Bebeto Alves: a estreia encantada do músico gaúcho

Resenha - Bebeto Alves - Bebeto Alves

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Fábio Gudolle, Fonte: Cogumelo do Zebu
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Às vezes nos bate uma sensação de nostalgia de tempos que não vivemos, de filmes que só ouvimos falar e de músicas que nunca escutamos. Encantamo-nos com coisas que não lembramos, mas que nos soam familiar. Informações escondidas no âmago da nossa mente. É por isso que sentimos entusiasmo ao (re) descobrir algo que nos dá prazer.
Ultimate Classic Rock: Top 10 músicas para o fim do mundoMad Max: guitarrista explosivo rouba a cena em "Estrada da Fúria"

Foi exatamente esse o efeito ao encontrar e escutar o primeiro álbum do músico gaúcho Bebeto Alves. Parecia que conhecia aquelas músicas. Quem sabe tenha escutado quando criança... Tenha ouvido no rádio, em casa... E a memória tenha retido e ficado hibernada no consciente.

O disco é de 1981. Foi produzido por Carlinhos Sion e teve como grupo de apoio os músicos da banda BIXO DA SEDA. A obra traz um clima de lamento telúrico nos arranjos das suas 11 faixas. Principalmente na abertura com “Sant’Anna do Uruguay” (com Luiz de Miranda), que usa a ponte e o rio como metáforas para falar de pertencimento e saudade. E o sucesso radiofônico “De um Bando”, que mais parece uma música tribal, de chamamento, com um instrumental crescente, embasado num bombo leguero enfático. Na mesma essência seguem-se “Água” (Cao Trein); e “Fogueirais”, “Raiar” e “Bandeira” (esta com Fernando Ribeiro). Temas com ares de bucolismo para se ouvir na companhia do isolamento, e do mate; eterno fiel amigo.

O uruguaianense Bebeto Alves é um músico peculiar. Surgido com aquela turma dos anos de 1970 da chamada Música Popular Gaúcha, junto com Carlinhos Hartlieb, Nelson Coelho de Castro, Cao Trein, Claudio Vera Cruz, Nando D'Ávila, Raul Ellwanger, entre outros. Nomes que agitaram a música rio-grandense da época, com a apresentação “Voltas” (gravado ao vivo em 1977 e lançado em CD em 2004) e com o álbum “Paralelo 30” (de 1978).

Bebeto nunca foi estático. Sempre procurou se reinventar musicalmente. Tem como característica a aproximação da milonga com a música moderna, o rock com o folclore gaúcho, e esse trabalho é seu nascimento artístico e quiçá sua obra- prima. Hoje, um álbum um tanto esquecido, mas que ao escutar se percebe sua força e beleza musical. Um álbum para abalizar sua carreira de mais de 30 anos. Se tu tens esse LP guardado, sinta-se um privilegiado.

Dica: no seu sítio oficial (www.bebetoalves.com.br) é possível escutar essa relíquia na íntegra. Além de “Pegadas” (1987), “Mandando Lenha” (1998), “Blackbagualnegovéio” (2004/2006) e de todos os seus outros criativos trabalhos.

Imagem

Vinil Bebeto Alves (1981)

1.Sant’Anna do Uruguay
2.De um bando
3.Água
4.Momento encantado
5.Moleque do parque
6.A mão e o medo
7.Fogueirais
8.Raiar
9.Bandeira
10.Kraft!... Mesmo
11.Polvadeira

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Bebeto Alves"

Ultimate Classic Rock
As Top 10 músicas para o fim do mundo

Mad Max
Guitarrista explosivo rouba a cena em "Estrada da Fúria"

Collectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal

Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloVocalistas: alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso MetalIron Maiden: As 10 melhores músicas da atual formaçãoDef Leppard: Steven Adler e Matt Sorum deveriam estar na reunião, diz Joe ElliottTony Iommi: Glenn Hughes era muito mais drogado que Ozzy OsbourneSonho de Consumo: os 10 palcos de shows mais desejados

Sobre Fábio Gudolle

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online