Filmografia dos Beatles

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Filmografia dos Beatles


  | Comentários:

People And Places (1962, p&b)

Uma equipe da TV Granada é a primeira a capturar os Beatles ao vivo em Liverpool no antológico Cavern Club. A filmagem foi gravada entre o final de Agosto e o inicio de Setembro de 1962 e mostra Lennon cantando Some Other Guy de Richie Barrett. Ringo acabara de se juntar ao grupo. A reportagem foi ao ar no dia 7 de Nov. de 1962.

The Beatles Come to Town (1963, 7 min)

Parte de um show em Manchester. Mais tarde este clipe foi inserido no filme Go-Go Mania.

Sunday Night At The London Palladium (1963)

Primeira aparição em um programa de TV de grande audiência em todo país. Apresentam I Want To Hold Your Hand, This Boy, All My Loving, Money e Twist And Shout para uma alegre pateia presente. Este programa foi transmitido ao vivo no dia 13 de Out. de 1963.

TV Sueca (1963, p&b)

Durante primeira excursão através da Grã-Bretanha, os Beatles se apresentam para programa de televisão de Estocolmo. Cantam I Saw Her Standing There, From Me To You, Money, You Really Got A Hold Of Me, She Loves You e Twist And Shout. Excelente apresentação dos quatro "moptops" ainda frescos e cheio de energia. A platéia podem não ter compreendido o inglês mas entenderam a música. Este show aconteceu no dia 28 e foi ao ar no dia 30 de Out. de 1963.

Royal Variety Performance (1963)

Filmado no Teatro Prince Of Whales no dia 04 de Nov. de 1963, o show em que os Beatles se apresentam para a realeza inglesa coroou o inicio do reinado da Beatlemania na imprensa. Os rapazes tocam From Me To You, She Loves You, 'Till There Was You e Twist and Shout e o programa foi ao ar no dia 10 de Nov. 1963.

Jim Paar Show (1963)

Pela primeira vez os americanos podem ver os Beatles. A NBC filma o grupo tocando ao vivo, dia 16 de Nov. 1963 em Bournemouth, e edita um pequeno clipe do show que é levado ao ar no dia 03 de Jan. de 1964.

What's Happening (1964, p&b, 30 min)

Documentário que registra a primeira visita dos Beatles na América e capta bem o tumulto e circo que se tornara já a vida dos quatro. Sendo obrigados a entreter uma frota de jornalistas sempre entre shows e durante viagens. Entre 19 Aug. a 21 Sept os Beatles viajaram de San Francisco a Nova York, fizeram 30 shows em 28 lugares diferentes e tiverem 6 dias de folga. Lennon comparava esse lifestyle ao filme Satiricon de Felini. Com o tempo este documentário é reeditado e relançado em diversos formatos e nomes.

Around The World (1964, p&b, 40 min)

Participações: Cilla Black, P.J. Proby, Sounds Incorporated e Murray the K.

Beatles apresentam medley de Love Me Do/ Please, Please Me/ From Me To You alem de She Loves You, I Want To Hold Your Hand, Can't Buy Me Love, Twist And Shout, Roll Over Beethtoven, I Wanna Be Your Man, Long Tall Sally e Shout. Esta última nunca gravado pelos rapazes em disco. Partes deste filme foram ao ar na rede americana ABC no dia 15 de Nov. de 1964.

The Ed Sullivan Show (1964)

Os Beatles se apresentam no maior programa de variedades da América, nos dias 9 e 16 de Fevereiro de 1964. No primeiro show tocaram All My Loving, She Loves You, Till There Was You e This Boy. No segundo, I Saw Her Standing There, I Want To Hold Your Hand, From Me To You, Twist And Shout, Please, Please Me e She Loves You.

Essas apresentações apareceram comercialmente com mais de uma edição e com mais de um titulo. Alguns títulos mais conhecidos são:

The Beatles From Liverpool To Ed Sullivan (1964)

Inclui cenas no Cavern Club (Twist And Shout e Some Other Guy) alem de toda segunda apresentação dos Beatles no Ed Sullivan Show, dia 16 de Fevereiro de 1964.

The Beatles On Ed Sullivan Nº2 (1964)

É o mesmo filme que The Beatles From Liverpool To Ed Sullivan só que sem as cenas em Liverpool. O palco onde se realizavam os shows do Sr. Sullivan hoje hospeda o Tonight Show.

The Beatles Washington Coliseum Concert (1964, p&b, 30 min)

Gravação para circuito fechado de TV do primeiro concerto dos Beatles na América no dia 11 de Fevereiro de 1964. Qualidade de som e imagem muito fraca porem é um ótimo registro histórico. Um curta deste show foi feito com os rapazes cantando 'Till There Was You e I Want To Hold Your Hand.

Around The World (1964, p&b, 40 min)

Participações: Cilla Black, P.J. Proby, Sounds Incorporated e Murray the K.

Beatles apresentam medley de Love Me Do/ Please, Please Me/ From Me To You alem de She Loves You, I Want To Hold Your Hand, Can't Buy Me Love, Twist And Shout, Roll Over Beethtoven, I Wanna Be Your Man, Long Tall Sally e Shout. Esta última nunca gravado pelos rapazes em disco. Partes deste filme foram ao ar na rede americana ABC no dia 15 de Nov. de 1964.

A Hard Day's Night (1964, p&b, 87 min)

Direção: de Richard Lester
Roteiro: Alan Owen
Produção: Walter Shenson
Produtora: United Artists
Trilha: The Beatles, George Martin
Estréia: 06 de Julho de 1964, Londres.

Antológico filme de Richard Lester apresentando o que seria "um dia com os Beatles". As filmagens foram realizadas entre Março e Abril de 1964 em Londres. Este filme é um marco no casamento entre o rock e o cinema. Dele pavimentou-se o caminho para uma serie de filmes como os dos Hermans Hermit's e o seriado televisivo dos Monkees. Desenhos animados também pegaram o bonde como os Archies, Jose e as Gatinhas, os Impossíveis, e etc. mas isso é para outro artigo.

Shindig (1964, p&b)

A equipe do programa americano Shindig foi a Londres filmar os Beatles no Granville Theater ao vivo no dia 09 de Out. de 1964. Desta filmagem extraem Kansas City, Boys e I'm A Loser indo ao ar no dia 20 de Janeiro de 1965.

Help! (1965, 90 min)

Direção: Richard Lester
Roteiro: Marc Behm e Charles Wood
Produção: Walter Shenson
Produtora: United Artists
Estréia: 29 de Julho de 1965, Londres
Trilha: The Beatles, Ken Thorne

Filme número dois da banda rodada entre Fev. e Maio de 1965. Ficção cômica cruzando fanatismo religioso, Scotland Yard e os Beatles. Richard Lester faz outro filme divertido, repleto de brincadeiras que hoje já se tornaram clichês. Originalmente entitulada Eight Arms To Hold You, os rapazes são perseguidos por causa de um anel sagrado que Ringo recebe de uma fã e não consegue mais tirar. Vitor Spinelli, ator que mais atuou em filmes dos Fab Four faz aqui o cientista insanamente intrigado pelo poder do anel. Divertida sessão da tarde com um super plus: A música. Você vai ouvir o que havia de melhor no rock dos sixties: THE BEATLES. Ticket to Ride, Another Girl, You're Gonna Lose That Girl, I Need You, The Night Before, a "Dylianesca" You Got To Hide Your Love Away e é claro, Help; com introdução 007 e tudo fazem parte da trilha sonora de uma gigantesca e marcante geração! Pena que Lester e George Martin não se entenderam no primeiro filme. A trilha sonora incidental é de Ken Thorn. (Márcio Ribeiro)

Blackpool Night Out (1965, p&b)

Primeira aparição ao vivo na TV em quase um ano. Promovem o novo single, Help! e cantam I Do Like To Be Beside The Seaside. Programa aconteceu no dia 01 de Agosto de 1965.

Taping For The Ed Sullivan Show (1965)

No inicio da segunda excursão americana, no dia 14 de Agosto de 1965, participam do programa tocando I Feel Fine, I'm Down, Ticket To Ride, Yesterday, Act Naturally e Help para um público habitualmente aos berros. Ed Sullivan dividiu a apresentação para dois programas.

The Beatles At Shea Stadium (1965, p&b, 30 min)

Estréia: 01 de Maio de 1966 (BBC-TV)

Apresentação do dia 15 de Agosto de 1965 em Nova York. Edição da transmissão da TV americana deste concerto. Inclui Twist And Shout, I Feel Fine, Dizzy Miss Lizzie, Ticket to Ride, Act Naturally, Can't Buy Me Love, Baby's In Black, A Hard Day's Night e I'm Down.

The Man Behind The Beatles (1966)

Curta metragem com entrevista de John Lennon na Espanha, no set do filme How I Won The War.

Beatles Tokyo Concert (1966, 30 min)

Apresentação do dia 07 de Fevereiro de 1966. Gravação em video-tape transferido para filme. Este é possivelmente o melhor registro dos Beatles ao vivo. Melhor em termos de qualidade sonora e imagens. Pena que os Beatles já estavam exaustos e cheios de tédio com relação as excursões ao vivo. Isto fica evidente durante o decurso do show que inclui Rock And Roll Music, She's A Woman, If I Needed Someone, Day Tripper, Baby's In Black, I Feel Fine, Yesterday, I Wanna Be Your Man, Nowhere Man, Paperback Writer e I'm Down.

Our World (1967)

Primeira transmissão via satélite ao redor do mundo. Cada país apresentaria um pequena atração. Os Beatles foram escolhidos para representar Inglaterra e o fizeram com All You Need Is Love. Embora a base e algumas vozes estejam em playback, a orquestra e as principais vozes são ao vivo. Execução e transmissão realizada no dia 25 de Junho de 1967.

The Magical Mystery Tour (1967, colorido, 54 min)

Estréia: 26 de Dez. de 1967 (BBC-1 TV)
Direção e Produção: Beatles
Produtora: Apple Films

A liberdade de expressão cinematográfica nas mãos de excelentes compositores. A fora as cenas que acabaram virando video-clips das musicas, o filme é frouxo e não consegue prender bem a atenção dos não fanáticos. Embora feito a cores para televisão, a maioria do povo inglês tinham aparelhos preto e brancos o que pode explicar um pouco porque tamanha alarde negativa recebida pelo filme. Se na época foi um estrondoso fracasso, hoje é uma curiosidade cult. O álbum oferece um livreto com fotos tirados do filme.

Experiment in TV (1968)

Beatles filmado ensaiando para Hey Jude para programa televisivo Experiment In TV. A filmagem se realizou entre Julho e Agosto de 1968. Programa foi ao ar após lançamento da música.

The Beatles On David Frost (1968)

Programa de entrevistas do jornalista David Frost que se realizou no dia 04 de Setembro de 1968, onde os Beatles promovem Hey Jude tocando diante de um público pela primeira vez em dois anos. O show foi ao ar dia 08 de Set. de 1968.

Yellow Submarine (1969, 85 min)

Direção: George Dunning
Roteiro: Lee Minoff, Al Bordax, Jack Mendelsohn e Eric Segal
Produção: Al Bordax
Animação: Heinz Edelmann
Produtora: United Artists
Trilha: The Beatles, George Martin
Estréia: 17 de Julho de 1968, Londres.

Baseado numa estória original de Lee Minoff em cima das músicas de Lennon e McCartney. Excelente desenho animado para qualquer idade, imperdível.

Let It Be (1970, 88 min)

Direção: Michael Lindsay-Hogg
Roteiro: Beatles
Produção: Neil Aspinall
Produtora: United Artists
Estréia: 13 de Maio de 1970.

Documentário dos ensaios e o que acabou se tornando o último show ao vivo dos Beatles realizado no teto do prédio Apple Inc. Filmado durante o mês de Janeiro de 1969, o posteriormente chamado concerto do telhado foi no dia 30 durante a hora do almoço.

--------------------------------------------------------------------------------

John Lennon e Yoko Ono

How I Won The War (1967, ficção, p&b, 109 min)

Direção e Produção: Richard Lester
Roteiro: Charles Wood baseado num romance de Patrick Ryan.
Produtora: United Artists
Estréia: 18 de Outubro de 1967.
Trilha: Ken Thorne

Elenco: Michael Crawford, John Lennon

Filme de mensagem antiguerra sobre oficial inglês e seus soldados desajustados que são encarregados de construir um campo de cricket atrás das linhas inimigas. John Lennon é o personagem Musketeer Gripweed em seu único papel dramático.

The Rolling Stones Rock n' Roll Circus (1968)

Direção: Michael Lindsay-Hogg
Roteiro: Rolling Stones
Produção: Robin Klein

Trilha: Jethro Tull, The Who, Taj Mahal, Marianne Faithfull, John Lennon, Yoko Ono, Ives Gitlis, Eric Clapton, Mitch Mitchel, The Rolling Stones.

Filme histórico por diversas razões sendo a principal por ser a última vez que os Rolling Stones se apresentam ao vivo com Brian Jones, o mentor da banda em todo seu começo. Para divulgar o novo álbum da banda, Beggar's Banquet, foi organizado pela um show de rock com mote circense, feito especialmente para a televisão. Filmado entre 10 e 13 de dezembro de 1968, este filme capturou alguns momentos únicos. Como por exemplo a banda Jethro Tull se apresentando com Tony Iommi na formação; Taj Mahal contando ainda com Jesse Ed Davis na guitarra; the Who na única apresentação de sua primeira opereta "A Quick One While He's Away"; e a apresentação única de um supergroupo formado por Eric Clapton, John Lennon, Mitch Mitchell e Keith Richards batizado de Winston Legthigh And The Dirty Macs.

Problemas contratuais com os diversos artistas envolvidos e suas repectivas gravadoras atrasaram o lançamento do programa previsto incialmente para agosto de 1969. A saída e posterior morte de Brian Jones e a sua substituição por Mick Taylor faz desta formação datada, aumentando os motivos para o filme permanecer nos cofres. Mais o maior motivo talvez seja que os Rolling Stones, já cansados por supervisionar a feitura do filme, já estavam cansados quando chegou sua vez de tocar. A apresentação embora muito boa, foi julgada como sendo aquém às dos convidados. Acabou sendo lançado no final da década de noventa.

Sweet Toronto (1969)

Direção e Câmara: Peter Niel
Produção: D. A Pennebaker
Produtora: Pennebaker Associates Inc.

Participações de: Bo Diddley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Little Richard, The Plastic Ono Band (com Eric Clapton, Klaus Voorman, Alan White, John Lennon, Yoko Ono).

Registro do Toronto Rock And Roll Revival Festival do dia 13 de Set. de 1969 em Toronto, Canadá. Primeira formação do Plastic Ono Band em filme só lançado oficialmente em 1988 no Japão.

Curta Metragens de John Lennon e Yoko Ono

John & Yoko criam, dirigem e produzem uma serie de curta metragens "alternativos" entre 1969 e 1972. Esses filmes participaram de festivais Europeus ou foram mostrados em algum "evento" no circuito alternativo.

Two Virgins (1969, 19 min)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Filmado em super 8, assistimos a lenta superposição dos rostos de John e Yoko de forma que o resultado dá a impressão de vermos John sorrir com a boca de Yoko. Perto do final, os dois lentamente voltam "a seus próprios corpos" e se abraçam. Trilha Sonora do álbum homônimo.

Smile (1969, 52 min)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Também em super 8, o filme consiste em um sorriso de John Lennon filmado em câmara lenta. Quando indagado, John explica que a idéia é de toda uma era sorrindo, representado neste um sorriso. Não o John Lennon celebridade sorrindo mas apenas uma pessoa qualquer representado aqui por ele. Poucos captaram os simbolizamos.

Rape (1969, 73 min)

Estréia: 31 de Março de 1969 (Televisão Nacional Austríaca)
Produção: Hans Preiner, John Lennon e Yoko Ono

O filme mostra uma refugiada húngara sendo agredida por uma pequena equipe de jornalismo televisivo. A garota, Eva Majlata de vinte e um anos, não sabe porque esta sendo agredida assim. Desta maneira ela é estuprada (rape). Ironicamente, a imprensa entendeu o filme oferecendo-lhe boas criticas. Em Viena, na premier mundial, John e Yoko apareceram para conversar com a imprensa dentro de um enorme saco branco. Bagism como eles logo explicam é a concepção da "comunicação total" ou seja quem estiver dentro do saco poderia se comunicar livremente com os presentes sem temer preconceito de beleza ou estética do ouvinte. Por essa ótica, Bagism não esta muito longe dos chatrooms de hoje.

Honeymoon (1969)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Registro do evento denominado Bed-in em Amsterdã. John & Yoko de pijamas na cama de luxuoso hotel dão intermináveis entrevistas discursando sobre e promovendo a paz.

Self Portrait (1969, 15 min)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Concepção artística mais no estilo de Andy Warhol, Auto Retrato mostra quinze minutos em câmara lenta da ereção do pênis do John Lennon. Uma excursão ao ridículo para realçar a noção do absurdo e provocar um pouco a critica dita especializada? Senso de humor, sarcasmo ou mau gosto? Quando perguntado sobre seu papel de líder Lennon retruca: Então eu recuso liderar e mostrarei sempre minhas genitálias ou algo assim que acaba evitando que eu seja Martin Luther King ou Gandhi e acabar assassinado.

Apotheosis (1971, 18 min)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono
Câmara: Nick Knowland

Cesta com câmara amarrado a um balão flutua sobre a cidade dando-lhe a sensação de vazar através das nuvens. Primeiro filme do casal em 35mm.

Fly (1971, 50 min)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Uma mosca.

Up Your Legs (1971, 30 min)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Bem...

Erection (1972)

Direção, criação e Produção: John Lennon & Yoko Ono

Não é o que você esta pensando. Esse filme mostra uma equipe de construtores erguendo um prédio em câmara acelerada. O que você pensou originalmente é o tema de Self-Portrait.

Imagine (1972)

Estréia: 23 de Dez. 1972.
Direção: John Lennon & Yoko Ono

De todos os filmes alternaticos do casal, este é o único que possui potência comercial e consequentemente teve uma maior exposição.

One To One Concert (1972)

Filme do concerto beneficente para crianças retardadas, rodado pela ABC-TV destacando o show de John & Yoko mas com varias atrações incluindo Arietha Franklin e Steve Wonder. Show realizado no Madison Square Garden no dia 30 de Agosto de 1972. John & Yoko e sua banda The Plastic Ono/Elephant's Memory Band tocam Sisters O Sisters, Instant Karma, Come Together, Imagine, Cold Turkey, Hound Dog e Give Peace A Chance. Do show completo ficaram de fora New York City, We're All Water, Woman Is The Nigger Of The World, Mother e Born In A Prison. O filme foi reeditado e finalmente saiu comercialmente em 1986 com o nome de Live In New York City.

John Lennon Live In New York City (1972)

Filme do concerto beneficente para crianças retardadas apresentando o show de John & Yoko com a Plastic Ono/Elephant's Memory Band. Apresentação realizada no Madison Square Garden no dia 30 de Agosto de 1972. Reedição do One To One Concert rodada pela ABC-TV americana.

Imagine: John Lennon (1988)

Direção: Andrew Salt
Produtora: Warner Bros.

Biografia de Lennon contada através de entrevistas, depoimentos, gravações exclusivas e material caseiro.

--------------------------------------------------------------------------------

Paul McCartney

The Family Way (1967, drama, 115 min)

Estréia: 18 de Dez. de 1966 (Londres).
Direção e Produção: John e Roy Boulting
Roteiro: Bill Naughton
Produtor executivo: Dennis O'Dell
Trilha: Paul McCartney

Estória tragicômica sobre a inabilidade de um jovem casal que não consegue consumar sua lua-de-mel. Paul compõe Trilha Sonora arranjada e executada pela George Martin Orchestra. Filme baseado na peça All In Good Time também de Bill Naughton.

James Paul McCartney (1973, musical)

Estréia: 16 de Abril de 1973 (ABC-TV).

Especial feito para televisão que apresenta para o grande público Paul McCartney agora com sua OUTRA banda Wings. Paul se apresenta bem tanto no acústico quanto eletrificado e faz um curioso numero de sapateado enquanto canta Gotta Sing Gotta Dance que escrevera especialmente para a ocasião. Marca também o lançamento mundial do trailer do novo filme de James Bond ainda a estrear, Live And Let Die. Inserida em flashes enquanto a banda executa a música título, cria-se um frenesi de som e imagem que termina com a explosão do piano. Esta é a primeira vez que o tema principal de um filme do James Bond utiliza o gênero rock, pratica hoje comun.

Rockshow (1980)

Direção e Produção: Tom Priestley e Richard Dunford
Produtora: MPL Communications - Miramax

Filme da primeira excursão mundial dos Wings.

Concerts For The People Of Kampuchea (1980)

Direção: Keith Macmillan da Keefco.
Produção: Bob Mercer da EMI Films ltda.

Apresentações: Queen, Ian Dury & the Blockheads, Clash, Matumbi, Pretenders, Specials, Who, Rockpile, Dave Edmunds, Nick Lowe, Robert Plant, Wings.

Paul McCartney é procurado pela ONU para assistir numa campanha de ajuda ao povo faminto de Kampuchea, antiga Camboja. O resultado foi uma serie de shows em Londres entre 26 e 29 de Dez. de 1979. Este filme registra as apresentações das varias bandas em vogue no final da década.

Give My Regards To Broad Street (1984)

Direção: Peter Webb
Roteiro: Paul McCartney

Elenco e Participações: Paul & Linda McCartney, Bryan Brown, Tracy Ullman, Barbara Bach, Ringo Starr, Ralph Richards, John Paul Jones, Jeff Porcaro, David Gilmour, Dave Mattocks, Steve Lukather

Enredo emprestado do mito Hot As Sun, Paul tem a fita mestre do seu último disco roubada e enquanto se procura pela tal fita, apresenta-se uma serie de re-arranjos para suas músicas tanto da sua carreira solo quanto dos tempos dos Beatles. (Márcio Ribeiro)

Get Back (1990)

Direção: Richard Lester

Filme da turnê mundial de 89/90 do Paul.

--------------------------------------------------------------------------------

George Harrison

Wonderwall (1969, drama, 92 min)

Estréia: 17 de Maio de 1968 (Festival de Cannes).
Direção: Joe Massot
Estória: Gerard Brach
Roteiro: Guillermo Cain
Produção: Andrew Braunsberg
Trilha: George Harrison
Produtora: Cinecenta

Velho professor espiona vizinha modelo e acaba se envolvendo em sua vida. George montou um ensamble de jazz e rock tradicional e outro de músicos indianos gravados em Bombaim. Não vá assistir este filme esperando ouvir ou ver pop George Harrison.

Raga (1971, 96min)

Estréia: 23 de Nov. de 1971 (Nova York).
Direção e Produção: Howard Worth
Roteiro: Nancy Becal
Produtora: Apple Films

Elenco: Ravi Shankar, George Harrison.

Documentário sobre o Ravi Shankar onde George Harrison também aparece.

Concert For Bangla Desh (1971, 140 min)

Estréia: 23 de Março de 1971.
Direção: Saul Swimmer
Produção: George Harrison e Allan Klein
Produtora: 20th Centuray Fox

Apresentações de: George Harrison, Ravi Shankar, Klaus Voorman, Jim Keltner, Ringo Starr, Leon Russel, Billy Preston, Eric Clapton, Badfinger, Bob Dylan.

Documentário do show no Madison Square Garden em Nova York, dia 01 de Agosto de 1971.

--------------------------------------------------------------------------------

Ringo Star

Candy (1968, comedia, 124 min)

Estréia: 30 de Dezembro de 1968.
Direção: Christian Marquand
Roteiro: Buck Henry baseado numa romance de Terry Southern e Mason Hoffenberg
Produção: Robert Haggiag
Produtora: Cinerama Releasing Corporation
Trilha: Steppenwolf, The Byrds.

Elenco: Ewa Aulin, Marlon Brando, Richard Burton, Ringo Starr, Walter Mathau, John Houston, Elisa Martinelli, Anita Pallenberg.

A jovem e inocente Candy é seduzida por diversos tipos estranhos durante sua busca pela verdade espiritual. Ringo faz o papel de Emmanual, o jardineiro mexicano. Filme marca também a estreia no cinema da top-model inglesa Anita Pallenberg, namorada de Brian Jones. As filmagens foram realizados entre o final de Novembro e meados de Dezembro de 1967.

The Magic Christian (1969, comédia, 92 min)

Direção: Joseph McGrath
Roteiro: Terry Southern, Joseph McGrath e Peter Sellers
Baseado no romance de Terry Southern.
Produção: Dennis O'Dell
Produtora: Commonwealth United Films
Trilha: Badfinger.

Elenco: Peter Sellers, Raquel Welch, Ringo Starr, Christopher Lee, Terry Southern.

Ringo faz papel do sobrinho rebelde de Peter Sellers. Filmagens realizadas no período entre Março e Maio de 1969. Trilha Sonora da banda Badfinger com tema principal Come And Get It composta por Paul McCartney que também produz e lança pelo selo Apple.

200 Motels (1971, musical, 99 min)

Estréia: 10 de Nov. de 1971.
Direção: Tony Palmer e Frank Zappa
Roteiro: Frank Zappa
Produção: Jerry Good e Herb Cohn
Produtora: United Artists

Elenco: Frank Zappa, Mark Volman, Howard Kayleen, Ian Underwood, Jimmy Carl Black, Aynsley Dunbar, Martin Lickeret, George Duke, Motörhead Sherman, Don Preston, Theodoro Bikel, Ringo Starr, Keith Moon.

Ringo faz o papel de Frank Zappa nesta análise cômica sobre a vida na estrada com uma banda de rock, razão pelo título 200 Motels.

Blindman (1971, western, 105 min)

Estréia: Dia 15 de Nov. de 1971 (Roma).
Direção: Ferdinando Baldi
Produção: Saul Swimmer e Tony Anthony

Elenco: Tony Anthony, Ringo Starr.

Ringo faz o papel de Candy, o querido irmão do chefe dos bandidos, em seu primeiro trabalho dramático. Allan Klein, então empresário de três dos quatro Beatles, aparece como um dos seus capangas.

Born To Boogie (1972, 67 min)

Estréia: 18 de Dezembro de 1972.
Direção e Produção: Ringo Starr
Roteiro: Marc Bolan e Ringo Starr
Câmara: Ringo Starr

Elenco: Marc Bolan, Mickey Finn, Steve Currie, Bill Legend, Ringo Starr.

Documentário sobre a banda T. Rex. Filmagens realizadas entre os meses Março e Abril de 1972.

That'll Be The Day (1973, drama, 90 min)

Estréia: Dia 12 de Abril de 1973
Direção: Charles Whatham
Roteiro: Ray Connolly
Produção: David Puttnam e Sanford Lieberson
Produtora: Mayfair Films

Elenco: David Essex, Bill Fury, Keith Moon, Ringo Starr.

Operário inglês (Essex) sucumbe a uma vida itinerante como músico de rock. Drama sobre os conflitos e aspirações da classe baixa britânica. Filme ambientado nos anos cinqüenta onde Ringo faz o papel de Mike. Supervisão musical de Keith Moon e Neil Aspinall. Filme rendeu uma continuação no ano seguinte chamado de Stardust.

Son Of Dracula (1974, comédia, 90 min)

Estréia: Maio 1974 (Atlanta)
Direção: Freddie Francis
Roteiro: Jay Fairbank
Produção: Ringo Starr
Produtora: Cinemation Industries

Elenco: Harry Nilsson, Ringo Starr.

Versão cômica da lenda de Dracula satirizando o estilo dos antigos filmes das produções da Hammer Stúdios. Por ironia, seu diretor Freddie Francis era um dos seus mestres. Ringo faz o papel de Merlin o mago. Trilha sonora de Harry Nilsson que detém o papel titulo no filme.

Lisztomania (1975, 104 min)

Direção: Ken Russell

Elenco: Roger Daltrey, Sara Kesteman, Paul Nicholas, Fiona Lewis, Rick Wakeman, Ringo Starr.

Numa espécie de ressaca criativa da ópera rock Tommy, o diretor inglês Ken Russell volta a trabalhar com Roger Daltrey, num filme que é uma adaptação ‘livre’ da vida do compositor e pianista húngaro Franz Listz. Mais uma vez Russell abusa da sua liberdade criativa pervertida para narrar uma história absurda e que não condiz com a realidade. Levada em tom de pilhéria pelo diretor, que abusa no uso de situações grotescas e caricatas. A trilha sonora foi produzida e interpretada por Rick Wakeman. Ringo aparece rapidamente no papel do Papa. (Saulo Gomes)

Ringo (1978)

A história de um pobre rapaz Ognir Rrats que se parece com Ringo Starr. Uma historia vagamente inspirada no classico O Principe e o Pobre (The Prince & the Pauper) de Mark Twain . Ringo faz os dois papeis. No final, Ringo canta ao vivo três músicas do seu novo álbum Bad Boy.

Caveman (1981) comedia 92 min)

Direção: Carl Gottlieb
Roteiro: Rudy DeLuca e Carl Gottlieb
Produção: Lawrence Turman e David Foster
Produtora: United Artists

Elenco: Ringo Starr, Barbara Bach, Dennis Quaid, John Matuszak.

Conto pré-histórico onde ninguém fala nada pois o conceito de palavra não foi concebida ainda. Homem desajustado deixa tribo para criar sociedade alternática. Talvez o melhor trabalho de Ringo como ator que contracena com sua esposa Barbara Bach.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Cinema e TV"
Todas as matérias sobre "Beatles"

Bateristas: canhotos que tocam de forma diferente
Beatles: A influência dos Fab Four em faixas de Raul Seixas
De Morrisey aos Beatles: canções sobre obsessivos e compulsivos
John Lennon: dentista canadense ainda sonha com clone do músico
Discos: Capas vistas no Google Street View
Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Paul Mccartney: em clássico da NBA se divertindo com a Kiss Cam
Mais capas de álbuns: a história do rock no Google Street View
Beatles: há exatos 50 anos, banda estabelecia recorde inquebrável
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Stevie Riks: um "ressuscitador" de Rockstars
Cobain, Lennon e Elvis: para cervejaria todos eles estão vivos
Bem vivos: Elvis, Cobain, Lennon e outros em comercial de cerveja
Separados no nascimento: Ringo Starr e Pit Bicha
Paul McCartney: trilha sonora para filme de animação

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.

Mais matérias de Márcio Ribeiro no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas