WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Van Halen II - Van Halen

Em 1972, a banda GENESIS, seguindo a risca a máxima "é um longo caminho para o topo", ainda engatinhava nos corredores nada iluminados do rock n´roll. Endividada e sem uma perspectiva clara quanto ao futuro, concordou em usar uma tática radical para economizar a grana que gastavam para alugar o equipamento de som: mesmo tendo sido reprovado em uma audição anterior, o dono dos amplificadores, DAVID LEE ROTH, foi alçado ao posto de frontman dos californianos de Pasadena.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Anos antes de serem descobertos pro GENE SIMMONS nos bares da Sunset Strip, muita água rolou embaixo da ponte do VAN HALEN: além de GENESIS (nome que só foi trocado quando EDDIE se deu conta da coincidência inevitável), a banda já havia sido batizada de THE TROJAN RUBBER COMPANY, THE BROKEN COMBS, RAT SALAD, e MAMOOTH – o último antes da adoção do patronímico dos irmãos holandeses, EDDIE e ALEX. Junto ao substituto do baixista MARK STONE - o admirador de Jack Daniel´s MICHAEL ANTHONY- o VAN HALEN gravou, com esta formação, seis discos, e implantou o chip do que seria o hard rock da década seguinte.

Se em "Fair Warning"(1981) a banda adentrou ao experimentalismo e em "1984"(1984) se consolidou para a geração MTV, foram os três primeiros registros- "Van Halen I"(1978), "Van Halen II"( 1979) e "Women adn Children First" (1980) - que colocaram a guitarra "alien" de EDDIE e o vedetismo de DAVE a toda prova. Essa que, possivelmente, foi uma das melhores sequências iniciais da música, colocou o pensamento geométrico de ALLAN HOLDSWORTH ( "Ice Cream man"), a erupção vulcânica hard ( "And The Cradle Will Rock) e o pop fundido à roupagem rock n´roll ("Dance The Night Away") no mesmo balaio, dando alicerce a uma carreira que já chega a quarenta anos.

Muito além de ser uma continuação do primeiro registro, "Van Halen II" teve grande parte de suas faixas compostas nos anos anteriores - o que, mesmo assim, transparece em um disco, se não tão clássico, mais eclético do que o debut: o cover de "You´re no Good" de CLINT BALLARD Jr., feita em cima de uma escala cromática menor, ganhou uma roupagem assentada na expressão da guitarra fuzilante de EDDIE, enquanto "Spanish Fly" mostra que o guitarrista não se escondia atrás de distorção ou efeitos de phaser: executada em tapping ao violão, é uma quase homenagem a outros ídolos do guitarrista como TÁREGA e PACO DE LUCIA ; se "Bottoms Up" começa com uma citação meio bluesy e "descamba" para uma versão hard do ZZ TOP, "Outta Love Again" tem um dos vocais mais legais de ROTH no disco - uma quebradeira rítmica total, pela qual a voz do DIAMOND caminha em alto nível.

A dobradinha "Light Up In The Sky"\\ "Somebody Get me a Doctor" trazem a melhor linhagem de "Atomic Punk": pancadeiras e, inevitavelmente nos fazem pensar o que seria de discos como "Too Fast For Love" ou "Shout at The Devil" sem a existência de registro como esse. Ainda na orientação mais festeira da banda, a já citada "Dance The Night Away" faz uma parceira de prima com "Beautiful Girls"- tema "mor" na discografia primitiva dos caras. Nunca escutou o disco ? Fala sério....

TRACK LIST:

1. "You're No Good"
2. "Dance the Night Away"
3. "Somebody Get Me a Doctor"
4. "Bottoms Up!"
5. "Outta Love Again"
6. "Light Up the Sky"
7. "Spanish Fly" (Instrumental)
8. "D.O.A."
9. "Women In Love"
10. "Beautiful Girls"

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Van Halen

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Pink Floyd - Perguntas e RespostasPink Floyd
Perguntas e respostas e curiosidades diversas
Krisiun: "Edu Falaschi não viveu o underground"Krisiun
"Edu Falaschi não viveu o underground"
Briga de João Gordo e Dado Dolabella cai na redeJoão Gordo
Vídeo da briga com Dado Dolabella cai na rede