Metal Archives: estatísticas, curiosidades do metal mundial

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metal Archives: estatísticas, curiosidades do metal mundial


  | Comentários:

O website Encyclopaedia Metallum (http://www.metal-archives.com/), conhecido também simplesmente como "Metal Archives", é a maior enciclopédia do metal disponível na internet. Lançado oficialmente em julho de 2002 por um casal canadense sob os pseudônimos de "HellBlazer" e "Morrigan", o site atualmente conta com 74.026 bandas cadastradas, 167.819 usuários registrados e 53.390 resenhas de CDs.

Devido à atuação de colaboradores ao redor do mundo o site conta com atualizações constantes sobre as mais diversas bandas de metal, independente de estilos ou origens, indo de bandas alemãs de thrash metal até o black metal no Vietnã. Todas as bandas registradas são checadas pelos moderadores do site e são aceitas somente se tiverem algum material lançado, portanto, bandas sem ao menos uma demo tape lançada ou cujas informações relativas a sua existência não podem ser provadas são recusadas.

Recentemente um usuário do site publicou um painel estatístico do site onde podem ser conferidas várias curiosidades baseadas nos dados deste, que pode ser considerado uma espécie de "espelho" da história do metal. Confira alguns dados:

Brasil:

- O Brasil é o 4º país com maior número de bandas cadastradas (3.438), ficando atrás de Itália (3.952), Alemanha (7.383) e EUA (14.780). Estas posições foram alcançadas devido a alta população destes países, já o ranking de bandas levando em conta a população é diferente, e o top 3 é formado respectivamente por Finlândia, Suécia e Noruega, já o Brasil fica na 46ª posição.

- O death metal é o mais presente no Brasil. Das 3.438 bandas brasileiras cadastradas, 1.033 são de death metal, 925 black metal e 962 de thrash. Lembrando que algumas bandas constam com mais de um gênero, como death/black, death/thrash, etc.

Melhores por gênero:

- No death metal os três melhores álbuns de acordo com as resenhas dos usuários foram "Antithesis of Light", do Evoken (uma banda de death/doom metal), com 10 resenhas e nota máxima em todas elas, "Unquestionable Presence", do ATHEIST, com 13 resenhas e uma média de 98 pontos em um máximo de 100, e "Symbolic", do DEATH, com 15 resenhas e uma média de 97 pontos.

- No black metal o top 5 de melhores álbuns teve apenas três bandas, PRIMORDIAL com dois álbuns, MOONSORROW, BATHORY também com dois, e ocupando a sexta posição o álbum "INRI", do SARCÓFAGO, com 10 resenhas e média de 95 pontos.

- No thrash metal o top 5 é formado pelas bandas ATHEIST, BATHORY (novamente dois álbuns), SEPULTURA (com "Beneath the Remains" na terceira posição) e ARTILLERY.

- No top 5 do heavy metal só há espaço para os clássicos, KING DIAMOND, JUDAS PRIEST (com dois álbuns), BLACK SABBATH e IRON MAIDEN.

- No doom metal a lista de melhores é liderada novamente pelo EVOKEN (líder na categoria death metal), e seguido de WARNING, KATATONIA, BLACK SABBATH e AHAB.

Obs: As estatísticas envolvem apenas bandas com pelo menos dez resenhas e apresenta bandas em mais de um gênero, independente de qual trabalho se encaixe nesta categoria. Se uma banda no início de sua carreira gravou um CD heavy metal e lançou posteriormente 10 álbuns tocando thrash metal, ambos gêneros serão listados em seu cadastro.

Os piores:

Com o intuito de apresentar um ranking com alguma relevância relevante, e não apontar apenas bandas desconhecidas ou que estiveram na mira do "ódio gratuito" de colaboradores, o ranking apresenta apenas bandas que tenham pelo menos dez resenhas. Os piores foram:

1º - CRYPTOPSY "The Unspoken King" - 21 resenhas e média de 11,389 pontos de 100.
2º - QUEENSRŸCHE - "American Soldier" - 10 resenhas e média de 17,667 pontos de 100
3º - IN FLAMES - "Soundtrack to Your Escape" - 15 resenhas e média de 40 pontos de 100.
4º - SEPULTURA - "Roots" - 13 resenhas e média de 46,083 pontos de 100.
5º - SLAYER - "God Hates Us All" - 19 resenhas e 46,688 pontos de 100.

Falta de criatividade:

Na escolha de nomes muitas bandas caem no óbvio, como bandas de black metal colocarem o termo "black" em seus nomes, ou mesmo ter o termo "metal" no nome. Abaixo segue a lista das dez palavras mais encontradas em nomes de bandas:

1º - Black - 632 bandas
2º - Death - 580 bandas
3º - Dark - 457 bandas
4º - Blood - 312 bandas
5º - Dead - 307 bandas
6º - Eternal - 224 bandas
7º - Hate - 219 bandas
8º - Dawn - 213 bandas
9º - Darkness - 189 bandas
10º - Silence - 188 bandas

Para conferir mais estatísticas e também conhecer o Metal Archives em si, acesse os links abaixo.

- Encyclopaedia Metallum - Metal Archives -
http://www.metal-archives.com/

- Estatísticas do Metal Archives -
http://pub.needlebase.com/actions/visualizer/V2Visualizer.do...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Emanuel Seagal

Descobriu o metal com clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath. Hoje em dia, entre outros gêneros musicais, e sem se limitar a rótulos, ouve principalmente doom, viking e folk metal. Sempre que possível está em busca de novas bandas que tenham algo a transmitir alem de clichês, e mesmo em meio a tantas novidades não dispensa pérolas como o bom e velho Candlemass. Acompanha o Whiplash! desde os primórdios, tendo iniciado sua vida de internauta no mesmo ano de criação do site (1996). Há algum tempo está envolvido com metal, seja trabalhando com eventos, bandas, gravadoras ou imprensa, na tentativa de contribuir de alguma forma para o crescimento desse que é um dos segmentos mais apaixonantes da música, o metal.

Mais informações sobre Emanuel Seagal

Mais matérias de Emanuel Seagal no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas