Em 27/03/1981 | Queen: em 1981, o batismo de fogo brasileiro

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Queen: em 1981, o batismo de fogo brasileiro


  | Comentários:

Imagem

As passagens de grandes artistas estrangeiros pelo território brazuca nos anos 1970 eram atos quase clandestinos, regados a muita confusão nos bastidores. Alice Cooper, Genesis e Rick Wakeman estavam entre os poucos que se aventuraram por essa terra-sem-lei do show business. Falta de estrutura e a inexperiência local em eventos dessa magnitude fizeram com que tumultos e acidentes fossem parte do roteiro. Sem contar os constrangimentos a que os gringos eram submetidos, com taxas abusivas na alfândega e equipamentos sendo roubados.

Esse foi o cenário que o Queen topou encarar. A ousadia partiu da Toco Produções Artísticas, que bancou a produção estimada em dois milhões de dólares, um valor que, proporcionalmente para a época, era ainda mais alto que na realidade atual. Com apoio total da mídia – TV e Rádio Bandeirantes transmitiram o show – uma multidão lotou o Morumbi na sexta-feira, 20 de Março. Nunca houve um número exato (o que também era bem comum em atrações desse porte), mas estima-se que quase 200 mil pessoas lá estiveram. No dia seguinte, nova dose, também com ingressos esgotados.

Antes mesmo de começar a série de apresentações pelo continente – que incluiu ainda quatro datas na Argentina e uma na Venezuela – o quarteto desembarcou no Rio de Janeiro para aproveitar o carnaval. Brian May foi ao Baile Vermelho e Preto, enquanto os seus companheiros aproveitaram os festejos na boate Regine’s. Falando na Cidade Maravilhosa, relatos nunca confirmados oficialmente dão conta que o quarteto se ofereceu para tocar no Maracanã. O valor da venda de ingressos seria revertido para entidades de assistência a deficientes físicos, já que aquele era simbolicamente o ano de ajudar os portadores dessa necessidade.

Mas em São Paulo o grupo não decepcionou, mostrando porque era uma das formações mais talentosas que já existiram no mundo da música. A atitude showman de Freddie Mercury, junto ao assombroso talento de Brian May – destacado pela imprensa à época como a alma musical do grupo – conquistou a platéia desde o início. A platéia deu seu show à parte, surpreendendo os próprios músicos, que não esperavam uma recepção tão calorosa – lembremos que o Brasil ainda não tinha a fama que possui atualmente junto aos artistas gringos.

O quarteto ainda voltaria quatro anos depois como atração principal do primeiro Rock In Rio. Foi uma maneira de consolidar a história de concertos em território nacional, que eles mesmo ajudaram a iniciar. Dali pra frente seria regra na agenda das bandas a passagem pela terra descoberta por Cabral. Sendo assim, vamos pagar nosso tributo aos precursores. Até porque poucos dos que passaram depois eram tão espetaculares. Deus salve a rainha!

O que rolou no show

- We Will Rock You (Fast Version)
- Let Me Entertain You
- Play the Game
- Somebody to Love
- Save Me
- Now I’m Here
- Dragon Attack
- Fat Bottomed Girls
- Love of My Life
- Flash
- The Hero
- Crazy Little Thing Called Love
- Bohemian Rhapsody
- Tie Your Mother Down
- Another One Bites the Dust
- Sheer Heart Attack
- We Will Rock You
- We Are the Champions
- God Save the Queen

Fontes: Revistas Showbizz e Veja, site queenbrazil.com

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Queen"

Queen: algumas curiosidades sobre a banda
Capas de álbuns: versões Harry Potter de alguns clássicos
Queen: segundo May e Taylor, John Deacon evita contatos sociais
Freddie Mercury: Características vocais do cantor
Jeff Scott Soto: uma maravilhosa versão de Love of my Life
Jeff Scott Soto e Eric Martin: final de semana em Vinhedo e SP
Jeff Scott Soto e Eric Martin: Enchendo de alegria os fãs de Hard
Separados no nascimento: Halford, Mercury e Village People
Dewa 19: banda da Indonésia faz cover do Queen
Queen: banda anuncia tour com o vocalista Adam Lambert
Jeff Scott Soto: guitarrista brasileiro tocará com Queen Tribute
Queen: os 30 anos do bom "The Works"
Queen: nas capas da nova edição da Classic Rock Magazine
Adam Lambert: ouça cover de The Darkness para série Glee
Brian May: em defesa dos animais, criticando conduta da realeza

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre João Renato Alves

27 anos, jornalista formado pela Universidade de Cruz Alta. Kissmaníaco inveterado, um verdadeiro apaixonado pela banda de Gene Simmons e Paul Stanley. Idolatra com quase a mesma paixão Queen, Van Halen e Black Sabbath. Aprecia desde o Rock dos anos 50 (Elvis, Little Richard, Chuck Berry, entre outros) e 60 (Beatles, Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin...), Hard Rock dos 70's (AC/DC, Deep Purple, Alice Cooper...) e 80's (Mötley Crüe, Def Leppard, Europe, Talisman...), Metal Tradicional (Judas Priest, Dio, Ozzy...), NWOBHM (Iron Maiden, Saxon, Angel Witch...) e Thrash oitentista (Slayer, Destruction, Kreator...). Já teve um programa de rádio, chamado "Lavagem Cerebral", na Unicruz FM. Solteiro e seguidor das idéias de Gene Simmons em relação ao casamento.

Mais matérias de João Renato Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas