Sem dúvida alguma o HELLOWEEN é uma das bandas mais importantes da história do heavy metal, tendo sido precursora de seus subestilos mais importantes: o power metal melódico. A banda, que possui fases bem distintas em sua carreira, embora tenha tido alguns altos e baixos, sempre conseguiu se manter relevante, e chega agora à seu novo disco, "Straight Out of Hell", que acaba de ser lançado no mercado internacional.
Nota: 8 







O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

E isso se deve principalmente à capacidade que a banda teve em criar faixas muito bem construídas, com arranjos elaborados e ótimas melodias, e, principalmente, trazendo diversos novos elementos mais modernos, mas sem fugir de suas raízes, e isso tudo com uma dose extra de peso, assim como ocorreu no disco anterior, o ótimo "Seven Sinners".
Além disso, Andi Deris está cantando como nunca no novo material, conseguindo equilibrar muito bem sua voz, sempre dentro de seus limites e sem exageros, em uma de suas melhores performances com a banda desde que nela ingressou, ainda na década de 90, e soando bem mais agressivo em alguns momentos. Por mais que muitos ainda insistam em compará-lo à Michael Kiske, o fato é que ele tem feito um ótimo trabalho com a banda, tanto nas composições, como nos vocais (a única coisa que não faz muito sentido é a banda continuar incluindo no setlist das turnês faixas antigas compostas para Michael Kiske cantar, com notas vocais muito altas, que não se encaixam em seu estilo de cantar).
Já na faixa de abertura, "Nabataea", temos todos os elementos clássicos do som da banda, ou seja, riffs cavalgados e melodiosos, bateria na velocidade da luz e linhas vocais bem positivas. Mas na seguinte, "World of War", somos pegos de surpresa com um peso pouco comum no som dos alemães, além de um refrão bem grudento e cativante. Sem dúvida uma das melhores canções compostas pela banda em anos!
"Live Now!" também impressiona pelo groove das guitarras, e pelas ótimas melodias, assim como "Far From the Stars", com um refrão bem típico da banda.
Merecem menção ainda a faixa título, que é mais clichê do power metal melódico, mas tem um refrão muito legal; e a pesadíssima e divertida "Asshole", uma das mais modernas e diferentes do material, fugindo dos padrões do estilo.
Além disso, a versão especial do material conta ainda com a "Another Shot of Life" (que já constava do EP "Burning Sun"), e uma excelente versão com teclados Hammond para a faixa "Burning Sun" (em homenagem ao falecido mestre Jon Lord) que, se em sua versão original não possui nada demais (apesar de ser uma boa canção), nesta ficou bem mais interessante justamente pela incursão destes teclados, embora, no geral, siga o padrão da original..
O disco ainda possui seus momentos menos atrativos, como na fraca "Wanna Be God", que já constava do EP "Burning Sun", com uma batida irritante, e que quando parece que vai melhorar, termina;e a balada "Hold Me in Your Arms", uma das músicas mais melosas já compostas pela banda. Mas tais faixas não estragam o resultado geral positivo do disco.
Assim, mais uma vez o Helloween mostra sua força, e mesmo não tendo mais o prestígio do início de sua carreira, ainda é muito relevante, e tem tudo para continuar se mantendo entre as principais do estilo que ajudou a criar. Mesmo que você não curta essa fase mais atual da banda, recomendo que escute o disco, pois certamente terá uma grata surpresa!
Straight Out of Hell - Helloween
(2013 –Importado)
Tracklist
01. Nabataea (7:02)
02. World of War (4:57)
03. Live Now! (3:11)
04. Far from the Stars (4:43)
05. Burning Sun (5:34)
06. Waiting for the Thunder (3:54)
07. Hold Me in Your Arms (5:11)
08. Wanna Be God (2:02)
09. Straight Out of Hell (4:35)
10. Asshole (4:10)
11. Years (4:24)
12. Make Fire Catch the Fly (4:24)
13. Church Breaks Down (6:09)
14. Another Shot Of Life (Bonus Track) (5:16)
15. Burning Sun (Hammond Version) (Bonus Track) (5:33)
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Helloween
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Junior Frascá, casado, é advogado, e estudante. Além disso é guitarrista, compositor e fundador da banda de heavy metal tradicional Mud Lake. É apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash e power metal) desde seus 15 anos, e é grande colecionador de álbuns do estilo. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, e faz parte da equipe da revista digital Hell Divine.
Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.