Led Zeppelin: Perguntas e Respostas sobre a banda

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Led Zeppelin: Perguntas e Respostas sobre a banda

Traduzido por Thales de Menezes

  | Comentários:

Esta é tradução e adaptação de parte do Digital Graphitti, FAQ Oficial do Led Zeppelin. Foram colhidas também informações a partir do FAQ Unfrequently Murmured Trivia List.

Imagem

Quais as datas e locais de nascimento dos componentes da banda?

James Patrick Page - 9 de Janeiro de 1944, Heston, Middlesex.

John Baldwin (John Paul Jones, "Jonesy") - 3 de Janeiro de 1946, Sidcup, Kent.

John Henry Bonham ("Bonzo") - 31 de Maio de 1948, Redditch, Worcestershire.

Robert Anthony Plant ("Percy") - 20 de Agosto de 1948, West Bromwich, Staffordshire.

Como e quando John Bonham morreu?

Em 24 de setembro de 1980, Bonham deixou Worcestershire para encontrar com a banda nos Bray studios para planejar a tour pelos Estados Unidos que iria acontecer. Ele consumiu vodka com suco de laranja durante a viagem. Depois da reunião a banda seguiu para a casa de de Page em Windsor, onde Bonham continuou bebendo. Por volta de 1h45 da tarde do dia 25 de setembro o técnico de som Benji Le Fevre foi procurar por Bonham e verificou que ele não tinha pulso. Um médico foi chamado e confirmou a morte de Bonham. A autópsia revelou que a causa da morte foi um acidente: Bonham morreu sufocado no próprio vômito após beber o equivalente a 40 doses de vodka. Em 4 de dezembro de 1980 o Led Zeppelin confirmou oficialmente o fim da banda visto que não achavam possível prosseguir sem o baterista original.

Qual o nome do quarto álbum do Led Zeppelin?

Nenhum. Oficialmente o álbum nao tem título. Normalmente é chamado de "álbum dos quatro símbolos", ZOSO (o que parece estar escrito em um dos símbolos), ou mais comumente de Led Zeppelin IV.

O que são aqueles quatro símbolos?

Imagem

Cada símbolo representa um dos componente da banda.

O símbolo de Page não se trata da palavra ZOSO ou nenhuma combinação de letras como possa parecer. É um mistério. A única coisa que se sabe é que o símbolo parece com o símbolo alquímico do mercúrio.

O símbolo de Jones (o círculo com as três ovais se interceptando) veio de um livro de runas e aparentemente representa confiança e competência. Ele também aparece na capa de livros sobre a religião Rosa Cruz.

O símbolo de Bonham (os três circulos) vem do mesmo livro e representa a trilogia homem-mulher-criança. Por coincidência é tambem o símbolo da cerveja Ballantine.

Plant, assim como Page, desenhou o seu proprio símbolo. A pena no circulo é baseada em um símbolo da antiga civilização Mu.

O que é aquela coisa na capa do álbum Presence?

O objeto preto, semelhante a um obelisco é o centro das atenções das pessoas presentes na capa do disco e também aparece na foto da contracapa. Foi criado pela firma Hipgnosis (responsável pelas capas do Led Zeppelin e Pink Floyd) e representa a forca e "presença" da banda. O objeto não é uma referência ao monolito do filme 2001 apesar da grande semelhança.

Imagem

Qual a curiosidade sobre a capa de "In Through The Out Door"?

Existem seis capas diferentes, cada uma mostrando a mesma cena de um ponto de vista diferente (os pontos de vista das seis pessoas existentes na cena). Essas capas diferentes só foram lançadas na versão em vinil.

Imagem

Curiosidades sobre algumas músicas do Led Zeppelin.

"Whole Lotta Love" - A parte do meio foi criada com o instrumento chamado theremin.

"Out On The Tiles" - O título é um trocadilho com "a night on the town."

"Hats Off To (Roy) Harper" - Roy Harper é um cantor folk inglês que excursionou com o Zeppelin. Ele foi o vocalista de "Have A Cigar" do Pink Floyd.

"Since I've Been Loving You" - Nesta música o pedal da bateria de Bonham chia (fácil de perceber na introdução).

"Black Dog" - O título veio por causa de um cachorro preto que entrava e saia dos estúdios durante as gravações do álbum IV.

"Misty Mountain Hop" - Há um erro nesta música (na parte que começa com "There you sit..."). A banda aparentemente achou o resto do take bom demais para ser desperdiçado.

"Four Sticks" - Bonham usou 4 baquetas (sticks) para gravar esta música, duas em cada mão, daí o título.

"D'yer Mak'er" - A pronúncia é semelhante a "jamaica". Se torna mais claro o título quando se percebe que a música é um reggae.

"The Ocean" - Um telefone toca aos 1:37.

"Black Country Woman" - O som de um avião que sobrevoava não foi removido da introdução e é possível ouvir Plant dizendo "No, leave it in."

O Led Zeppelin realmente plagiou musicas de artistas de blues?

Sim, não e talvez. Aqui está uma lista parcial de covers, creditados ou não, e musicas do Led Zeppelin que usam partes de músicas ja existentes.

"Train Kept A Rollin'" - Escrita por Tiny Bradshaw, L. Mann, e H. Kay, gravada inicialmente por Bradshaw's Big Band em 1951. Regravada como um rockabilly em 1956 pelo Johnny Burnette Trio Os Yardbirds gravaram a versão original e uma outra versao chamada "Stroll On" (com a letra modificada).

"White Summer" - "She Moved Through The Fair" de Davey Graham's.

"Babe I'm Gonna Leave You" - de Anne Bredon (Annie Briggs). Joan Baez tambem fez uma versão.

"You Shook Me" - De Willie Dixon, gravada primeiramente por Muddy Waters.

"I Can't Quit You Baby" - Willie Dixon.

"Communication Breakdown" - "Nervous Breakdown" de Eddie Cochran.

"How Many More Times" - "How Many More Years" de Howlin Wolf e "The Hunter" de Albert King. A versão do Zeppelin se parece mais com uma versão chamada "How many More Times" de Gary Farr.

"Dazed And Confused" - De Jake Holmes, escrita e gravada como "Dazed & Confused". Os Yardbirds a tocavam com o título "I'm Confused" e com letras diferentes.

"Black Mountain Side" - Canção tradicional. O riff principal é igual ao da música "Blackwater Side" de Annie Briggs.

"The Lemon Song" - "Killing Floor" de Hollin Wolf e a letra de "Squeeze my Lemon" de Robert Johnson. Em algumas edições mais novas do segundo álbum do Led Zeppelin a musica está intitulada "Killing Floor" devido a um processo lançado contra a banda no final da decada de 70. Ironicamente Robert Johnson também havia roubado esta letra da música "She Squeezed My Lemon" de Art McKay.

"Whole Lotta Love" - "You Need Love" de Willie Dixon. Willie Dixon processou o Led Zeppelin (por causa desta e outras músicas) quando a sua filha notou a semelhança desta musica do Zeppelin com a original de Dixon. Mais tarde, após um acordo, Dixon se tornou amigo da banda.

"Thank You" - Muito semelhante a "Dear Mr. Fantasy" do Traffic.

"Bring It On Home" - Escrita por Willie Dixon.

"Traveling Riverside Blues" - "Leavin' Blues" de Johnny Winter e referências na letra a Robert Johnson, St. Louis Jimmy Oden e Sleepy John Estes.

"Bron-Y-Aur Stomp" - Introdução idéntica a "The Waggoner's Tale" de Bert Jansch.

"Gallows Pole" - Música tradicional. Page diz que sua versão foi baseada no cover feito por Fred Gerlach.

"Black Dog" - O arranjo do vocal é muito semelhante a "Oh Well" do Fleetwood Mac.

"Rock And Roll" - Uma homenagem a Little Richard ("Good Golly Miss Molly/Keep A Knockin") principalmente na bateria.

"In My Time Of Dying" - Música tradicional.

"Boogie With Stu" - Baseada em uma música de Ritchie Valens, "Ooh My Head" que por sua vez é uma versão de 'Ooh My Soul' de Little Richard.

"Nobody's Fault But Mine" - Letras de Blind Willie Johnson.

"We're Gonna Groove" - Ben E. King e James Bethea.

Então isso é roubo? Sim, não e talvez. Eles copiaram ou aproveitaram muita coisa, mas qualquer um que entenda a tradição do blues sabe que isto acontece com frequência. O proprio Willie Dixon, que processou o Zeppelin por ter plagiado suas músicas, copiou e registrou muitas musicas de domínio público.

O que é o Dread Zeppelin e como a banda se sente em relação a eles?

O Dread Zeppelin é um grupo de músicos que toca rock e reggae, fazendo vários covers do Zeppelin e de músicas de Elvis. Seus álbuns (são três) apresentam cada vez menos versões de músicas do Led Zeppelin. Page os odeia e Plant os ama.

Jimmy Page foi o primeiro a tocar guitarra usando um arco de violino?

Não. Aquilo foi sugerido a ele por um violonista de estúdio, que já havia visto aquilo ser feito antes. As músicas em que Page usa o arco são "Glimpses" do Yardbirds e "How Many More Times", "Dazed & Confused" e "In The Evening" do Led Zeppelin.

Jimmmy Page é um satanista?

Jimmy Page é um colecionador de livros de ocultismo e parafernália relacionada. Ele era um seguidor de Aleister Crowley, um famoso ocultista inglês (e talvez satanista, veja o tópico a seguir) ao ponto de comprar um castelo que havia sido a residência de Crowley. Ele e a banda afirmam que não são satanistas e não há motivos para crer nisto.

Os rumores porém dizem que a banda vendeu suas almas a Satã em troca de poder, fama, saude, etc, e que Jones foi o único a recusar. Os vários desastres ocorridos com a banda servem para confirmar esta teoria. De qualquer forma não há nenhuma evidência sobre isso. Uma das provas do pacto satânico da banda seriam as mensagens que se ouviriam ao tocar ao inverso a música Stairway to Heaven. Visite a página de Backwards Messages para ouvir estas mensagens.

Para informações sobre as acusações de envolvimento da banda com satanismo visite a página Ocultismo no Rock.

Quem foi Aleister Crowley?

Aleister Crowley foi um pensador inglês, nascido em 1875 e morto em 1947. Personalidade controversa, Crowley é dado por muitos como um bruxo e até mesmo como a encarnação da besta do apocalipse, o número 666. Dezenas de bandas e artistas tem sua obra associada de uma forma ou de outra a Crowley.

Paulo Coelho e Raul Seixas tem em sua obra centenas de referências, óbvias ou não, a Crowley. Ao final de Sociedade Alternativa, por exemplo, Raul Seixas grita "o número 666 chama-se Aleister Crowley" e todas as frases como "a lei de Talema, esta é a nossa lei e a alegria do mundo", "faze o que tu queres, há de ser tudo da lei", "todo homem e toda mulher é uma estrela", entre outras, foram retiradas do Livro da Lei de Aleister Crowley.

Além do Led Zeppelin, outras bandas fizeram referência a Crowley, como o Iron Maiden (no disco Seventh Son of a Seventh Son) e Ozzy Osbourne, que escreveu a música Mr Crowley. No caso do Led Zeppelin acredita-se que hajam referências a obra de Crowley em várias músicas, embora Não de forma explícita. Mas o que liga o nome da banda a Crowley é o fato de Jimmy Page ter sido um verdadeiro apaixonado pela obra e pensamento do mago, chegando a comprar a casa de Crowley e vários de seus manuscritos.

A afirmação de ser Aleister Crowley um satanista gera muitas controvérsias. O mais óbvio é que Crowley fosse sim apenas um anti-cristão, averso a qualquer doutrina ou disciplina, incentivador do uso de drogas, do auto-conhecimento e do hedonismo (busca do prazer). Todas estas práticas são associadas ao satanismo. A obra de Crowley é bastante hermética e de difícil entendimento para os não iniciados. Seu livro de maior difusão é o Livro da Lei (The Book Of The Law), baseado na lei de Talema e que se resume no mandamento "Faz o que tu queres. Tudo é da lei. O único mandamento é que deves fazer o queres."

Existem mensagens satânicas gravadas ao contrário em "Stairway To Heaven"?

Este rumor surgiu quando um comitê de pais e líderes religiosos da Califórnia tentou provar que o rock levava as crianças ao caminho do demônio. Por razões desconhecidas das mentes racionais eles decidiram tocar alguns álbuns de trás para frente e disseram ouvir toda sorte de mensagens em músicas como "Another One Bites The Dust" do Queen, "Anthem" do Rush, "19th Nervous Breakdown" dos Stones, "Freebird" do Lynird Skynird, "Hotel California" dos Eagles e principalmente "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin.

E as mensagens gravadas ao contrário existem? Certamente depois da confusão gerada pela divulgacao destas bobagens, grupos como Elo e Pink Floyd usaram a técnica para divertir as pessoas, colocando algumas mensagens ao contrário escondidas nas faixas.

Na música "Stairway to heaven" existem várias mensagens que alguns grupos dizem ouvir ao tocar a música ao contrário. A mais comum é a frase "Here's to my sweet Satan" e "The one will be the path who make me sad whose power is Satan". Embora trate-se provavelmente apenas de uma coincidência, esta mensagem pode realmente ser ouvida. Para ouvir esta mensagem, bem como diversas outras pretensas backwards messages visite a página de Backwards Messages.

Vale lembrar que o mesmo comitê que decretou "Stairway to Heaven" satânica também achou diversas mensagens demoníacas em músicas da abertura de um famoso programa de TV chamado "Mr. Ed TV Show" e no Brasil se descobriram mensagens satânicas e pervertidas ao ouvir a música "Doce Mel" de Xuxa ao inverso.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?

Matérias relacionadas à matéria acima

Guitarras e Baixos - Perguntas e Respostas
Raul Seixas - Perguntas e Respostas
Ramones - Perguntas e Respostas
Queen - Perguntas e Respostas
AC/DC - Perguntas e Respostas
Pink Floyd - Perguntas e Respostas
Nirvana - Perguntas e Respostas
Metallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversas
Megadeth - Perguntas e Respostas
Kiss - Perguntas e Respostas
Iron Maiden - Perguntas e Respostas
Guns N' Roses - Perguntas e Respostas
Doors - Perguntas e Respostas
Black Sabbath - Perguntas e Respostas
Beatles - Perguntas e Respostas
Rush: Perguntas e Respostas e curiosidades sobre a banda


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Led Zeppelin"

Led Zeppelin: Organizador do Glastonbury prevê reunião da banda
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Led Zeppelin: trilha para comercial de perfume da Dior
Doro Pesch: ouça versão de clássico do Led Zeppelin
Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
Led Zeppelin: como Jimmy Page passou a usar a guitarra gêmea
Whole Lotta Dough: os preços dos remasters japoneses do Led
Led Zeppelin: revelado o insano conteúdo dos boxes de alto luxo
Led Zeppelin: data, formatos e track list dos remasters de luxo
Lindo demais: as capas dos primeiros remasters do Led Zeppelin
Led Zeppelin: confirmado relançamento dos três primeiros álbuns
Led Zeppelin: reveladas prováveis capas de novos box-sets
Led Zeppelin: Mixes alternativos de Physical Graffiti em leilão
Led Zeppelin: Physical Graffiti poderia ser melhor?
Led Zeppelin: Myles Kennedy conta de seu teste para vocalista

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thales de Menezes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas