WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Epica: Chegando ao ápice da carreira com novo álbum

Resenha - Quantum Enigma - Epica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Sem dúvida um dos maiores (senão o maior) expoentes atual do gothic/symphonic metal (embora esta definição já não seja mais tão precisa para qualificar o som da banda), o EPICA vive uma fase realmente extraordinária desde o lançamento do excelente "The Divine Conspiracy". E agora os holandeses chegam ao seu ápice evolutivo com "The Quantum Enigma", uma verdadeira obra de arte da música pesada.
Metalhammer: 10 ridículos anúncios no Heavy Metal

Mantendo intacto todas as características marcantes de sua sonoridade, o EPICA desta vez conseguiu atingir um equilíbrio perfeito entre a agressividade e a melodia, entre os elementos progressivos incorporados nos últimos anos e os momentos mais simples e emotivos, culminando em uma material maduro, coeso e muito cativante.

Um exemplo caro dessa harmonia sonora pode ser constatado em "Victims of Contingency", cujos riffs chegam a remeter ao thrash metal, contrastando com arranjos sinfônicos belíssimos, e linhas vocais que vão do gutural ao lírico, de forma natural. Alias, vale mencionar a performance de Simone em todo o álbum, com interpretações marcantes e que se revelam com as melhores de toda sua carreira.

Liricamente, o álbum também trata de temas muito interessantes. Recentemente tive a oportunidade de entrevistar o líder Mark Jansen para a edição 19 da revista online Hell Divine, que explicou que embora o disco não seja conceitual, todas as faixas abordam o tema comum do Enigma Quântico, que tramita entre a física e a filosofia.

A produção do álbum também é excelente, graças ao trabalho com o novo produtor Joost van den Broek, que conseguiu extrair toda a excelência do som da banda de forma clara e cristalina, mas condizente com o clima mais pesado do álbum.

A capa, por sua vez, também é belíssima, e representa na parte superior, acima da superfície, o que as pessoas podem ver, e abaixo dela um mundo muito maior e complexo, até então desconhecido.

Ou seja, trata-se de uma obra excepcional, que retrata uma banda no ápice de sua carreira, e ainda ascendendo. Imperdível!

The Quantum Enigma - Epica
(Nuclear Blast - 2014 - Importado)

1. Originem
2. The Second Stone
3. The Essence of Silence
4. Victims of Contingency
5. Sense Without Sanity - The Impervious Code -
6. Unchain Utopia
7. The Fifth Guardian - Interlude -
8. Chemical Insomnia
9. Reverence - Living in the Heart -
10. Omen - The Ghoulish Malady -
11. Canvas of Life
12. Natural Corruption
13. The Quantum Enigma - Kingdom of Heaven Part II -

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Quantum Enigma - Epica

Epica: Uma linhagem de forte orquestra e heavy metalEpica: Uma banda energética e em boa faseEpica: "The Quantum Enigma", modernizando o eruditoEpica: The Quantum Enigma surpreende com peso e modernidade

Todas as matérias e notícias sobre "Epica"

Epica
Assista Simone Simmons dançando "Ai Se Eu Te Pego"

Simone Simons
Musa elege atrizes para interpretá-la no cinema

Simone Simons
A nudez na capa de Divine Conspiracy

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de julho de 2014

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Epica"

Metalhammer
10 ridículos anúncios com astro do Rock e Metal

Fotos de Infância
Janis Joplin muito antes da fama

Guns N' Roses: paródia de capa para DVD no Rock In RioScorpions: Top 10 dos melhores álbuns, segundo os fãsIron Maiden: Caipiras finlandeses fazem versão de "The Trooper"Lars Ulrich: O rock pesado não se ajuda faz duas décadasÁlbuns: e se os rockstars mortos sumissem das capas?

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online