Em 30/11/1993 | Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

Traduzido por Nacho Belgrande | Fonte: Everybody Wants Some

  | Comentários:

Imagem
Eddie Van Halen encontrou Kurt Cobain no fim de 1993 e não pareceu impressionado com o novo tipo de astro do rock. Eddie foi ao camarim do Nirvana em 30 de Novembro de 1993, no Great Western Forum, em Inglewood, Califórnia, e começou a alugar o baixista gigante, Krist Novoselic, insistindo que ele era tão alto que deveria jogar basquete. Depois Eddie naturalmente ofereceu um grande presente à mais nova sensação – ele queria juntar-se ao Nirvana no palco para uma jam. “Nós não fazemos jams, nós não somos esse tipo de banda”, disse Cobain. “Além disso, nós não temos nenhuma guitarra sobrando”.

Eddie levantou um polegar em direção ao segundo guitarrista do Nirvana, Pat Smear, da lendária banda punk de Los Angeles, THE GERMS. “Deixa eu tocar a guitarra do Mexicano”, Eddie sugeriu. “Ele é o que? Ele é Mexicano? Ele é negro?”

Daí Eddie começou a cheirar um desodorante roll on, deixando um resíduo branco em seu rosto. Os outros no ambiente não viram um imigrante tímido, de ascendência indonésia e holandesa cuja vida tinha passado metade em torno de uma guitarra – eles só viram uma celebridade bêbada agindo como um baita cuzão.

“Foi horrível! Eu fiquei simplesmente chocado!”, disse Smear, que tinha Eddie como um ídolo. “Eu ficava pensando ‘Deus, Eddie Van Halen me odeia’”!

Atormentado pela bebedeira de Eddie e ofendido pelos insultos raciais direcionados a seu colega de banda, Cobain sugeriu que Eddie subisse no palco sozinho e tocasse “Eruption” depois que eles tivessem acabado o bis deles – o tipo de comentário que passa batido por idosos quadrados, especialmente os embriagados.

Não foi a primeira vez que a falta de inibição de um irmão Van Halen nos bastidores pareceu racismo patente. No fim dos anos 80, Alex encontrou com o guitarrista do Living Colour, Vernon Reid depois de um show, e de cara o insultou dizendo que não conseguia entender porque um homem negro sequer iria querer tocar guitarra.

“Sentindo-me bem do gueto”, Reid disse ao (jornal estadunidense) The New York Observer, ele ainda assim conseguiu invocar forças pra quebrar Alex, dizendo “Por que você não vai perguntar a seu irmão? Ele é um músico de verdade”. Eddie e Sammy Hagar tinham elogiado Reid nas páginas da revista Rolling Stone semanas antes.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Van Halen"
Todas as matérias sobre "Nirvana"

Humor: O teste de David Lee Roth para entrar na banda de Slash
Chickenfoot: "Gravar outro disco seria desperdiçar dinheiro"
Van Halen: surgem vídeos raros da década de 1970
Acoustic-4-a-Cure: Hetfield, Billie e Hagar em evento beneficente
Van Halen: lançando nova linha de tênis
Van Halen: falando sobre se juntar ao Kiss em antiga entrevista
Bazófia: Gene insiste que Eddie Van Halen quis entrar pro Kiss
Sammy Hagar: disponível vídeo da música "Personal Jesus"
Van Halen: a desconhecida coautoria de um Doobie Brother
Halestorm: pais "fizeram" vocalista ouvindo Van Halen
David Lee Roth: "California Girls" com Mike Love, do Beach Boys
Van Halen: as verdades e mentiras de "Live: Right Here Right Now"
Van Halen: havia muita seriedade entre um excesso e outro
Zakk Wylde: comentando os clássicos debuts do Van Halen e Guns
Van Halen: as mulheres testadas para a vaga de vocal da banda

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas