WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Dio: Apesar de desproporcional, tributo é excelente

Resenha - This Is Your Life - Ronnie James Dio Tribute

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Igor Miranda, Fonte: IgorMiranda.com.br
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Os nomes confirmados para "This Is Your Life", tributo a Ronnie James Dio, empolgaram os fãs. Os bastidores do registro foram capitaneados por Wendy Dio, responsável por convidar quem faria as homenagens. A renda do trabalho está sendo revertida para a Ronnie James Dio Stand Up and Shout Cancer Fund, instituição que auxilia pessoas com a mesma doença que levou Dio desta para uma melhor: o câncer.
Rock e Metal: em vídeo, as 10 despedidas mais épicas da históriaMotorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheres

Não é necessária uma audição muito atenta para confirmar que "This Is Your Life" corresponde às expectativas. Bons convidados, ótima seleção de faixas e gravações impecáveis marcam o álbum, que foi lançado no final do mês passado pela Rhino Entertainment. Algumas versões já eram conhecidas do público; outras, são inéditas.

"Neon Knights", pelo Anthrax, faz parte do grupo das versões não conhecidas pelo público anteriormente. O cover pouco foi alterado em relação à canção original e cumpre bem a função de abrir o álbum. "The Last In Line", pelo Tenacious D, vem em seguida e garante logo de cara um dos melhores momentos do tributo. Jack Black é um grande vocalista e o instrumental da música, que originalmente é fantástica, foi devidamente adaptado para manter muito bem o padrão de qualidade. Rende-me arrepios a cada audição.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"The Mob Rules", pelo Adrenaline Mob, era conhecida anteriormente. O instrumental de timbragens poderosas dá uma boa base para que Russell Allen brilhe com uma performance vocal semelhante à do mestre Dio. "Rainbow In The Dark", por Corey Taylor, Roy Mayorga, Satchel, Christian Martucci, Jason Christopher, é excelente. Ganhou peso com a mudança de tons e ausência de teclados. Taylor mandou muito bem nos vocais. "Straight Through The Heart", pelo Halestorm, evidencia a grande cantora que é Lzzy Hale. A banda em si cumpre o papel sem muitas sobras.

A essência rock n´ roll de "Starstruck" foi mantida com a sensacional performance do Motörhead com Biff Byford nos vocais. Em sábia decisão, Lemmy Kilmister entra apenas com backing vocals no refrão. "The Temple Of The King", pelo Scorpions, cumpre a função sem muitos destaques, assim como a versão de Doro para "Egypt (The Chains Are On)". Os ouvidos mais tradicionais podem se espantar com a adaptação pesada de Killswitch Engage para "Holy Diver", mas a performance é boa.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Catch The Rainbow", por Glenn Hughes, Simon Wright, Craig Goldy, Rudy Sarzo e Scott Warren, tira o pé do acelerador com muito louvor. O bom instrumental permite que Hughes faça uma interpretação vocal emocionante. "I", por Oni Logan, Jimmy Bain, Rowan Robertson, Brian Tichy, é uma surpresa: não esperava por nenhuma faixa do "Dehumanizer", do Black Sabbath, no registro. Os instrumentistas mandam bem, mas a voz de Oni Logan parece não ter se encaixado.

A versão do clássico "Man On The Silver Mountain" por Rob Halford, Vinny Appice, Doug Aldrich, Jeff Pilson e Scott Warren ficou interessante. Aldrich é um monstro e Halford mostra os graves de sua voz de forma magistral. O melhor ficou para o final: um medley intitulado "Ronnie Rising Medley", feito pelo Metallica, com "A Light In The Black", "Tarot Woman", "Stargazer" e "Kill The King". O grupo é conhecido por fazer bons covers, mas eles se superaram neste. Seja pelos arranjos adaptados, pela performance instrumental em si ou pela ótima interpretação vocal de James Hetfield.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O encerramento é melancólico, com a versão original de "This Is Your Life", por Dio. A canção não recebeu muita importância quando foi lançada, mas a letra em sua mensagem mostra que ela resume a vida do enorme baixinho que se foi em 2010.

No geral, acho que "This Is Your Life" tenha pecado apenas em ter homenagens um pouco desproporcionais: o Rainbow foi mais lembrado do que qualquer outro projeto do cantor, com seis versões em comparação a apenas três homenagens ao Black Sabbath e quatro covers da carreira solo. Mas não é um detalhe que comprometa. Só é perceptível aos mais detalhistas. Com este tributo, agora e enfim, Ronnie James Dio pode descansar em paz. Seus discípulos fizeram uma grandiosa homenagem.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

01. Neon Knights - Anthrax
02. The Last In Line - Tenacious D
03. The Mob Rules - Adrenaline Mob
04. Rainbow In The Dark - Corey Taylor, Roy Mayorga, Satchel, Christian Martucci, Jason Christopher
05. Straight Through The Heart - Halestorm
06. Starstruck - Motörhead with Biff Byford
07. The Temple Of The King - Scorpions
08. Egypt (The Chains Are On) - Doro
09. Holy Diver - Killswitch Engage
10. Catch The Rainbow - Glenn Hughes, Simon Wright, Craig Goldy, Rudy Sarzo, Scott Warren
11. I - Oni Logan, Jimmy Bain, Rowan Robertson, Brian Tichy BS
12. Man On The Silver Mountain - Rob Halford, Vinny Appice, Doug Aldrich, Jeff Pilson, Scott Warren
13. Ronnie Rising Medley (A Light In The Black, Tarot Woman, Stargazer, Kill The King) - Metallica
14. This Is Your Life - Dio

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de This Is Your Life - Ronnie James Dio Tribute

Dio - Quem fez mágica ou pisou na bola no novo tributoDio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada

Jorn Lande
Veja clipe para cover de "Rainbow In The Dark"

Rock e Metal: em vídeo, as 10 despedidas mais épicas da históriaRonnie James Dio: assista ao show do holograma no Pollstar AwardsNerd Metal: vamos falar do clássico "Heaven and Hell"?Todas as matérias e notícias sobre "Dio"

UCR
Top 10 músicas de Dio

Heaven & Hell
Baterista Bill Ward explica a sua ausência da banda

Ronnie James Dio
"Um dos caras mais legais no ramo, sem dúvidas!"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 18 de abril de 2014
Post de 19 de abril de 2014

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dio"

Lenda do Sexo
Lemmy conta seu segredo para conquistar mulheres

Yngwie Malmsteen
Nome inspirado em um Deus nórdico com pênis gigante

No Flight 666
Todas as suspeitas caem sobre Nicko McBrain

Dave Mustaine: o que ele acha da declaração de Kirk Hammett sobre sua saída?Fiuk: logo do cantor é inspirado no logo do AC/DC?Ozzy Osbourne: "Eu não suporto o rótulo 'Heavy Metal'"Metallica: Hetfield e Hammet falam sobre o Black AlbumTotal Guitar: enquete com os melhores riffs do século 21Zakk Wylde: Aerosmith é tão falso quanto Britney Spears?

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online