Resenha - Inside My Headache - Yekun

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Inside My Headache - Yekun


  | Comentários:

Recentemente lançado, o EP Inside My Headache é o primeiro registro em estúdio da banda paulista YEKUN. Formado em Setembro de 2011, o grupo tem como proposta uma sonoridade poderosa, que mescla com excelência momentos de brutalidade e introspecção, esbanjando peso e cadência, contando ainda com trechos mais melódicos bem encaixados e solos que saltam aos ouvidos, ao melhor estilo de bandas como LEECHMILK, THE ATTOMIC BITCHWAXX, FU MANCHU e claro, o seminal KYUSS em seus primórdios.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A faixa de abertura, "Around", tem um aspecto enérgico em sua totalidade, calcificada num peso opressor em riffs pujantes, flertando com a psicodelia e a tenacidade do Desert Rock/Stoner. O ouvinte é saudado com uma breve introdução, sutil e etérea, antes de ser atingido pela brutalidade esmagadora do riff principal da faixa, um ode ao trabalho de Josh Homme no KYUSS e do genial Tony Iommi em Master Of Reality, do BLACK SABBATH, com algo da insanidade do Thrash Metal associado a um aspecto condenado, expresso de forma pontual, resultando num estado de transe, conceitualmente lisérgico. Tudo soa coeso, as sessões rítmicas dão ênfase ao trabalho do baixo, que juntamente com as guitarras, cria um ambiente perfeito para a agressão sobrejacente dos vocais de JP Carvalho. A composição ganha força ao longo de seus cinco minutos e além, com bons grooves, solos bem executados e passagens muito inventivas, chegando ao fim da mesma forma que começou.

A faixa-título vem na sequência, com uma introdução de dobrar a mente, preparando o terreno para doses cavalares de peso e versatilidade. "Inside My Headache" não apenas dá continuidade à proposta da composição anterior como a supera. Mais uma vez, a comparação com o KYUSS é inevitável, o grupo parece ter bebido direto da fonte durante a concepção deste material, pois todos os elementos mais frenéticos de Blues For A Red Sun (1992) se fazem presentes em Inside My Headache, ainda que de forma particular à banda, soando efetivamente mais denso, pesado e agressivo. Destaque para o trabalho do baterista Vlad, que esbanja criatividade mesmo em sessões mais repetitivas, fazendo bom uso de todas as peças que dispõe.

A última música do EP, "Psi Etica (Immoleted)", apresenta um direcionamento mais melancólico e soturno, soando arrastada e condenada, embora consiga manter a unidade em relação às demais composições do trabalho. Com tendências atmosféricas, a faixa prossegue criando paisagens sonoras de inquietação e desdém, fugindo um pouco das influências diretas de Kyuss para caminhar por um campo mais alternativo, aos moldes de CULT OF LUNA e CALLISTO. Uma canção poderosa e profunda, mostrando a versatilidade do grupo paulista, fechando o material de estreia com a sensação de que algo ainda maior está por vir.

Inside My Headache é um excelente trabalho, tudo funciona de forma homogênea e pode ser ouvido com clareza. A produção é mais um ponto que merece destaque, favorecendo a banda em todos os aspectos. Não existem pontos negativos com relevância para serem mencionados, todos os méritos ao quarteto paulista e ao trabalho competente de Ciero e do DaTribo Estúdio. A YEKUN é uma grande promessa do cenário nacional e aguardamos o lançamento de um debut álbum, potencializando toda a força e criatividade do grupo. Item indispensável para os fãs de SLEEP, THE ATTOMIC BITCHWAXX, SOLACE, FU MANCHU, CORROSION OF CONFORMITY, ELECTRIC WIZARD e tantas outras que discorrem pelos campos tortuosos do Stoner/Sludge/Desert Rock, segmentos tão pouco difundidos em território nacional.

Inside My Headache (EP) - Novembro 2012
Yekun - Stoner Metal - São Paulo/SP

Line Up
JP Carvalho - Vocais
Vlad - Bateria
Dio - Guitarras
Gerson Camera - Baixo

Gravado no estúdio DaTribo, São Paulo/SP entre Julho e Setembro de 2012
Produzido por Ciero e Yekun; mixado e masterizado por Ciero

Set List
01 - Around - 05:20
02 - Inside My Headache - 03:49
03 - Psi Etica (Immoleted) - 05:53

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Inside My Headache - Yekun

Yekun: uma mistura de diversas influências


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Yekun"

Heavy Metal On Line: Ricardo Batalha, Yekun e Delicta Carnis
Yekun: banda pronta para entrar em pré-produção no Da Tribo
Yekun: compondo sucessor de 'Inside My Headache'
Yekun: desde que surgiu, com a proposta de nadar contra maré
Yekun: resenhas positivas em veículos especializados
Yekun: disponibilizado making of de 'Inside My Headache'
Yekun: uma mistura de diversas influências
Yekun: mescla momentos de brutalidade e introspecção
Yekun: primeiro trabalho do grupo disponível para download
Yekun: gravações de primeiro EP finalizadas
Yekun: Capa, título e tracklist de novo EP são divulgados
Yekun: Banda pronta para entrar no estúdio DaTribo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Erik Castro

Erik Castro, 23 anos, residente em Fortaleza - CE, é professor de Artes Visuais e trabalha paralelamente com design, modelismo e ilustração. Apaixonado por Rock e Heavy Metal, está inserido na cena underground cearense desde 2007 com projetos de direcionamentos variados. Academicamente pesquisa sobre estética, imaginário social e práticas urbanas. Musicalmente, tem maior afeição por Metal Extremo, com ênfase no Doom, Death e Black Metal.

Mais matérias de Erik Castro no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas