Billy Gibbons: ZZ Top, Hendrix, Doors, Stevie Ray Vaughan

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Billy Gibbons: ZZ Top, Hendrix, Doors, Stevie Ray Vaughan

Traduzido por Nathália Plá | Fonte: Spinner

  | Comentários:

Décadas depois de abrir para o JIMI HENDRIX EXPERIENCE, o guitarrista do ZZ TOP, Billy Gibbons se lembra claramente da sua música favorita de Jimi Hendrix ao vivo.

“Eles fizeram a versão mais legal de 'The Wind Cries Mary', que ainda é uma de minhas favoritas,” disse Gibbons. “Uma das razões é que era tocado em um tom excêntrico – era em Fá. É um acima do Mi, que é fácil de tocar. O Fá é o mais difícil de se encontrar. Fazer seus dedos tocarem as cordas em Fá é excruciante. Mas não há nada igual ouvir um baixo atingir uma nota grave em Fá, e o Noel Redding tocando um velho grande baixo Fender, ele alcançava aquele Fá grave, e fazia o Jimi pirar, porque o abalava.”

Com o recente aniversário de 40 anos da morte de Hendrix em 18 de setembro, Gibbons tinha razão para estar nostálgico. Mas o que ele mais se lembra dos shows ao vivo é a musicalidade – e os detalhes técnicos que poucos outros perceberiam.

“Claro, Jimi estava usando amplificadores Marshall, mas eles também estavam usando amplificadores Sunn, e essa era uma linha de amplificadores que foi desenvolvida por Norm Sundholm” disse Gibbons, que é algo como um historiador do rock. “Ele era o baixista do Kingsmen, que gravou a música ‘Louie Louie’. O Norm desenvolveu sua bem sucedida linha de amplificadores que era magnífica. O amplificador tinha um gabinete que podia reproduzir o Fá grave, que é a freqüência mais difícil.”

Antes de estar no ZZ TOP, Gibbons estava em uma banda chamada MOVING SIDEWALKS, que abriu para o JIMI HENDRIX EXPERIENCE e THE DOORS. “Éramos grandes fãs do The Doors porque aquele primeiro disco é muito bluesy”, disse Gibbons.

Foi quando estava abrindo para THE DOORS que Gibbons se aliou aos futuros colegas de banda do ZZ TOP Dusty Hill e Frank Beard. “Conheci eles através do Jimmy Vaughan, irmão mais velho do Stevie Ray”, disse Gibbons. “O Jimmy e eu estávamos conversando uma noite. Ainda é assim hoje em dia – tem algo com os músicos do Texas; tem uma ligação. É essa coisa da admiração implícita, dividida que todos tem. É muito legal. Jimmy me apresentou ao Frank, o baterista, e então o Frank me apresentou ao Dusty, e nós nos demos bem.”

Não tardou para o trio fazer som junto pela primeira vez, em 1969. “Nos reunimos uma noite e partimos para uma jam com o tom em Dó”, disse Gibbons. “Três horas depois, estávamos rindo e ainda tocando, pensando, ‘Há algo nisso’”.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "ZZ Top"
Todas as matérias sobre "Jimi Hendrix"
Todas as matérias sobre "Doors"
Todas as matérias sobre "Stevie Ray Vaughan"

Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
Jimi Hendrix: lançado nos EUA selo em homenagem ao guitarrista
Jmi Hendrix: veja primeiro teaser do filme biográfico
Hendrix, Joplin e Lennon: entre homenageados em selos nos EUA
Cacildis: Jimi Hendriquiss Equispiriencisss
Jimi Hendrix: "Purple Haze" será relançado ainda em fevereiro
Tom Morello: "Farei um disco que Hendrix estaria fazendo hoje"
Coleções e Colecionadores: bootlegs, Janis, Hendrix e 70's LP's
Em 04/01/1968: Jimi Hendrix preso na Suécia por confusão em hotel
Jimi Hendrix: casa em Londres vai se tornar museu
Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido
Jimi Hendrix: compacto em edição limitada sairá no próximo mês
Em 25/10/1968: Jimi Hendrix Experience lança Electric Ladyland
Jimi Hendrix: ouça versão inédita de clássico no Miami Festival

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas