WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Dokken: 30 anos de "Tooth And Nail", o verdadeiro começo do grupo

Resenha - Tooth And Nail - Dokken

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Igor Miranda, Fonte: IgorMiranda.com.br
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Gosto de dizer que "Tooth And Nail" é o primeiro disco de verdade do Dokken. O debut "Breaking The Chains", de 1983, tem muito mais a cara do vocalista, Don Dokken - tanto é que o trabalho foi lançado primeiramente em 1981 sob o nome do cantor ao invés do grupo. Da mesma forma funcionou o EP "Back On The Streets", de 1979.
Dokken: formação clássica conversa sobre mais shows em 2018Red Hot Chili Peppers: ouça baixo isolado de Flea em várias músicas

"Breaking The Chains" é um trabalho mais pasteurizado, com moderação excessiva na fúria das guitarras de George Lynch e na força da cozinha do baterista "Wild" Mick Brown e do baixista Jeff Pilson (este sequer tocou no álbum). Em "Tooth And Nail", fica claro que o Dokken funcionou como grupo.

A entrada de Jeff Pilson foi decisiva para as composições. Todos os quatro participam da parte autoral, de forma balanceada, sem centralização. Ou seja: fúria na guitarra e força na cozinha. Fora os backing vocals, reforçados pela presença de Pilson, que também canta muito bem. O destaque evidente é George Lynch, um guitarrista genial.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O hard rock da banda começa a flertar um pouco com o heavy metal. Tudo fica melhor a partir daqui - até mesmo a produção, agora assinada pelos experientes Tom Werman (responsável por "Shout At The Devil", do Mötley Crüe) e Roy Thomas Baker (que trabalhou com o Queen e o Cars).

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A repercussão foi boa. "Tooth And Nail" começou a dar visibilidade para o Dokken nos Estados Unidos - ironicamente, o grupo de norte-americanos repercutia melhor na Europa. As vendas foram satisfatórias e colocaram os caras no mapa. O que veio depois é história - de uma das maiores bandas do hard rock oitentista.

Leia o faixa-a-faixa completo no link:
http://www.igormiranda.com.br/2014/09/os-30-anos-de-tooth-an...

Dokken: "Tooth And Nail"
Lançado em 13 de setembro de 1984

Don Dokken (vocal)
George Lynch (guitarra, violão)
Jeff Pilson (baixo)
Mick Brown (bateria)

1. Without Warning (Instrumental)
2. Tooth and Nail
3. Just Got Lucky
4. Heartless Heart
5. Don't Close Your Eyes
6. When Heaven Comes Down
7. Into the Fire
8. Bullets to Spare
9. Alone Again
10. Turn On the Action

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Dokken: formação clássica conversa sobre mais shows em 2018Todas as matérias e notícias sobre "Dokken"

Dokken
Don sentiu vergonha da humanidade após conhecer o Brasil

Comerciais
Os mais divertidos envolvendo Rock e Heavy Metal

Exodus
Gary Holt compara o Heavy Metal ao Hair Metal

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dokken"

Red Hot
Ouça baixo isolado de Flea em várias músicas

Supernatural
Uma série com uma trilha sonora do caralho

Slash: chapação, a louca e atraente Fergie e Axl RoseBon Jovi: sexo, drogas e... Jon Bon Jovi?Cretin: transexual rompe barreiras no metal extremoFotos de Infância: Lemmy Kilmister, do MotorheadOzzy Osbourne: foto do pastel favorito do MadmanSean Yseult: "Tinha garotas que achavam que eu era homem"

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online