Resenha - What About Now - Bon Jovi

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - What About Now - Bon Jovi


  | Comentários:

“E agora?”, pergunta, em tradução livre, o título do novo álbum de estúdio do Bon Jovi, “What About Now”. A pergunta, sintomática, parece levar crítica, fãs e a própria banda a refletir sobre o futuro. Para fazer este tipo de análise, é preciso ser coerente: perdoem-me se pareço repetitivo, queridos maníacos das antigas, mas é praticamente impossível que o grupo volte a soar hard rock como nos discos “Slippery When Wet” (1986) e “New Jersey” (1988). Esqueçam. O quarteto parece estar muito mais confortável em sua posição de ícone da música da inspiração muito mais pop – e, sejamos sinceros, eles até que vinham desempenhando este papel de maneira bastante eficaz, com uma sortida coleção de hits empolgantes. Isso, é claro, antes dos pouco inspirados “Lost Highway” e “The Circle”, seus mais recentes registros de inéditas e que não conseguiram funcionar nem como boas máquinas de hinos pop. Infelizmente, senhoras e senhores, “What About Now” se encaixa como sucessor claro desta sequência fracassada.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A bolacha abre com “Because We Can” – que, se não é sensacional como um todo, pelo menos tem um refrão empolgante, que funcionaria para sacudir a galera nos estádios que o Bon Jovi ainda costuma lotar. Vá lá. Mas o que vem depois é simplesmente decepcionante. A partir de “I'm With You”, segue-se uma cansativa sucessão de canções medianas, um bando de baladas açucaradas que, nem de longe, conseguem o mesmo efeito de outras grandes baladas registradas na história do Bon Jovi. Um mínimo de animação pode ser sentido só depois da música de número 6, “That's What the Water Made Me”. Mas, assim como sua correlata “Beautiful World”, o que soa aos nossos ouvidos é um pop enfraquecido, pasteurizado, muito mais próximo de qualquer artista do Disney Channel do que da banda que, outrora, nos entregou “It’s My Life” – este sim, um hit pop de responsa, contagiante e envolvente como a boa música pop tem que ser. Nem mesmo uma incursão country como a de “What's Left of Me”, mantendo o mergulho interiorano iniciado em “Lost Highway”, consegue levantar o ouvinte, que chega a última canção, “The Fighter”, quase bocejando.

“What About Now” é um disco achatado, padrão, que segue igualzinho, produzido praticamente no piloto automático, do início ao fim. Não tem auge, não tem ápice. Não tem aquele grande momento, não tem um grande destaque que possa ser pinçado e realçado. Não tem nada. Lá pelo meio da audição, o máximo de empolgação que eles conseguem atingir é com “Army of One”, cuja letra do tipo autoajuda parece feita na medida certa para que a canção possa ser encaixada como música-tema das próximas Olimpíadas ou algo assim. Coloque a música para rolar, feche os olhos, e imagine um clipe de atletas das mais diferentes modalidades em momentos de superação. Vai funcionar que é uma beleza. Mas ainda é pouco, muito pouco.

A palavra mais certeira para descrever “What About Now”, como um todo, é também a mais simples: chato. Total e absolutamente chato.

“E agora?”, pergunta, em tradução livre, o título do novo álbum de estúdio do Bon Jovi, “What About Now”. Este humilde escriba arrisca tentar responder: se continuar seguindo esta pegada, o futuro parece ser nebuloso. Este tipo de música pop, de um romantismo barato embalado por um som frouxo, sem força, tem dezenas de representantes no atual cenário musical, todos bem mais jovens. Se continuar investindo no óbvio, no padrão, no genérico, o máximo que Jon e sua turma vão conseguir é continuar encantando as agora jovens senhoras que os seguem com fidelidade cega, sempre aos gritos de “lindo!”. E é melhor que se deem por satisfeitos.

Line-Up:
Jon Bon Jovi – Vocal
Richie Sambora – Guitarra
Hugh McDonald – Baixo
Tico Torres – Bateria
David Bryan – Teclado

Tracklist:
Because We Can
I'm With You
What About Now
Pictures of You
Amen
That's What the Water Made Me
What's Left of Me
Army of One
Thick as Thieves
Beautiful World
Room at the End of the World
The Fighter

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de What About Now - Bon Jovi

Bon Jovi: um disco feito exclusivamente para o público americano
Bon Jovi: 30 anos de sucesso e lançamento de ótimo disco
Bon Jovi: Em estúdio mostra-se apenas mais uma banda
Bon Jovi: Uma banda de Pop-Rock com passado pesado
Bon Jovi: fãs antigos certamente ficarão desapontados
Bon Jovi: Novo disco não coroa 30 anos de carreira


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Bon Jovi"

Bon Jovi: Fotolivro da turnê "Because We Can"
Bon Jovi: no topo dos que mais faturaram com o rock em 2013
Richie Sambora: cover de "Purple Rain" de Prince
Richie Sambora: "Sem mim, não é o Bon Jovi de verdade"
Richie Sambora: nova banda com a guitarrista australiana Orianthi
Phil Lewis: "Bon Jovi é chaaato", diz em entrevista ao LoKaos
Bon Jovi: os 30 anos do álbum de estreia do grupo
Em 21/01/1984: Bon Jovi lança seu álbum de estreia
Bon Jovi, Aerosmith e Alice Cooper: jam de ano novo no Hawaii
Bon Jovi: o maior fã de todos os tempos
Bon Jovi: semelhanças com faixas do Queen e Bad Company?
Bon Jovi: cantando "Merry Xmas (War is Over)" de John Lennon
Bon Jovi: banda proíbe cover de "Wanted Dead Or Alive"
Richie Sambora: volta ao Bon Jovi "é algo a se pensar"
Bon Jovi: cantora sueca fez plágio de "You Give Love A Bad Name"?

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas