Fanttasma: Um dos melhores trabalhos do ano

Resenha - Another Sleeples Night - Fanttasma

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Franceschini
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
É de se orgulhar ao ver registros como este e de se espantar que seja feito de forma independente, mesmo que a banda seja integrada por experientes músicos, já que Thiago Andrade (vocal, Deadly Curse), Rafael Augusto Lopes (guitarra/baixo, Eternal Malediction, ex-Torture Squad) e Rafael Galbes (bateria) formam o Fanttasma.
Torture Squad: Castor comenta pré produção de novo álbumMetallica: Lars Ulrich usando calcinha no Rock in Rio?

A promoção e expectativas que antecederam este registro fazem se valer ao ouvir “Another Sleepless Night” já na primeira composição Corona. Com riffs soturnos e melódicos, além de vocais guturais agonizantes, a composição já deixa o clima denso e obscuro no ar e apresenta bem a musicalidade da banda.

Poderíamos classificar facilmente a sonoridade do grupo como um Avantgard Doom Metal, mas, ouvindo-se atentamente ainda há nuances que passam pelo Death Metal e pelo Post Black Metal. Enfim, é algo difícil de definir, mas muito bom de assimilar. Riffs pesados, cozinha cadenciada e técnica, além dos já citados guturais compõem o trabalho.

Ainda há espaço para a participação de nomes como Áscaris (Imperium Infernale) que detona com backing vocals rasgados, Fernanda Lira (Nervosa) que mostra ainda mais do que proporciona em sua banda e detona com vocais limpos, além de Daniel Wergan (ex-Dying Embrace, Antiqua).

Mas, sem dúvidas e desmerecimentos, o encaixe perfeito de saxofone é o maior destaque. A cargo de Herrera, o instrumento se encaixou como uma luva em algumas composições, em especial em The Night Fever e seu clima sombrio que se mostra como a melhor faixa do trabalho.

Para se diferenciar ainda mais das mesmices que encontramos pelo underground, “Another Sleepless Night” ainda conta com uma capa de extremo bom gosto que foge dos padrões comuns. A cargo de Carlos Cananéa a arte foi inspirada no expressionismo. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores trabalhos do ano.

http://www.facebook.com/fanttasmamusic
http://fanttasma.bandcamp.com/

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Torture Squad: Castor comenta pré produção de novo álbumTorture Squad: assista banda no Bay Area SessionsTorture Squad: desbravando o mundo e o Brasil com seu MetalTorture Squad: anunciada terceira parte da Return of Evil tourTorture Squad: Assista o videoclipe de "Swallow Your Reality"Todas as matérias e notícias sobre "Torture Squad"

Death Metal
Mais cinco álbuns nacionais que você deve escutar

Metal
As melhores bandas brasileiras segundo a Metal Hammer

Café com Ócio
Os melhores discos do Metal Nacional de 2000 a 2010

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Fanttasma"Todas as matérias sobre "Deadly Curse"Todas as matérias sobre "Torture Squad"

Metallica
Lars Ulrich usando calcinha no Rock in Rio?

Baladas do Metal
Blog elege as mais bonitas de todos os tempos

Em 25/09/1980
John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicação

Loudwire: 10 melhores álbuns de Heavy Metal de 2012Epica: "tenho cérebro, não sou apenas peitos e bunda"Justin Bieber: fã de Led Zeppelin, AC/DC e Metallica?Guns N' Roses: ninguém diz a Axl Rose o que fazer, explica ex-empresárioDave Grohl: culpa não é da pirataria, é da falta de talentoRolling Stones: banda paga R$128 de cachê a backing vocals

Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online