Whiplash.NetMenuBuscaReload

David Bowie: EP é tão emocionante e tão impactante quanto Larazus

Resenha - No Plan - David Bowie

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por André Espínola
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Hoje, 10/01/17, completa um ano da morte de David Bowie, que deixou o mundo estupefato, pois aconteceu poucos dias depois do lançamento de Blackstar, um disco vigoroso e intrigante que, mesmo imerso em inúmeras simbologias e mensagens pessoais indiretas (que logo se tornaram diretas), fez com que as pessoas continuassem pensando no prolongamento da espetacular carreira de David Bowie na música. Mas no dia 10 duas trágicas notícias chegaram de uma vez: não apenas Bowie estava profundamente doente, coisa que ninguém sabia, mas à essa altura, ele já estava morto. Isso mesmo, algumas horas depois de aparentar ser a pessoa mais viva e enérgica do mundo, David Bowie estava morto.

Pedro Bial: shows do Deep Purple e David Bowie na adolescênciaAvantasia: gafes durante show na Alemanha em 2010

Imagem

Um ano depois, o que podemos dizer é que ainda não digerimos totalmente essa perda. Para nos ajudar com o luto, a BBC apresentou um especial inédito sobre os últimos cinco anos da carreira de David Bowie, The Last Five Years, que em outra oportunidade farei uma resenha específica. Esta postagem de hoje se refere ao lançamento surpresa de um novo EP no dia do aniversário do cantor, que compila as últimas músicas inéditas conhecidas – até o momento – de David Bowie (que já foram lançadas numa versão do musical Lazarus).

'No Plan' é tão emocionante e tão impactante quanto 'Larazus', que foi totalmente ressignificada após a notícia da morte de David Bowie. Em 'No Plan', ao contrário, já a ouvimos conscientes que ele não está mais aqui e se encontra nesse lugar em que ele menciona na letra da música. Musicalmente, ela se enquadra num jazz meio sombrio com alguns belos solos de saxofone de Doug McCaslin, que conhecemos tão bem em Blackstar.
Vale a pena transcrevê-la na íntegra:

Here, there's no music here
I'm lost in streams of sound
Here, am I nowhere now?
No plan
Wherever I may go
Just where, just there
I am

All of the things that are my life
My desire, my beliefs, my moods
Here is my place without a plan

Here, second avenue
Just out of view
Here, is no traffic here?
No plan

All the things that are my life
My moods, my beliefs
My desires, me alone
Nothing to regret
This is no place, but here I am
This is not quite yet

'Killing a Little Time', por sua vez, é um rock pesado que relembra um pouco a fase de Outside. Parece que aqui ele está lidando com a raiva de saber que o momento está próximo, pensando no que ainda poderia oferecer. 'This rage in me / I've got a handful of songs to sing / To sting your soul / To fuck you over / This furious reign'.

'When I Met You' finaliza esse conjunto de últimas músicas gravadas por David Bowie de forma melancólica: 'Now It's all the same, it's all the same/ The sun is gone, it's all the same.'

O EP No Plan vem para confirmar a falta que David Bowie fará para o mundo da música e da cultura em geral. Um gênio que simplesmente não é substituído. É o ponto final de uma carreira que teve sempre o ponto inicial. Obrigado mais uma vez, David.

Comente: Já ouviu o EP "No Plan"?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Pedro Bial
Shows do Deep Purple e David Bowie na adolescência

David Bowie: a pior versão de "Life on Mars" que você vai ouvirDavid Bowie: quatro décadas depois, "Low" ainda é um enigmaDavid Bowie: Diretor afirma que "Blackstar" não foi uma despedidaBowie: vocalista do Def Leppard canta duas músicas do CamaleãoDavid Bowie: ouça a voz isolada do cantor em 10 músicasTodas as matérias e notícias sobre "David Bowie"

Astros do Rock
Como seriam suas versões tatuadas

David Bowie
Fã descobre surpresa escondida na capa de Blackstar

Esquire
Os setenta e cinco discos que todo homem deve ter

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "David Bowie"

Avantasia
Gafes durante show na Alemanha; confira em vídeo

Rock progressivo
Bandas que merecem ser ouvidas

Lemmy Kilmister
O personagem de Super Mario que foi inspirado na lenda

Iron Maiden: curiosidades sobre o "The Number Of The Beast"Luiz Calanca - a coleção do dono da Baratos AfinsGibson: os 10 melhores guitarristas de Metal da históriaAC/DC: Brian May gostaria de ter feito parte do grupoFreedom of Expression: o tema do Globo RepórterGrohl: "quase saí do Nirvana depois de críticas de Cobain"

Sobre André Espínola

André Espínola, recifense, estudante de História e apaixonado por música, quer levar um pouco de sua paixão para os outros, resenhando sobre novos lançamentos e pagando tributo aos clássicos e às nossas raízes musicais, sobretudo o Blues, Rock e Jazz, cuja missão básica é dizer aos quatro cantos: "a boa música nunca morrerá!". Possui o blog Filho do Blues, onde escreve e edita textos sobre as novidades musicais do mundo do rock, indie e blues.

Mais matérias de André Espínola no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online