WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Charlie Brown Jr.: Último da banda que terminou de forma trágica

Resenha - La Familia 013 - Charlie Brown Jr.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Evandro Aranha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Todos que estiveram por dentro das notícias nos últimos meses, sabem que dois dos membros mais emblemáticos do Charlie Brown Jr faleceram em 2013. Primeiro, o vocalista Chorão morreu em março, por conta de uma overdose de cocaína. Seis meses depois, o baixista da banda e atual vocalista do projeto A Banca (banda criada após a morte de Chorão) Champignon, tirou a própria vida, com um tiro, em seu apartamento. Devido a todo esse clima de consternação e as circunstâncias que envolveram a banda nesse período, o cd La Familia 013 se tornou o lançamento mais aguardado do ano, tendo sido lançado no começo do mês de outubro (depois de sucessivos adiamentos, o último, devido ao falecimento de Champignon).
Arquivo KZG: Chorão, do Charlie Brown Jr, na MTV Brasil em 1997NME: elegendo os 10 melhores frontmen do Heavy Metal

Os fãs tiveram as mais diferentes reações frente ao novo cd. Alguns fãs consideraram o melhor trabalho da banda, do ponto de vista instrumental e principalmente as letras, outros acharam o disco excessivamente triste e introspectivo. O certo é que o álbum mostra um retrato do que o líder do Charlie Brown Jr vivenciava em sua vida particular. Ora esperançoso, ora melancólico, o vocalista parecia “profetizar” o seu destino seja na música Um Dia A Gente Se Encontra (Então vamos viver, um dia a gente se encontra) ou na canção Contrastes da Vida (Mesmo os mais fortes, às vezes, não encontram uma saída / Mesmo os mais sábios, às vezes, não encontram uma saída). Analisando o resultado final, percebemos uma banda que bebendo em várias fontes de inspiração, caminhava pra traçar novas rotas, seja nas letras, quanto nas melodias e que, abruptamente, teve seu caminho interrompido, porém, tendo seu nome reconhecido e elevado ao Olimpo do rock nacional, onde constam as melhores e mais notórias bandas do Brasil.

FAIXAS:

01. Um Dia a Gente se Encontra - Faixa que abre o cd e que está sendo trabalhada nas rádios, tem um refrão pegajoso e uma levada típica do Charlie Brown Jr ,onde Chorão canta” Então vamos viver, um dia a gente se encontra”, que muitos fãs interpretaram como um “adeus” do vocalista.

02. Fina Arte - Uma música conhecida na internet com o nome de Revolucionar ,é um reggae que fala da situação das pessoas humildes do Brasil e o quanto é importante fazer uma revolução pra melhor.Parceria de Marcão com Chorão.

03. Cheia de Vida - É uma música já considerada “antiga” pelos fãs,mesmo sendo lançada pela primeira vez nesse cd,pois já era conhecida da época que Heitor Gomes ainda estava na banda.Tem uma pegada Charlie Brown Jr, só que não é difícil ter a sensação de já ter ouvido esse tipo de música antes.

04. Meu Novo Mundo - Música lançada no dia da morte de Chorão,é uma balada onde Chorão diz que “Não existe limites no meu novo mundo” e “Cuidado com o destino,ele brinca com as pessoas”.Evidencia o momento conturbado que o vocalista vivia e é um dos pontos altos do cd.

05. Do Jeito que eu Gosto, do Jeito que Eu Quero - Riff repetido(até demais) durante quase toda a música e letra versando sobre a necessidade da presença da mulher na vida dele e o quanto ela foi importante em sua trajetória.

06. Rock Star - Letra praticamente chupada de “Uma só vida pra viver,tenho sede nela eu vou”, o que aponta para um dos defeitos de Chorão como letrista:o excesso de reutilização de trechos de outras músicas em novas músicas.Excetuando esse detalhe,a música entrega o que promete, com melodia agitada e refrão grudento.

07. Vem Ser Minha - Uma música com a levada reggae ,com umas das melhores letras do cd e com a presença do beat-box de Champignon no começo da música.Também conhecido pelos fãs da Internet com o nome de “Mega Special Girl”.

08. Hoje Sou Eu que Não Mais te Quero - A melhor letra do cd,mostra Chorão desiludido com a relação amorosa ,declarando “Hoje sou eu que não mais te quero”,contando com o peso do baixo de Champignon como pano de fundo da canção.

09. Camisa Preta - Ouvindo o instrumental, não se engane; não é Avenged Sevenfold, é Charlie Brown Jr mesmo! Com pitadas de metal, é a melhor composição instrumental do álbum,apenas ressalvando novamente a falta de originalidade da letra, retirada de músicas como “Tarja Preta” e “Di Sk8 eu vou”.

10. Vou me Embriagar de Você - Balada bonita e radiofônica, com presença de violões e versos inspirados como “Quero voltar pra você Quero de volta o meu lugar/ Não sou feliz sozinho/ Não sei bem qual é o caminho”.

11. A Mais Linda do Bar - Música surpreendente,diferente dos arranjos presentes no cd,bebendo na fonte de bandas de rock oitentistas,como Legião Urbana,onde o vocalista está a procurar “A garota mais linda do bar”Excelentes levadas das guitarras de Marcão e Thiago Castanho.

12. Samba Triste- Faixa que, de samba não tem nada.Mesmo assim,vale ouvir a música,onde somos brindados pelos sons de violão,teclado e guitarra, que acrescentam uma sonoridade angustiante a canção,a liados ao refrão: "Enquanto o mundo dá voltas / A gente faz tremer o chão / Enquanto o mundo dá voltas/ A gente espanta a solidão”.

13. Contrastes da Vida - Balada que é a despedida do cd e parece uma espécie de despedida também de Chorão. Analisando trechos como “Mesmo os mais fortes às vezes não encontram uma saída/ Mesmo os mais sábios às vezes não encontram uma saída” não fica difícil concordar com os fãs, lamentando o fim de uma das maiores bandas do Brasil de forma triste e traumática.

TRACKLIST
01. Um Dia a Gente se Encontra
02. Fina Arte
03. Cheia de Vida
04. Meu Novo Mundo
05. Do Jeito que eu Gosto, do Jeito que Eu Quero
06. Rock Star
07. Vem Ser Minha
08. Hoje Sou Eu que Não Mais te Quero
09. Camisa Preta
10. Vou me Embriagar de Você
11. A Mais Linda do Bar
12. Samba Triste
13. Contrastes da Vida

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de La Familia 013 - Charlie Brown Jr.

Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva

Arquivo KZG: Chorão, do Charlie Brown Jr, na MTV Brasil em 1997Todas as matérias e notícias sobre "Charlie Brown Jr"

Chorão
Ex-esposa diz que perdeu a guerra para a cocaína

Chorão
Cantor "reaparece" em show do Detonautas

Nasi
"Chorão foi o maior roqueiro de sua geração"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 01 de junho de 2014

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"

NME
Elegendo os 10 melhores frontmen do Heavy Metal

Angra
Só falta um em foto de Confessori nas redes sociais

Metallica
Trujillo e seus primos, membros de gangues

COF: Dani Filth gostaria de socar vocalista do ColdplayBateristas: os trinta mais ricos do mundoA7x: "Nós temos muitas similaridades estranhas com o Metallica"

Sobre Evandro Aranha

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online