Resenha - 2012 - Dorsal Atlântica

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - 2012 - Dorsal Atlântica


  | Comentários:

É evidente que não preciso narrar a importância da DORSAL ATLÂNTICA para o Heavy metal brasileiro, visto que a história da banda se confunde com o surgimento do underground nacional, além de ter sido um dos principais responsáveis pela união de dois movimentos que não se davam: o punk/hardcore e Metal.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Claramente, foi uma tarefa um pouco árdua dissecar esta nova obra desses cariocas que trouxeram à tona em suas músicas a realidade brasileira, através de letras sobre violência, drogas, sexo comercial e a vida na periferia. Na verdade, essa inquietação com a nossa realidade político-econômica e sociocultural sempre foram uma característica forte das composições de Carlos 'Vândalo' Lopes, que inclusive foi o principal responsável por todo o conteúdo de "2012".

Inicialmente "2012" pode ser um tanto complexo para ser entendido, não por aspectos ruins, mas devido ao fato de que aqui encontramos uma dorsal renovada e não menos dorsal. A precisão com a qual o lado mais Metal da banda foi explorado, sem soar uma simples cópia de si mesma e trazendo algo mais atualizado foi digna de atenção.

A abertura do álbum com os riffs certeiros e afiados da marcante e bem Metal 'Meu filho me vingará' dá uma boa noção do que pode ser encontrado no restante das faixas. Diga-se que o solo da música citada é muito inspirado e cheio da 'classe a lá dorsal'. Em 'Stalingrado' encontra-se outra pedrada não menos inspirada e com um gosto bem característico do Hardcore característico que é um dos elementos que sempre esteve presente no som da banda. O cunho nacionalista de 'A Invasão do Brasil' traz em si além de um peso e agressividade que fazem jus ao seu contexto, uma realidade bem atual que assola nosso país, que é a frequente imigração de povos de várias partes do mundo, de lugares em crises e conflitos, buscando em nossas terras uma forma de fugir, sendo que isto ao mesmo tempo prejudica-nos de várias formas. Certamente, esta é uma das candidatas a clássico aqui.

O punk/hardcore malandro de 'Eu minto, todo mundo mente' é propício para levantar uma boa roda de mosh. A fúria de 'Colonizado/entreguista' mostra mais uma vez a forma como muitos povos, sobretudo o brasileiro, aceita imposições de outras culturas e essas tomarem o que a eles pertencem como seu. As bases mais cadenciadas de 'Corrupto corruptor' e os vocais esganiçados de Carlos nos refrãos fornecem o clima para o bom e velho bate cabeça. A tríade que trata da época cinza da ditadura militar no Brasil constituída por 'Comissão da verdade', 'Operação Brother Sam' e 'Jango Goulart' afirma mais uma vez porque a DORSAL ATLÂNTICA é a banda de Metal mais brasileira de todos os tempos. O destaque dentre as três faixas vai para 'Comissão da verdade' com um refrão e bases que grudam na cabeça. A 'Imortais' é uma excelente homenagem aos fãs da banda que sempre apoiaram a banda e ajudaram a concretizar este lançamento.

Sem sombra de dúvidas a espera de 12 anos de silêncio desde o fim da banda valeram a pena!

Faixas:

1-Meu filho me vingará
2-Stalingrado
3-A invasão do Brasil
4-Eu minto, todo mundo mente
5- Colonizado/entreguista
6-Corrupto corruptor
7-168 BPM
8-Contenda
9-Comissão da verdade
10- Operação Brother Sam
11-Jango Goulart
12-Imortais

http://www.dorsalatlantica.com.br/

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de 2012 - Dorsal Atlântica

Dorsal Atlântica: banda retorna com disco excepcional


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Dorsal Atlântica"

Dorsal Atlântica: assista show de 1994 na íntegra
Dorsal Atlântica: lançado crowdfunding para documentário
Dorsal Atlântica: documentário será lançado em DVD duplo
Dorsal Atlântica: LP Antes do Fim será relançado neste ano.
Dorsal Atlântica: Carlos Lopes dá última entrevista sobre 2012
Dorsal Atlântica: Metal mais brasileiro de todos os tempos
Dorsal Atlântica: banda retorna com disco excepcional
Dorsal Atlântica: abaixo-assinado para tocar no Rock In Rio
Dorsal Atlântica: um dos maiores expoentes do Metal brasileiro
Dorsal Atlântica: banda comenta capa do novo álbum
RF em Debate: recebendo Carlos Vandalo (Dorsal Atlântica)
Dorsal Atlântica: new school x old school
Dorsal Atlântica: ouça música nova no Heavy Nation
Confronto: reveladas novas participações em próximo CD
Dorsal Atlântica: banda escreve sobre gravação do novo CD

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Écio Souza Diniz

Graduado em Ciências Biológicas e pesquisador na área de Ecologia e Evolução vegetal, sempre foi aficionado por leituras sobre o mundo do Rock/Metal. Além do metal, tem como paixões filmes de terror e épicos. Já participou como vocalista de várias bandas de Death/Grind, mas como nenhuma vingou se encontrou melhor em redigir matérias, fundando há alguns anos atrás o Pólvora Zine. Colabora também com vários sites especializados e com a revista Roadie Crew. Suas bandas preferidas são Iron Maiden, Black Sabbath, Dio, Dorsal Atlântica, Candlemass e Sarcófago.

Mais matérias de Écio Souza Diniz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas