Resenha - Silence - Silence

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Silence - Silence


  | Comentários:

Desde seu surgimento em meados dos anos 80, o chamado metal melódico (caracterizado pelo andamento rápido, vocais agudos e guitarras virtuosas) passou por um período de auge na década de 90, mas as mudanças dentro da cena metal fizeram recentemente o estilo ter espaço reduzido (quem não se lembra das polêmicas declarações de Edu Falashi?). Entretanto, esse segmento do metal continua tendo muitos adeptos, como é o caso dos mineiros da banda SILENCE; que em sua demo auto-intitulada se eles não inventaram a roda, a sabem fazer rolar muito bem.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Surgida em 2006 na cidade de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, o SILENCE lançou sua demo auto-intitulada em 2009, levantando a bandeira do estilo que escolheu se dedicar, o metal melódico, sem pretensões de reinventá-lo, mas com seriedade para se fazer um trabalho de qualidade dentro do gênero. O resultado é um cd muito interessante, que com suas quatro músicas, totalizando 17 minutos e 15 segundos de duração, prende a atenção do ouvinte.

Além das composições, um dos pontos principais da demo é a qualidade de gravação da mesma. Todos os instrumentos estão audiveis e bem mixados. Nesse quesito, o SILENCE poderia ter optado, tranquilamente, por lançar seu trabalho como um E.P. O encarte é xerox colorido e a mídia é cd-r impressa, como as demos comunmente são lançadas.

Imagem

Intereessantemente, o cd tem clima de disco ao vivo. Explico: a abertura com a música "Sea Of Life" é iniciada com os clássicos três toques no prato de condução da bateria, a segunda faixa "Never Surrender" é apresentada com o vocalista Cássio falando "We never retread and never surrender" e o som "To The Throne" tem uma rápida introdução de bateria. Tudo sem perder o pique. Somente a última música "Inferno no Céu" tem uma introdução com sons feitos no estúdio, distoando das demais.

Quanto as músicas, o som do SILENCE nos remete aos bons tempos de grupos como HELLOWEEN, AXXIS, VIPER e demais. A faixa "Sea Of Life" conquistará os fãs de metal melódico com seu andamento rápido, muitos solos dobrados (que não são enjoativos) e os vocais no melhor estilo Michael Kiske. Um diferencial da canção é a presença de 'paradinhas' e 'recomeços', como é tão comum no thrash metal; cortesia da "cozinha" formada por Walber e Tulio. "Never Surrender", apresenta o vocal cantando um tom abaixo, o que funcionou bem com a canção e mantém o clima, em especial pelo grandioso refrão.

A terceira faixa, "To The Throne" apresenta letra baseada no animê Bersek, de que o guitarrista Leandro é fã assumido. Nessa música, não obstante o vocal e os solos de guitarra puxarem para o metal melódico, o andamento é mais de um Heavy Metal acelerado. Na última música, "Inferno no Céu", o SILENCE optou por um andamento mais tradional, na linha MANOWAR, surpreendendo pelas letras em português. Como se sabe, são poucas bandas nesse estilo que cantam em qualquer lingua que não o inglês, como fazem os espanhóis do AVALANCH.

Ainda sobre as letras nessa canção, o ouvinte pode estranhar os constantes erros de português, o que soa estranho. Como uma banda que brasileira que canta direitinho em inglês, vai errar em uma música em português? A explicação é que os erros fazem parte da música, que teve a letra escrita com essa licensa poética por um amigo da banda. O único ponto realmente negativo de "Inferno no Céu" é que no final a música dá uma acelerada pouco antes de terminar, o que é uma pena, pois essa parte de finalização é bem bacana e poderia ter tido uma duração maior (isso faria a alegria dos que gostam de agitar mais freneticamente e abrir rodas em shows).

No mais, o SILENCE apresentou material de excelente qualidade para uma demo, que ainda continua sendo o único material disponível da banda. O grupo, entretanto, continua se apresentando ao vivo e gravando, tanto que outras músicas deles podem ser ouvidas no perfil do SILENCE no myspace. Esperamos que a banda mantenha a qualidade de composição/produção nos próximos lançamentos.

SILENCE

Cassio Rafael - vocal
Leandro - Guitarra
André - Guitarra
Tulio - baixo
Walber - bateria
Deby - tecladista convidada (nos shows, não participou da gravação)

Silence (Demo Cd, 2009)

01 . Sea of Life
02 . Never Surrender
03 . To The Throne
04 . Inferno no Céu

Sites relacionados:

http://www.facebook.com/pages/Banda-Silence/251118004900586...
http://www.myspace.com/silencemetalband
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=861587
http://www.youtube.com/user/SilenceChannel
https://twitter.com/silencemetal
http://silence.conexaovivo.com.br/

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Silence"

Resenha - Soulfly (Carioca Club, São Paulo, 25/08/13)
Silence: demo de competência dentro do metal melódico
The Silence: banda lança seu primeiro videoclipe
The Silence: confira o vídeo clipe de "Green Devil"
The Silence: divulgado teaser de novo vídeo clipe
The Silence: lançado lyric vídeo de "Inception"
The Silence: confira o vídeo clipe de "Broken"
Silence: banda está de volta com dois novos álbuns

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas