Whiplash.NetMenuBuscaReload

O SubSolo: Coletânea reúne bandas independentes de todo o país

Resenha - O SubSolo - diversos

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Jordana Aguiar
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

A Coletânea O SubSolo é resultado de um sonho. Ela foi planejada e produzida pela equipe do blog O SUBSOLO – PORTAL DO UNDERGROUND, tendo em vista que o objetivo do blog é divulgar e apoiar bandas nacionais do cenário underground de Rock e Metal. A Coletânea pretendeu reunir bandas independentes de vários lugares do Brasil, buscando dar oportunidade para que elas divulguem seus trabalhos o mais amplamente possível. Quando lançada, a versão física da Coletânea foi distribuída Brasil a fora, sendo entregue a bandas, rádios e demais mídias, com objetivo de disseminar a ideia e mostrar o trabalho dos músicos independentes, os quais vêm desenvolvendo composições de qualidade.

Pantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag DarrellMarcel Castro - De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Imagem

Na capa do CD vê-se a imagem de uma guerra, representando a guerra que vivemos diariamente pelo alcance dos nossos objetivos. A arte da capa foi criada pelo fundador e membro do SubSolo, Maykon Kjellin. Ao todo, a Coletânea O SubSolo conta com 22 bandas, de 6 estados brasileiros, incluindo vários estilos que vão desde Rock, Metal, Punk, Hardcore até Reggae. Algumas músicas possuem letras em português e as demais em inglês.

A Coletânea já inicia com Heavy Metal, trazendo o peso da banda paulista IN SOULITARY, com a música “Hollow”. Os vocais alternam entre limpo e gutural. O som evidentemente tem influências de vários estilos de metal, não apenas do heavy metal em si. Um diferencial é a presença de um tecladista, totalizado 6 integrantes.

Uma banda que chama atenção é a DEST_LADO, com a música “Mais Bebida”. O interessante dessa banda de Rock’n’Roll é que ela possui dois baixistas e nenhum guitarrista. Além do baixo em dose dupla, a bateria é dividida entre duas pessoas. Isso mesmo: dois baixos, duas pessoas tocando a mesma bateria e nenhuma guitarra. Além disso, o vocal é feminino, ou seja, DEST_LADO é uma banda bem diferente. A temática das letras lembra bastante as músicas do Matanza.

Bandas como DEADPAN provam que é possível transpassar as barreiras do estilo musical. Na música “Unmasked Living” percebe-se que o som deles é diferente das outras bandas de Death Metal. Quando se escuta o álbum completo da DEADPAN (“In Aliens We Trust”), a princípio o som da banda pode parecer confuso, pois dificilmente você conseguirá defini-lo em um estilo só, mas é justamente isso que o torna tão único e inconfundível. Quando seus ouvidos se acostumam, você começa a perceber o quanto vale à pena escutar o trabalho dessa banda, que possui músicas muito bem elaboradas.

Continuando no assunto bandas diferentes, temos gaúcha BAD GNOMO, que se intitula como Punk Rock/ Hardcore, mas dá para dizer que beira o Metal. Essa banda é novíssima, tendo sido formada em 2016. No EP chamado “Nada vai me derrubar” pode-se encontrar quatro músicas pesadas e agressivas. Ainda no assunto Punk, a Coletânea conta com participação do power trio SPIDRAX, que apresenta músicas do estilo Horror Punk, já bem diferenciado da última banda citada, mesmo que esteja dentro do Punk.

Na Coletânea pode-se encontrar também bandas com sons clássicos, como é o caso da DOCTOR JIMMY, que traz o bom e velho rock’n’roll, como também é o caso da banda DECOLLE, com a agradável música “Vento” que soa muito bem aos ouvidos. Ainda nos clássicos, a RED RAZOR vem com o Thrash Metal estilo anos 80 que os fãs de Metal já estão acostumados. Todas as 22 bandas que compõe a Coletânea O SubSolo são dignas de atenção. Vale à pena conhecer uma “amostra” de cada banda para posteriormente pesquisar e se aprofundar em cada uma delas.

Projetos como esse são de grande valia por vários motivos. O principal motivo, claramente é divulgar o trabalho de diversas bandas, aumentando o alcance ao público. Também pode ser um meio de intercâmbio entre as bandas, que passam a conhecer umas o trabalho das outras, pois a união é extremamente importante para manter viva a cena underground. Conforme as bandas passam a ser conhecidas em outros lugares que não só suas cidades e regiões, abrem-se portas para que possam tocar em outros locais. Um fator muito interessante sobre a Coletânea O SubSolo e demais projetos como esse, é que agrupam-se vários estilos musicas, ou seja, pode ser um bom instrumento para derrubar as barreiras que construímos com nosso gosto musical. Ao ouvir bandas diferentes, que não pertencem ao estilo que mais gostamos, nos abrimos para novos horizontes. Ouvir uma sequência de bandas de Hardcore, Metal e Rock Clássico faz perceber que todos esses estilos estão lotados de qualidade, mais um motivo para apoiarmos as bandas do underground nacional sem ter em vista somente o estilo, e sim, que todos estão buscando um objetivo em comum, dessa forma podemos nos unir e chegar mais longe.

Coletânea O SubSolo

01- In Soulitary – Hollow
02- Demolition – Manipulation
03- Texas Funeral – Hoje Eu Vou Beber
04- Dust Commando – No Grudge
05- Divago - Difícil
06- Bad Gnomo – Nada Vai Me Derrubar
07- Decolle – Vento
08- Tourette – Prisoner
09- V8 Corporation – The Pocket Man
10- Spidrax – Spidrax
11- Box 47 – Fechando Cortinas
12- Doctor Jimmy – Não Tenho Pressa
13- Mandíbula – Nossa História
14- Holiday Nice – Minacalot
15- Incerto HC – Mariah
16- N.O.A.R.F. – Don’t Tell Me
17- Dest_Lado – Mais Bebida
18- Fault Line – Isis
19- Crossed Crow – Unfold Paths
20- Red Razor – Napalm Pizza
21- Tribal – The Age of Frustration
22- Deadpan – Unmasked Living

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "In Soulitary"Todas as matérias sobre "Demolition"Todas as matérias sobre "Texas Funeral"Todas as matérias sobre "Dust Commando"Todas as matérias sobre "Divago"Todas as matérias sobre "Bad Gnomo"Todas as matérias sobre "Decolle"Todas as matérias sobre "Tourette"Todas as matérias sobre "V8 Corporation"Todas as matérias sobre "Spidrax"Todas as matérias sobre "Box-47"Todas as matérias sobre "Doctor Jimmy"Todas as matérias sobre "Mandíbula"

Pantera
O surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell

Collectors Room
Ingressos, cartazes, autógrafos, uma guitarra de Hendrix...

Futurologia
Como estariam Cobain, Hendrix, Joplin e Morrisson?

Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas - Parte 3Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palcoDave Lombardo: o que ele realmente acha de Lars Ulrich?Malmsteen: Guitarrista conta quem será o próximo Yngwie MalmsteenSlipknot: a banda seria realmente um plágio do Mushroomhead?

Sobre Jordana Aguiar

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online