Resenha - Splish Splash - Roberto Carlos

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Splish Splash - Roberto Carlos


  | Comentários:

Às vezes fico chateado que as pessoas não reconheçam a importância de Roberto Carlos para o rock nacional. Aliás , fico desapontado quando vejo as pessoas desvalorizarem a música brasileira de um modo geral. Ora, se você for olhar só para música brasileira atualmente, é claro que você só vai enxergar porcaria, mas se olhar para o rock nacional dos anos 60, 70, 80 e até 90, encontrará muita coisa boa.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
ROBERTO CARLOS, não foi o primeiro a gravar rock no Brasil, Celly Campelo já o fazia. Diferentemente de Celly, ROBERTO e Erasmo (nossos Lennon e Mccartney) faziam suas próprias canções, não apenas versões de rocks americanos como fazia Celly.

Bom, vamos ao álbum. Splish Splash (1963), foi, provavelmente, o primeiro disco de rock nacional digno de antologia. Após gravar o decepcionante Louco Por Você (1961, ROBERTO CARLOS decide investir no Rock And Roll. Como a Invasão Britânica, comandada pelos Beatles ,começava a invadir o mundo, ROBERTO queria se tornar o equivalente nacional dos britânicos. Firmou parceria com Erasmo Carlos e gravou o Splish Splash (1963). O disco já abre com uma obra da parceria, "Parei Na Contramão" é um ótimo rockabilly com uma letra tipicamente rock and roll: "Avancei a toda e sem querer avancei o sinal/ O guarda apitou". Depois vem um rock balada com uma pegada tipicamente beatleniana: "Quero Me Casar Contigo". A partir daí as faixas se alternam entre rocks agitados e e rocks mais calmos. Mais ou menos como os Beatles faziam nos seus primeiros álbuns. Vem "Splish Splash", faixa título, uma versão do americano Bob Darin, ótimo rockabilly, seguido por "Só Por Amo" (balada claro) e depois entra "Na Lua Não Há" (letra engraçada). Depois o disco segue alternando entre rocks ortodoxos: "Nunca Mais Te Deixarei", "Professor de Amor" e rocks baladas: "Onde Anda Meu Grande Amor", "Baby Meu Bem". Com esse disco, ROBERTO CARLOS fez um relativo sucesso e deu força para ele seguir adiante, lançando discos cada vez melhores dentro dos anos 60. Mas eles são assuntos para outras resenhas.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Roberto Carlos"

George Harrison e Roberto Carlos: canções em torturas no Chile
Tesouros brasileiros: Roberto Carlos, o rockeiro
Roberto Carlos: primeiro disco de rock nacional
"Splish, Splash" de Bobby Darin, é lançado
Roberto Carlos

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Jonathan Pires Fernandes

Apreciador de boa música seja ela Rock, Blues, MPB, Jazz, Brega e muitos outros gêneros musicais. Afinal "só existem dois tipos de música: A boa e A ruim".

Mais matérias de Jonathan Pires Fernandes no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas