Alice in Chains: Disco resgata a fórmula tradicional da banda

Resenha - Black Gives Wat to Blue - Alice in Chains

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Rodrigo Noé de souza
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
A banda Alice In Chains retomou suas atividades em 2005, três anos após a morte do vocalista Layne Staley, no dia 8 de abril (coincidentemente, a mesma data da morte de Kurt Cobain, oito anos atrás). Jerry Cantrell (guitarra e vocal), Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria) compuseram suas músicas até encontrarem William DuVall, para assumir a vaga deixada por Staley. Desde então, a banda têm feito várias apresentações, contando com convidados especiais, como Phil Anselmo (Down, Ex-Pantera), James Hetfield (Metallica) e Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour). Quando todos os fãs achavam que a banda não estava tão afiada para se apresentar, eis que a espera se encerrou quando o então novo álbum veio ao mundo, em 29 de setembro de 2009.
Canal NB: Grunge is dead, a história do "estilo" em vídeoTurisas: vocalista reclama da cerveja brasileira em show

Black Gives Way To Blue veio ao mundo 14 anos depois do lançamento do álbum auto-intitulado. É também o primeiro pela gravadora Virgin Records. Com a produção do Nick Raskulinecz (Rush, Trivium, Ghost B.C., Stone Sour, Foo Fighters), o disco resgata a fórmula tradicional da banda, algo que se aproxima do clássico Dirt (1992).

Antes de começarem as gravações, o baterista declarou que, se a banda voltasse com um outro vocalista, ela não se chamaria Alice In Chains. Porém, com a formação estabilizada, começaram as gravações.

O que o fã da banda espera são os riffs gordos e ganchudos de Cantrell. Sim, ele não perdeu a pegada clássica. A cozinha continua densa e pesada. Mas, e o William DuVall? Se nós acostumamos com os vocais dramáticos do Staley, pelo menos o novo vocalista não fica atrás. Ele canta muito, além de Cantrell adicionar seus backing vocals.

O álbum começa com All Secrets Known, mostrando que o AIC está mais vivo do que nunca. Check My Brain, Lesson Learned, Last Of My Kind e Your Decision merecem destaques absolutos, especialmente esta última com um belo arranjo de cordas. Outra faixa que também destaca é a faixa-título, com a participação de Elton John no piano. Toas as letras foram escritas em tributo ao falecido colega.

Sem dúvida, um disco que marcou a volta triunfal de Alice In Chains. Com certeza, Layne Staley está mais vivo do que nunca.

Formação:

Jerry Cantrell – guitarra/vocal
William DuVall – vocal/guitarra
Mike Inez – baixo
Sean Kinney – bateria

Tracklist:

1-All Secrets Known
2-Check My Brain
3-Last Of My Kind
4-Your Decision
5-A Looking In View
6-When The Sun Rose Again
7-Acid Bubble
8-Lesson Learned
9-Take Her Out
10-Private Hell
11-Black Gives Way To Blue

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Alice in Chains
Comentários sobre turnê de 1996 com o Kiss

Canal NB: Grunge is dead, a história do "estilo" em vídeoAlice in Chains: membros falam sobre o início do movimento grungeRock e Metal: em vídeo, as 10 despedidas mais épicas da históriaAlice In Chains: ouça A Job To Do, nova música de Jerry CantrellTodas as matérias e notícias sobre "Alice In Chains"

Top 10
Por que o grunge não está morto?

Alice in Chains
Layne Staley não havia superado morte de namorada

Groupie Dirt
A vida íntima do Aerosmith, Alice In Chains e Amboy Dukes

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alice In Chains"

Turisas
Vocalista reclama da cerveja brasileira em show

Headbangers
O preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

Em 31/12/1984
Rick Allen, do Def Leppard, perde o braço em acidente

Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os temposLegião Urbana: ex-baixista Renato Rocha é encontrado morto.Guns N' Roses: "Axl nunca reunirá formação clássica por dinheiro"Evanescence: Biel "pediu" estupro de Amy Lee em tweet antigoHeavy Metal: site elege as dez melhores bandas do BrasilRock in Rio 1985: Globo entrevista "Brian Dickinson"

Sobre Rodrigo Noé de souza

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rodrigo Noé de souza no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online