Resenha - Love - Cult

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Love - Cult


  | Comentários:

Um ponte entre o indie e o mainstream, uma mistura inteligível entre a psicodelia dos anos 60, o ambiente etéreo dos anos 70 e as guitarras dos anos 80, um tremendo clássico. Se a discografia do THE CULT rendeu safras tão prolíficas a partir de 1984, grande parte da "culpa" está em seu segundo registro: "Love" prepararia o terreno para os futuros blockbusters 'Electric"(1987) e "Sonic Temple"(1989). Ainda transitando entre o pós-punk, o gótico e o hard da época, a banda conseguiu sintetizar a fúria do DOORS, a obscuridade do SISTERS OF MERCY e a eletricidade do LED e criar uma obra singular nos indecisos anos 80.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Ainda que eternamente reconhecido pelos três singles em destaque, "Love" mostra-se um disco experimental, mas não hesitante, quando se lança em busca do enquadramento perfeito: a sincronia entre as lacunas propositais da guitarra de BILLY DUFFY e a cozinha formam um platô correto para realçar o brilho dos vocais: "Hollow Man" é adornada por violões esporádicos acompanhada de riffs minimalistas e precisos criando a ambiência necessária à teatralidade de ATSBURY; o mesmo pode-se dizer da "U2niana" , "Big Neon Glitter" guiada por um delay ministrado com cuidado cirúrgico. Em um respeito ao "profano de suas raízes góticas a excelente ""Brother Wolf; Sister Moon" faz a alegria (ou, nesse caso, a depressão) dos fãs do gênero com sua condução lenta regada à um solo de poucas notas e um tremendo conteúdo. Alguém falou em DAVID GILMOUR? – então escute e se surpreenda.

"Nirvana", faixa de abertura, antecipa a pegada vindoura de coisas como "Fire Woman"; no entanto aqui cabe um alerta: as guitarras rasgadas e "na cara" da banda ainda não são perceptíveis nesse registro- exceção cabível à pesadona e hendrixiana "The Phoenix". Faixas como as clássicas "Revolution" e "Rain" quando comparadas a fúria de suas execuções nos sets ao vivo, soam menos grandiosas – pelo menos no que se refere a volume; por outro lado, essa audição mais intimista, torna mais notável a beleza das composições. Por último, mas não menos importante é conferir o destaque devido a faixa que alçou o CULT ao grande público: "She Sells Sanctuary" praticamente definiu o formato das canções da banda nos últimos 28 anos, uma equalização saudável entre uma aorta pop, lirirmo e grandeza melódica ímpar.

O maior crítico musical de todos os tempos, o saudoso LESTER BANGS, dizia que o crítico deve ser implacável; por isso nunca me considerei um, e escrevo apenas sobre o que gosto. Assim, com todo respeito LESTER: discaço com D maiúsculo!!

Track List:
1. "Nirvana" – 5:24
2. "Big Neon Glitter" – 4:45
3. "Love" – 5:35
4. "Brother Wolf; Sister Moon" – 6:49
5. "Rain" – 3:55
6. "The Phoenix" – 5:06
7. "Hollow Man" – 4:45
8. "Revolution" – 5:20
9. "She Sells Sanctuary" – 4:23
10. "Black Angel" - 5:22

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Love - Cult

Resenha - Love - Cult
Tradução - Love - Cult


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Cult"

The Cult: o jeito antigo de lançar música não funciona mais
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80
Ian Astbury: vocalista fala sobre sua forma de cantar
Matt Sorum: protestando contra matança de golfinhos no Japão
The Cult: "uma doença", diz vocalista sobre incidente em show
The Cult: Astbury cospe em fã mal-educado e o expulsa de show
The Cult: começa turnê "Electric 13″ - veja os vídeos
The Cult: tracklist e capa de novo álbum, a sair em julho
The Cult: banda anuncia datas da turnê "Electric 13"
The Cult: Electric deve muito ao AC/DC, afirma Billy Duffy
Ian Astbury: arrasado com a morte de Ray Manzarek
The Cult: banda deverá tocar "Electric" na íntegra em turnê
Trutas das Antigas: Billy Duffy e Johnny Marr em jam nos EUA
Cult: uma ponte entre o indie e o mainstream
Hardeasy: ouça o cover de "Fire Woman"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas