Resenha - School's Out - Alice Cooper

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - School's Out - Alice Cooper


  | Comentários:

O Teatro do Grand Guinol de Paris se tornou um daqueles emblemáticos casos em que o nome se confunde com o próprio conceito: fundado no século dezenove, absorveu o conceito de freak show e do teatro gore: encenações sanguinolentas temperadas com humor negro se tornaram sua grande marca e, seus efeitos, se alastraram pelo show bussiness do século seguinte. Nessa onda, no final dos anos 60, ALICE COOPER, a banda que adotara o pseudônimo do vocalista VICENT FURNIER como nome próprio em 1968 (após se chamarem "The Spiders" e "The Nazz") passou a incorporar, lentamente, a faceta do bizarro (ainda amadoristicamente) em seus shows - momento em que foram contratados pela Straight Records, posteriormente encampada pela Warner – e lançaram dois discos que afundaram feio - "Pretties for You" (1969) e "Easy Action" – no ano seguinte.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Diante da calamitosa situação, o produtor BOB EZRIN foi contratado, naquela que seria a última chance da banda. "Love it To Death" de 1971 foi a tábua de salvação do grupo, edificando de vez sua cênica burlesca e, no mesmo ano, soltou o clássico "Killer". Cristalizados em uma mistura de hard, proto punk, jazz e psicodelia, o grupo alcançou uma identidade autônoma da fórmula blues-rock de seus contemporâneos e, insaciáveis, lançaram em 1972 "School´s Out".

Precedido pelo lançamento do single homônimo, 'School´s Out" foi além no experimentalismo dos registros anteriores, criando uma usina sonora onde o vaudeville, a ópera, FRANK ZAPPA e STOOGES conviviam pacificamente, chutando qualquer tradição hermética para o outro lado. Se a faixa título antecipava a resistência de "Another Brick In The Wall" ao conceito de produção em massa do decrépito sistema escolar (Sem mais lápis\\Sem mais livros\\Sem mais olhares sujos dos professores) em meio a riffs desconcertantes enquanto "Public Animal # 9" vai pela linha de um hard progressivo, ""Grand Finale" e "Blue Turks" eram passeios despretensiosos por um gueto jazzístico de New Orleans, tendo como guia JERRY GARCIA; o acesso "Sgt. Peppers" de "Alma Mater" e a grandiloquência rock-ópera de "My Stars" convivem pacificamente com a mezzo – stoneana, mezzo doideira geral de "Gutter Cats vs. The Jets".

A capa de "School´s" foi idealizada pelo fotógrafo CRAIG BRAUN - que também teve a idéia da "calcinha envólucro" nos lp´s originais - e a mesa que lá aparece está exposta no Hard Rock Café em Berlim. Depois desse disco a banda ainda lançaria o não menos sensacional "Billion Dolar Babies" e, o menos inspirado "Muscle Of Love", ambos de 1973. Logo após, o grupo se desfez e VINCENT ficou, em definitivo, com o nome que lhe fez conhecido no mundo inteiro. O resto é história...

Track list:
1. "School's Out"
2. "Luney Tune"
3. "Gutter Cat Vs. the Jets"
4. "Street Fight"
5. "Blue Turk"
6. "My Stars"
7. "Public Animal #9
8. "Alma Mater"
9. "Grande Finale"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de School's Out - Alice Cooper

Alice Cooper: Rebeldia juvenil e as traquinagens da adolescência


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Alice Cooper"

Alice Copper: 40 anos do primeiro show no Brasil
Rock Meets Classic: vídeo do set completo tocado na Alemanha
Alice Cooper: Um ícone da irreverência e espírito sarcástico
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Alice Cooper: Um dos seus álbuns mais ousados
Alice Cooper: O álbum que retrata a fase dos excessos alcoólicos
Alice Cooper: guitarrista Ryan Roxie comenta tour com Mötley Crue
Alice Cooper: O primeiro álbum ao vivo do cantor
Alice Cooper: com 66 anos, ele afirma que não vai se aposentar
Gibson Guitartown: esculturas de guitarras em leilão beneficente
Alice Cooper: O segundo álbum da trilogia autobiográfica
Alice Cooper: divulgado trailer de seu documentário
Alice Cooper: assista trailer do novo documentário
Alice Cooper: Descendo ao inferno com o "Goes To Hell"
Slash, Vince Neil e Alice Cooper: show beneficente em Las vegas

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas