Dorsal Atlântica: A Sorte Está Lançada!

Resenha - Alea Jacta Est - Dorsal Atlântica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Sobreira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Pra quem não conhece, a Dorsal é uma banda que praticou um som soberbo e original, tendo principalmente como base o Thrash Metal, pesado e agressivo em sua essência, somado a pancadas velozes Hardcore e letras muito bem estudadas e inteligentes (poéticas e filosóficas até), sendo tudo isso muito trabalhado MESMO! Contudo, a música que esta rapaziada criou, está muito além de rótulos, pois ultrapassou qualquer fronteira limitativa.

Dorsal Atlântica: Carlos fala sobre novo disco e tocar ao vivoCapas de álbuns: agora com gatos em discos clássicos

Imagem

Além de uma sonoridade amplamente rica, o conceito lírico também segue esse raciocínio, pois em parte conta a história de um personagem chamado "Black Angel", ou seja, um Cristo de pele negra, que age em uma sociedade corrupta e suja, pregando a paz e trazendo esperança aos desiludidos e menos favorecidos. Basta uma rápida olhada na capa para sacar a ideia. Também temos puros momentos de poesia, como na faixa "Take Time", onde a letra nos deixa uma mensagem para aproveitarmos melhor nosso tempo, desperdiçado tantas vezes com coisas fúteis, sendo que a música é rápida e direta, e sempre me lembrou um pouco o Motörhead(!) Tecnicamente, não combinou, mas quem liga?

Todas as músicas são ótimas, mas vou citar apenas algumas: "Thy Kingdom Come" inicia a obra, com batidas violentíssimas, e não nos deixa tempo para respirar. "Straitgate" já demonstra o lado refinado, com várias melodias inspiradoras e um inusitado 'canto gregoriano' (que parece recitar a oração "Pai-Nosso" em latim) a partir dos 2:12``, e que faz o queixo cair devido a sua intensidade. "Human Rights" começa meio que descompromissada, mas ganha velocidade e ainda conta com um solo bem bacana e profundo. "Last Act" é uma das minhas favoritas, e também conta com muitos elementos variados, mas com um andamento mais contido e algumas vozes femininas, para dar aquele toque extra.

Mesmo contando com apenas 3 integrantes, isso não atrapalhou em nada nas composições, pois a força é tanta, que talvez mais gente acabaria é atrapalhando. Como sempre gosto de mencionar a produção, esta aqui ficou excelente, dando o apoio necessário à músicas tão complexas e cheias de detalhes... É impossível imaginar uma produção ruim, pois estragaria tudo! Todos os músicos também merecem congratulações, desde a guitarra onipresente e os vocais cavernosos de Carlos, passando pelo baixo destruidor e que não deixou nenhum buraco, de Cláudio, até a bateria maniaca de Guga, que deve ter tocado até a exaustão.

Se você ainda acha que no Brasil só existem "Sepultura & Angra", reveja seus conceitos e ilumine sua mente, buscando novas opções, como esta pioneira banda, ou mesmo este indispensável e luxuoso disco.

Track List:
1 - Thy Kingdom Come
2 - Give People a Chance
3 - R.I.P. (Racism, Ignorance, Prejudice)
4 - Straitgate
5 - Raise the Dead
6 - Human Rights
7 - Virtual Reality
8 - Last Act
9 - Black Messiah
10 - Loyal Legion of the Admirers
11 - Life Goes On (Vidcom Experiences)
12 - Take Time
13 - Summary Condemnation (Bonus)
14 - Tribute to Gauguin (Bonus)

Line-Up:
Guga - Drums
Carlos Lopes - Guitars and Vocals
Cláudio Lopes - Bass

Lançamento: Janeiro/1994 - Cogumelo Records

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Dorsal Atlântica: Carlos fala sobre novo disco e tocar ao vivoTodas as matérias e notícias sobre "Dorsal Atlântica"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de fevereiro de 2016

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dorsal Atlântica"

Capas de álbuns
Agora com gatos em discos clássicos

Guitarristas
Você consegue identificar todos nesta imagem?

Metal Extremo
Os logos mais ilegíveis já criados

Ramones: Coração Envenenado - Uma bomba-relógioHeavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que éDream Theater: o habilidoso baixista caladãoUltimate Classic Rock: Top 10 músicas para o fim do mundoSlipknot: banda trolla repórter da Multishow antes de show no RIRQueen: segundo May e Taylor, John Deacon evita contatos sociais

Sobre Vitor Sobreira

Moro no interior de Minas Gerais e curto de tudo um pouco dentro do maravilhoso mundo da música pesada, além de não dispensar também uma boa leitura, filmes e algumas séries. Mesmo não sendo um profissional da escrita, tenho como objetivos produzir textos simples e honestos, principalmente na forma de resenhas, apresentando e relembrando aos ouvintes, bandas e discos de várias ramificações do Metal/Heavy Rock, muitos dos quais, esquecidos e obscuros.

Mais matérias de Vitor Sobreira no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online