WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Dream Theater: a história dos Official Bootlegs

Postado por Ricardo Seelig | Em 20/03/11 | Fonte: Collector's Room
Enviar por emailEnviar correção

Imagem

Foto da chamada: Makila Crowley

Em 2003, o DREAM THEATER começou a lançar uma série de itens que caíram, de imediato, no gosto dos fãs. Uma das bandas mais cultuadas em todo o mundo, com uma legião fanática de seguidores, o grupo outrora liderado pelo baterista Mike Portnoy já tinha tradição de brindar seus fãs e colecionadores com itens exclusivos, vide os hoje raros e disputadíssimos CDs de final de ano lançados em versão limitada pelo fã-clube oficial do grupo. Mas o que a banda propôs em 2003 era diferente. A ideia era colocar no mercado, dentro de uma série batizada como Official Bootlegs, shows e gravações raras do grupo, que não haviam e provavelmente nunca seriam lançadas oficialmente.

Para tanto, a banda criou a YtseJam Records, comandada por Mike Portnoy. O baterista, que sempre cuidou pessoalmente dos mais variados assuntos relacionados ao grupo e sempre manteve uma relação muito próxima dos fãs até a sua surpreendente saída da banda em 8 de setembro de 2010, passou a selecionar e compilar o material que seria lançado nos official bootlegs, vendidos diretamente no site oficial do grupo.

O primeiro item a sair foi o “Demo Series: The Majesty Demos 1985-1986”, reunindo algumas das primeiras sessões de gravação do trio Mike Portnoy, John Petrucci e John Myung. Desde então, já foram lançados 18 CDs e 4 DVDs, abrangendo toda a carreira da banda.

Os lançamentos são classificados em quatro categorias: Demo Series, com gravações demos dos futuros álbuns; Live Series, com shows históricos e importantes na carreira da banda; Studio Series, mostrando o processo de composição dos discos; e Covers Series, com a banda tocando na íntegra álbuns clássicos de outros artistas.

Confira abaixo a lista completa com todos os CDs já lançados pela Ytse Jam Records:

Imagem

Imagem

Imagem

Demo Series: The Majesty Demos 1985-1986 (2003)
Demo Series: When Dream and Day Unite Demos 1987-1989 (2004)
Demo Series: Images and Words Demos 1989-1991 (2005)
Demo Series: Awake Demos 1994 (2006)
Demo Series: Falling Into Infinity Demos 1996-1997 (2007)
Demo Series: Train of Thought Instrumental Demos 2003 (2009)

Imagem

Imagem

Imagem

Live Series: Los Angeles, California, 5/18/98 (2003)
Live Series: Tokyo, Japan, 10/28/95 (2003)
Live Series: When Dream and Day Reunite (2005)
Live Series: Old Bridge, New Jersey, 12/14/96 (2006)
Live Series: New York City, 3/4/93 (2007)

Imagem

Studio Series: The Making of Scenes From a Memory (2003)
Studio Series: The Making of Falling Into Infinity (2009)

Imagem

Imagem

Imagem

Covers Series: Master of Puppets (2003)
Covers Series: The Number of the Beast (2005)
Covers Series: Dark Side of the Moon (2006)
Covers Series: Made in Japan (2007)
Covers Series: Uncovered 2003-2005 (2009)

Imagem

Imagem

Há também Official Bootlegs em DVD, seguindo a mesma divisão dos discos, só que com material em vídeo. Até agora saíram apenas quatro DVDs:

Live Series: When Dream and Day Reunite (2004)
Covers Series: Dark Side of the Moon (2006)
Live Series: Bucharest, Romania, 7/4/02 (2007)
Live Series: Santiago, Chile, 12/6/05 (2009)

Imagem

Além dos Official Bootlegs, outros itens que fazem a cabeça dos fãs do DREAM THEATER são os diversos projetos encabeçados por Mike Portnoy, em grupos que prestam homenagem a alguns de seus maiores ídolos. O CYGNUS AND THE SEA MONSTERS, banda tributo ao RUSH, traz Portnoy ao lado de Paul Gilbert (guitarra, MR. BIG), Sean Malone (baixo, ex-CYNIC) e Jason McMaster (vocal, DANGEROUS TOYS), e lançou em 2006 o CD e DVD “One Night in Chicago”, com versões para clássicos como “2112”, “YYZ” e “Hemispheres”.

Imagem

No AMAZING JOURNEY, tributo ao THE WHO, Mike Portnoy está ao lado de Gary Cherone (vocal, EXTREME e ex-VAN HALEN), Paul Gilbert (guitarra) e Billy Sheehan (baixo). O quarteto lançou em 18 de março de 2007 o CD e DVD “One Night in New York City”, onde toca clássicos da banda de Pete Townshend e Roger Daltrey.

Imagem

Há ainda o HAMMER OF THE GODS, que pega emprestado o nome de uma das obras mais famosas sobre o LED ZEPPELIN para pagar tributo aos geniais Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. O grupo é formado por Daniel Gildenlöw (vocal, PAIN OF SALVATION), Paul Gilbert (guitarra, MR. BIG) e Dave LaRue (baixo, DIXIE DREGS, STEVE MORSE BAND, JOE SATRIANI), além de Mike Portnoy, e lançou “Two Nights in North America” em 2006, CD duplo e DVD com versões para as clássicas canções do LED ZEPPELIN.

Imagem

E, é claro, não podemos esquecer da mais famosa das bandas tributo de Portnoy, a YELLOW MATTER CUSTARD, dedicada à obra dos BEATLES. Ao lado do baterista estão Neal Morse (vocal, teclado, guitarra e baixo, SPOCK'S BEARD), novamente o parceiro Paul Gilbert na guitarra e Matt Bissonette no baixo. O quarteto lançou apenas um CD, intitulado “One Night in New York City”, em 2003 – o DVD saiu em 2005.

Todos estes itens eram vendidos somente no site oficial da YtseJam Records ou em sites como o eBay, mas os fãs e colecionadores brasileiros do DREAM THEATER agora tem uma boa notícia, pois a Hellion Records está distribuindo tanto os volumes dos Official Bootlegs quanto os discos tributos aqui no Brasil.

Enquanto não se sabe qual será o futuro do DREAM THEATER após a conturbada saída de Mike Portnoy, esta é uma ótima oportunidade de completar ou iniciar a sua coleção desses itens, que – dica de amigo – certamente se tornarão muito raros em um futuro não tão distante, uma vez que a YtseJam Records, que era comendada por Portnoy, não lança nada novo desde 2009 e está, até segunda ordem, em stand by. Vá por mim, a hora é essa!

Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre Dream Theater

Dream Theater: três músicas disponíveis no Jammit [18/05/12]
Humor - Dream Theater: como soaria "Another Day" em Hip Hop?
Mike Portnoy: na capa da nova Modern Drummer Brasil [10/05/12]
Fatos Importantes - 29/04/2011: Mike Mangini é anunciado como novo baterista...
Fatos Importantes - 31/08/2005: Mike Portnoy apela com fã brasileiro e causa...
Fatos Importantes - 08/09/2010: Mike Portnoy anuncia a sua saída do Dream Th...
Curiosidades - Dream Theater: Big medley de músicas ao vivo
Dream Theater: recebendo premiação de revista japonesa [27/04/12]
Dream Theater: começando a compor material para novo álbum [25/04/12]
Mike Portnoy: comemorando 12 anos sem álcool [19/04/12]
Mais matérias sobre Dream Theater

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig colabora com o Whiplash desde 2005. É o editor do blog Collector´s Room, um dos mais lidos do Brasil, e colaborador da revista poeira Zine.

Mais informações sobre Ricardo Seelig

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.