Resenha - Majesta Sancta Frigoriis Exterminum - Eutanos

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Majesta Sancta Frigoriis Exterminum - Eutanos


  | Comentários:

A América Latina, como um todo, tem um imenso e forte bojo cultural que nós, os latino-americanos, poucas vezes nos damos conta, e menos ainda valorizamos, sempre com a mentalidade de um povo colonizado e ainda dependente das metrópoles espalhadas pelo mundo. O que é, além de lamentável, uma pena, pois deixamos grandes bandas jogadas de lado em prol de muita coisa 'mais do mesmo' vinda do eixo EUA-Europa. E uma das melhores bandas que ouvimos dessa vasta região em que habitamos é, sem sombra de dúvidas, o insano quinteto de Black Metal EUTANOS, vindo de Quito (Equador) que há poucos dias esteve em terras nacionais divulgando seu trabalho musical, inclusive mostrando o que temos em seu segundo Full Length, o assassinato em massa chamado 'Majesta Sancta Frigoriis Exterminum'.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Primeiramente, a fórmula musical da banda é um Black Metal 'Made in South America', ou seja, está bem distante do que se faz no Brasil, mas próximo ao que vemos das cenas do Equador, Venezuela, Chile e Colômbia. Traduzindo: é algo que embora tenha ligação com o que conhecemos por Black Metal nos moldes já estabelecidos, leva muita influência de Thrash e Death Metal, mais uma forte dose de personalidade regional, e isso tudo sob uma tormenta de agressividade desmedida e brutalidade esmagadora, e isso tudo cantado em espanhol. A banda usa de gritos insanos, urrados e rasgados a extremo se alternando, uma dupla de guitarras excelente tanto nos riffs como nos solos, usando e abusando de técnica e até algumas melodias, base rítmica pesada e bastante arrojada, sabendo usar de velocidade extremada e de outros momentos mais cadenciados, mas sempre com técnica, peso e coesão. Resultado: um absurdamente ótimo, capaz de satisfazer a todo bom fã de música extrema sem ressalvas.

A produção, feita pelo próprio James, vocalista da banda, deixou o trabalho bem brutal e ríspido, com algo de artesanal nela, que, embora soe limpo na medida certa, possui uma agressividade brutal até mesmo na gravação, que está intensa, mas sem ser polida e tornar o trabalho da banda artificial. A parte gráfica do trabalho chama muito a atenção pelo tipo de Digipack usado, na forma de uma folha única de papel-cartão dobrada em três partes, algo que ainda não foi feito em terras brasileiras, contendo letras e tudo mais, fora um trabalho artístico maravilhoso.

E quando o CD começa a tocar, é para tomar cuidado, pois as reclamações de vizinhos com o 'inferno na terra' e parentes com 'as paredes tremendo' serão uma constante.

Musicalmente falando, a banda faz um trabalho de alto nível o tempo todo, mantendo o interesse o ouvinte em cada momento das dez faixas do CD, com destaques para a ótima 'Pecador', que após uma introdução bem sarcástica, se transforma em uma pedrada intensa e bem diversificada, com ótimo trabalho dos vocais e das guitarras; a esporrenta 'Sensaciones Neuromusculoesqueléticas', com o baixo fazendo malabarismos técnicos bem vindos e muito bons, sem deixar de segurar a base rítmica; a abusivamente pesada e rápida 'Cristi ANO', com alguns momentos mais HC e com a bateria se superando na arte de surpreender o ouvinte; 'Drogas Armagedon Sexo y Alkohol', ríspida e bem alternada, mais uma vez com as guitarras mostrando riffs abusivamente nefastos; a explosiva 'Venganza', agressiva e brutal de doer os ouvidos dos não iniciados, especialmente pelos tons de voz alcançados por James; a climática e empolgante 'Maquina de Matanza', com algumas melodias ótimas nas guitarras, especialmente pelos solos com influência de música regional, e sem contar que a bateria com sua diversidade técnica dá um show; e 'Cielo... Infierno', onde os andamentos se alternam entre a velocidade extrema e momentos mais cadenciados. E ainda temos uma faixa escondida, que vale a pena ouvir do início ao fim, podem acreditar.

Bandaça, e quem esteve em seus shows, sabe a força de sua música, e que eles, com um pouco de sorte, irão muito longe.

http://2.bp.blogspot.com/-XzEoRmX5bd0/UNUAmNtUPzI/AAAAAAAAE_...

Majesta Sancta Frigoriis Exterminum - Eutanos
(2011 - Satanica Productions - Importado)

Tracklist:

01. Pecador
02. Sensaciones Neuromusculoesqueléticas
03. Cristi ANO
04. Preludio a la Nemesis Humana (Danza Bajo la Sangre de los que Cuelgan)
05. Drogas Armagedon Sexo y Alkohol
06. Maniaco
07. Venganza
08. Maquina de Matanza
09. Cielo... Infierno
10. Perra Loba Zorra Puta Bastarda Golfa Iglesia Fishfica Creencia

Formação:

James Peterson - Vocais
David Armas - Guitarras
Oycangi Rayosfrio - Guitarras
Efrain Granizo - Baixo
Nicolas Breilh - Bateria

Contatos:

https://www.facebook.com/eutanos
http://www.myspace.com/eutanos
http://soundcloud.com/eutanos
[email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Eutanos"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas