Resenha - Lights Out - Graveyard

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Lights Out - Graveyard


  | Comentários:

Em 2011, quando os suecos do GRAVEYARD lançaram seu segundo álbum, "Hisingen Blues", público e crítica teceram diversos elogios à banda, como uma das maiores revelações do hard rock "retro" dos últimos tempos. E em 2012, com esse fantástico "Lights Out", os caras reforçam ainda mais essa constatação, lançando um disco brilhante, que consegue superar seu antecessor.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Totalmente voltado à década de 70, esse quarteto traz uma sonoridade pesada e muito cativante, com ótimas influências de blues, classic rock e até de stoner metal, tudo bem dosado e equilibrado, com muita personalidade, sem ficar se prendendo à fórmulas ou tarifando sua sonoridade.

Em relação ao disco anterior, "Lights Out" é bem mais pesado e sombrio, e menos psicodélico, mostrando uma maior maturidade nos arranjos e nas harmonias criadas. Além disso, o excelente trabalho de guitarras contribui muito para o sucesso final do álbum, com um timbre sujo, e provando que nem sempre o excesso de distorção ou efeitos modernos é primordial para se conferir peso e agressividade ao instrumento.

Destaque também para os vocais de Joakim Nilsson, com um timbre muito cativante e variado, esbanjando atitude e sentimento em detrimento de uma técnica mais apurada, e que traz uma charme ainda maior à sonoridade da banda.

Assim, o disco segue com excelentes faixas, sejam as mais agitadas e rápidas, como "The Suits, The Law and The Uniforms" e "Goliath", seja nas mais arrastadas e influenciadas pelo blues, como "Slow Motion Countdown" (esta disparada a melhor do disco, e uma das melhores faixas que ouvi em 2012, com um clima melancólico bem estruturado, e linhas vocais viciantes) e "20/20 (Tunnel Vision). Mas não se engane, pois todas as 9 faixas apresentadas são excelentes, e fazem de "Lights Out" um dos álbuns mais marcantes de 2012.

Infelizmente "Lights Out" ainda não tem previsão de lançamento no mercado nacional, mas eis aqui um disco que vale cada centavo da aquisição. Se você curte o estilo ou apenas procura por boa música, é um disco que você não pode deixar de escutar, de preferência no volume máximo!

Lights Out - Graveyard
(2012 – Nuclear Blast - Importado)

1. An Industry of Murder
2. Slow Motion Countdown
3. Seven Seven
4. The Suits, The Law and The Uniforms
5. Endless Night
6. Hard Times Lovin
7. Goliath
8. Fool in the End
9. 20/20 (Tunnel Vision)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Graveyard"

Graveyard: uma das maiores revelações do Hard Rock "retrô"
Graveyard: vício tira baixista da próxima tour
Graveyard: novas músicas em divertido vídeo interativo
Lista: 10 lançamentos de 2011 que passaram despercebidos
Graveyard: assista o novo videoclipe, 'Goliath'
Graveyard: ouça "Goliath", faixa do novo álbum
Graveyard: veja a capa do álbum "Lights Out"
Graveyard: anunciados detalhes do novo single 'Goliath'
Graveyard: banda sueca divulga título de novo trabalho
Graveyard: Datado sem deixar de lado elementos modernos
Graveyard: Hard influenciado por bandas obscuras dos 70s
Graveyard e Amaranthe: bandas ganham prêmios na Suécia
Graveyard: banda é lançada no Brasil pela Hellion Records
Graveyard: Especialistas em replicar o Heavy Rock clássico
Graveyard: aclamado novo álbum será lançado no Brasil

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e estudante. Além disso é guitarrista, compositor e fundador da banda de heavy metal tradicional Mud Lake. É apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash e power metal) desde seus 15 anos, e é grande colecionador de álbuns do estilo. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, e faz parte da equipe da revista digital Hell Divine.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas