumento separado, ou a música (original) sem determinado instrumento, os chamados Backing Tracks. Músicos gostam muito disso, para observar a real "pegada" dos músicos, alguns efeitos como reverb na voz... ou mesmo para tocar "junto" com seus ídolos.
Master Tracks são faixas separadas da gravação de estúdio da música, muitas vezes retiradas de jogos como Guitar Hero e Rock Band. Que são exatamente a track "final" da gravação, por exemplo a Track de Guitarras de uma música, a track de vocal de uma música... Normalmente não aparece nenhum instrumento junto. Veja abaixo um exemplo:
Existe também casos em que a track é extraida de um DVD-A por exemplo, como no caso do DVD audio do album Dance of Death do Iron Maiden, que o canal central sai apenas as voz de Bruce Dickinson, os solos e os licks mais importantes.
Outro modo de se obter, é separar o canal de um show com audio 5.1, como o caso do Rock in Rio III, do Iron Maiden, aonde o canal central tem apenas a gutiarra do Adrian Smith. Então, só extrair o áudio deste canal e pronto, você tem a linha de guitarra do Adrian Smith isolada, como neste video.
Não confunda com Backing Tracks, pois estes são "acompanhamentos", ou seja, parte dos intrumentos são tocados, e outros (normalmente guitarra e voz) não existem na track. Existem diversos Backing Tracks, a maioria não é original, ou seja, alguem gravou os instrumentos. Mas existem outros, que são retirados muitas vezes de DVDs, aonde na separação de canais, acabou algum canal ficando sem alguma guitarra (caso a banda tenha mais de uma guitarra) ou até mesmo sem elas. Ou mesmo na junção das Master Tracks separadas.
Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?
Todas as matérias da seção Curiosidades
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Estudante na área de informática, tem Iron Maiden como banda preferida, mas admira muito outras bandas de diferentes estilos dentro do Rock, como Rush, Dio, Sabbath, Deep Purple, Black Label Society, Blaze Bayley, Judas Priest, Queen, Van Halen, Anthrax, Motley Crue, entre outras... Fora do mundo da música, gosta muito de esportes de velocidade, como kart e moto. @arthursantos_ .
Mais matérias de Arthur Santos no Whiplash.Net.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.