Carcass: Surgical Steel já pode ser considerado o disco do ano?

Resenha - Surgical Steel - Carcass

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Poucas vezes se viu tanta expectativa em relação a um retorno e posterior lançamento de uma banda do Metal extremo. Talvez o mais próximo disso tenha sido a volta de David Vincent à Morbid Angel e o lançamento daquele disco que... bem, não vem ao caso. Voltando à Carcass, após tantos anos, qualquer fã ficou inseguro quanto à qualidade do material que viria. Mas depois... putz!
Liberation Fest: tudo sobre o festival que será realizado em SPRock In Rio: por que ladrões agem menos no dia do Metal?

Uma palavra que não saiu da cabeça ao ouvir o novo trabalho da Carcass foi “meticuloso”. Pois assim como os assassinos que cometem os crimes perfeitos, sem deixar rastros, com um cuidado absurdo com todos os detalhes, a banda retorna com essa obra-prima composta de forma minuciosa, e que já entra diretamente para a lista de clássicos absolutos da música extrema mundial.

A melodia que acompanhava o conjunto nos últimos trabalhos permaneceu, mas a agressividade, se comparada a eles, cresceu e está na medida perfeita para a proposta do disco. Sério. E as construções de cada faixa também são fabulosas, nada fora do lugar!

A introdução “1985”, comandada pela guitarra de Bill Steer, é um espetáculo à parte. “Hipnotizante” é o adjetivo ideal para defini-la.

Só que o quarteto, atualmente formado pelos mestres Bill Steer (guitarra) e, Jeff Walker (vocal/baixo), e pelos sangues novos Daniel Wilding (bateria) e Ben Ash (guitarra), não se contiveram e criaram uma chuva de composições fenomenais.

Resta portanto a tarefa ingrata de destacar alguma, mas esforcemo-nos: além da mencionada intro, “Thrasher's Abattoir”, “Cadaver Pouch Conveyor System”, “The Master Butcher's Apron” e “Captive Bolt Pistol” (a que mais remeteu à antiga fase dos caras) são formidáveis. Quanto ‘feeling’ e paixão!

A sacada da capa é hilária, além é claro de ela ser muito criativa e bela. Um humor negro refinado na medida! Logicamente que o encarte acompanha o jeitão Carcass.

Por mais ousada que possa ser, vai a pergunta: será esse melhor disco dos britânicos? Acredita-se que, dessa fase, sim. Já os fãs das podreiras do início de carreira certamente discordarão. Esse é o “problema”: esses caras aqui são bons em tudo o que fizeram e fazem! Passado ou presente, a qualidade se mantém!

A versão nacional, lançada pela grande Laser Company (www.lasermusicrock.com.br), trouxe a faixa bônus “Intensive Battery Brooding”, mais cadenciada e um tanto fora do padrão do quarteto no início, e intensa no final, mas em nenhum momento ruim.

Magistral, praticamente perfeito. Se não for o álbum do ano, certamente, é o mais surpreendente. Mais que obrigatório, é essencial!

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Carcass - Surgical Steel
Nuclear Blast/Laser Company – 2013 - Inglaterra

https://www.facebook.com/OfficialCarcass
https://myspace.com/carcass
https://soundcloud.com/decibelmagazine/carcass-zochrot-db034...

Tracklist:
1. 1985 01:15
2. Thrasher's Abbatoir 01:50
3. Cadaver Pouch Conveyor System 04:02
4. A Congealed Clot of Blood 04:14
5. The Master Butcher’s Apron 04:01
6. Noncompliance to ASTM F899-12 Standard 06:07
7. The Granulating Dark Satanic Mills 04:10
8. Unfit for Human Consumption 04:25
9. 316L Grade Surgical Steel 05:20
10. Captive Bolt Pistol 03:17
11. Mount of Execution 08:25
12. Intensive Battery Brooding 4:43

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Surgical Steel - Carcass

Carcass: Último álbum explodiu cabeças e membrosCarcass: Ressurgindo das profundezas com mais um clássicoCarcass: a proposta da banda é simples, metal sem frescurasCarcass: Em 2013, o álbum que voltou às origens

Liberation Fest
Tudo sobre o festival que será realizado em SP

Carcass: banda é 3ª atração internacional do Liberation FestivalLiberation Festival: Carcass é a terceira atração anunciadaDeath Metal: as dez maiores bandas da históriaTodas as matérias e notícias sobre "Carcass"

Melhores álbuns de 2013
As escolhas da Decibel Magazine

Faturamentos
quanto Sabbath, Judas, Tool e outros arrecadam

Babymetal
O "kawaii metal" que conquistou o planeta

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Carcass"

Rock In Rio
Por que ladrões agiram menos no dia do Metal?

Dia do rock
Relembre os jogos mais roqueiros da história

Iron Maiden
Uma curiosa entrevista com o mascote Eddie

Mick Wall: "O Black Sabbath não inventou nada, não é pai de nada"Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?Metallica: o insistente uso do "Yeah!" por James HetfieldEm 28/08/1993: Bruce Dickinson faz sua última apresentação com o Iron MaidenMarilyn Manson: ex-tecladista chateado porque cantor não morreu em janeiroOzzy Osbourne: "Eu não me lembro de nada dos anos 90"

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online