Resenha - Down IV Part I; The Purple - Down

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Down IV Part I; The Purple - Down


  | Comentários:

Depois do anúncio, por parte de Phil Anselmo, de que o DOWN não lançaria de cara um disco novo, mas sim uma série de quatro EPs, os fãs da banda ficaram ansiosos, tendo em vista que há cinco anos a banda não soltava um novo registro de estúdio. Assim, chega ao mercado, cercado de expectativas, essa primeira parte da obra, "The Purple", que sem dúvida nenhuma é um dos melhores lançamentos da banda até o momento.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Tudo bem, são apenas 6 músicas apresentadas, mas a qualidade aqui é tão sobressalente, que não há como não se empolgar com o material, em seus quase 35 minutos de duração. As faixas são densas, pesadas, repletas de climas assustadores e agressivos, naquela mistura característica da banda entre doom, stoner e sludge metal, tudo com uma competência de tirar o chapéu, e de forma ainda mais refinada.

Pepper Keenan (Corrosion of Confirmity) e Kirk Windstein (Crowbar) dão uma verdadeira aula de riffs precisos e pegajosos, esbanjando bom gosto a cada entonação, mostrando-se cada vez mais entrosados. Por sua vez, o novo baixista Pat Brudners (Crowbar) – que substituiu Rex Brown, que deixou a banda em 2011 – também faz um trabalho muito consistente, com ótimas passagens, formando uma ótima cozinha, ao lado do sempre competente Jimmy Bower (Eyehategod). Phil Anselmo também dá um show a parte, sendo, como sempre, um dos grandes destaques do material.

Todas as seis faixas apresentadas são muito boas, seja nos momentos mais diretos, como em "Witchtripper" (que já nasce com cara de clássica), nos mais arrastados, como em "Levitation", "Open Coffins" (uma das melhores do material) e "This Work Is Timeless", ou no encerramento épico com "Misfotune Teller", com seus quase 10 minutos, que passam voando, tendo em vista a qualidade que nos é apresentada.

A produção, como não poderia deixar de ser, é sujíssima, e realça ainda mais a destruição sonora que nos é apresentada pelo quinteto. Destaque também para a bela arte gráfica, inclusive na bela versão digipack.

Ao final, fica aquele gostinho de quero mais, sendo este o único detalhe que "desabona" o material. Agora é aguardar ansiosamente pelas três partes restantes da obra, pois, se depender da qualidade apresentada nesta primeira, sem dúvida nenhum fã se decepcionará. Obrigatório.

Down IV – Part I – The Purple - Down
(2012 – Down Records - Importado)

Track List:

1. Levitation
2. Witchtripper
3. Open Coffins
4. The Curse Is a Lie
5. This Work Is Timeless
6. Misfortune Teller

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Down"

Down: ouça a nova faixa "We Knew Him Well"
Down e Living Colour: jam em homenagem a James Brown em Melbourne
Down: informações sobre o novo EP "IV - Part Two"
Down: vídeos de show no Soundwave Festival
Down: filmagens da apresentação no Soundwave Tour de Sydney
Phil Anselmo: nova edição do Housecore Horror Film & Metal
Pantera: Vinnie Paul fala sobre o fim da banda à Metal Hammer
Phil Anselmo: filmagens da apresentação em Albuquerque
Pantera: Anselmo mostra a cobra na capa da Metal Hammer
Phil Anselmo: em vídeo, falando de sua admiração pelos Smiths
Phil Anselmo: Down, Illegals e vindouras turnês
Phil Anselmo and The Illegals: video promocional de nova turnê
Cozinhando Com Phil Anselmo: assista ao segundo episódio
Phil Anselmo: Hanneman era um monstro e vamos sentir sua falta
Down: novo EP já está finalizado e deve sair no começo do ano

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e estudante. Além disso é guitarrista, compositor e fundador da banda de heavy metal tradicional Mud Lake. É apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash e power metal) desde seus 15 anos, e é grande colecionador de álbuns do estilo. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, e faz parte da equipe da revista digital Hell Divine.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas